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Criar e trabalhar com jogos para a criação de consciência fonológica

 

11/08/2016

Autor y Coautor(es)
ANDERSON LUIZ CHIPAK
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RUA OLIVIO TOZZO - PR ESCOLA CIRANDA DO SABER

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar jogos na internet envolvendo a leitura e escrita;
  • Conhecer as letras do alfabeto;
  • Compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras;
  • Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das palavras;
  • Comparar as palavras quanto às semelhanças e diferenças sonoras;
  • Identificar a sílaba como unidade fonológica;
  • Desenvolver correspondência grafofônica;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar as ferramentas -  KWord,  TuxPaint  e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de nov. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013.

 

Informações ao professor:

Professor, os jogos se constituem em recursos didáticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfabética) de extrema relevância, já que o “brincar com a língua” faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde a mais tenra idade. Os jogos são poderosos aliados no processo de alfabetização para possibilitar que os alunos reflitam sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.

Somado a isso sabemos que o uso de diferentes tecnologias, como o computador, por exemplo, enriquecem o processo de ensino e de aprendizagem, tornando-o mais prazeroso, atrativo e por sua vez, significativo.

Nesse sentido, propomos na aula a seguir, a utilização de jogos online e atividades que irão favorecer a reflexão fonológica no processo de alfabetização pelos alunos. Contudo, faz-se necessário compreender que a consciência fonológica não se restringe à noção de consciência fonêmica, mas de um olhar amplo que diz respeito à “reflexão consciente sobre a linguagem, envolvendo palavras, partes das palavras, sentenças, características e finalidades dos textos, bem como as intenções dos que estão se comunicando oralmente ou por escrito. Quando reflete sobre os segmentos das palavras, a pessoa está pondo em ação a consciência fonológica”.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 21.

 

1ª Atividade – aproximadamente 90 minutos.

Sensibilizando – Contação de história

Professor, estamos inseridos em um mundo letrado. Dessa maneira, desde muito cedo as crianças convivem com diferentes portadores de texto, vivenciam inúmeras situações nas quais se arriscam em suas hipóteses sobre o sistema de leitura e escrita. Assim, para iniciar essa aula, nossa proposta é que realize com seus alunos uma contação de história abordando o alfabeto, as letras e seus sons.

Nessa perspectiva, nossa proposta é que você trabalhe com seus alunos a história “O aniversário do Seu Alfabeto” do autor Amir Piedade, Editora Cortez.  O livro aborda as letras do alfabeto de forma lúdica e divertida. Comemora-se o aniversário do Seu Alfabeto e cada convidado leva para ele um presente que representa a sua letra. No decorrer da festa há muita confusão e, de forma lúdica, aprende-se sobre regras gramaticais e de convivência. A obra estimula a reflexão sobre a língua e a criatividade.

Explore a capa do livro. Questione os alunos sobre os possíveis assuntos abordados no livro.

 

Veja a capa do livro abaixo:

sr

 

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.cortezeditora.com.br/DetalheProduto.aspx?ProdutoId=%7B10245AB0-D7B3-E011-955F-842B2B1656E4%7D>. Acesso em: 05 de nov. 2013.

Outras possibilidades...

Realize o aniversário do Seu Alfabeto com as crianças, e solicite que cada uma traga um presente iniciado com a letra do seu nome, por exemplo: Alex – anel.

Para tanto, você poderá confeccionar um convite com seus alunos, aproveitando esse momento para abordar as características desse gênero textual.

Depois de realizar a contação de história você também poderá propor algumas atividades. Veja algumas sugestões:

1)      Utilizando o alfabeto móvel, forme o nome dos presentes que cada letra trouxe para o seu alfabeto.

2)      Em seguida escreva cada palavra em seu caderno de Língua Portuguesa.

3)      Conte quantas letras tem cada palavra que você escreveu.

4)      Ilustre a atividade.

 

Importante: realize a reescrita com seus alunos, esse processo é muito importante para que eles reflitam sobre a consciência fonológica e também avancem em suas hipóteses de escrita.

Se sua escola participa do Projeto UCA, seus alunos poderão utilizar os laptops para realizar essa atividade. Para tanto, oriente-os a criarem uma tabela utilizando o programa  KWord ( Metasys> Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Eles deverão digitar as palavras utilizando os laptops. Veja um exemplo abaixo:

Realize a correção com seus alunos. Vocês poderão imprimir a atividade e colar no caderno de Língua Portuguesa.

 

2ª Atividade – aproximadamente 90 minutos.

Vamos jogar?

Explore os jogos abordando o desenvolvimento da consciência fonológica com seus alunos na internet. Você poderá utilizar os jogos com seus alunos em várias aulas, dessa forma o trabalho se dará de forma mais efetiva.

Para isso, você poderá utilizar o Laboratório de Informática de sua escola. Outra possibilidade é solicitar como “Atividade de casa” que eles brinquem com os jogos com seus pais em casa utilizando a internet, mas veja se todos possuem esse recurso primeiramente.

Caso eles possuam os laptops do Projeto UCA, eles poderão acessar os jogos utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).

Observação: nos laptops do Projeto UCA encontram-se disponíveis diversos jogos abordando letras, escrita de palavras, dentre outros, nesse sentido se sua escola possui esse recurso não deixe de explorá-lo com seus alunos. Para isso deverão acessar o TuxTyping (Aplicativos > Edusys > Ferramentas de aprendizagem > Digitação para crianças >TuxTyping > Cascata de peixes).

A seguir iremos sugerir alguns sítios de jogos que abordam a consciência fonológica de forma lúdica e divertida, como opções para você trabalhar com a sua turma:

1)  Ludo educativo:esse jogo possui vários níveis de aprofundamento (1 ao 5). Nele o aluno escolhe um carro e inicia uma corrida na qual ele avança conforme supera os desafios estipulados, como por exemplo: identificar letra inicial do nome de imagens, ligar palavras que se iniciam com a mesma letra ou sílaba, ordenar as sílabas para formar o nome da imagem que aparece, dentre outras.

 

slud 2

Fonte: Sítio: “Ludo primeiros passos”. Disponível em: <http://www.ludoeducajogos.com.br/jogos/ludoprimeirospassos/>. Acesso em: 08 de nov.  2013.

 

2)  Letra inicial e final:

Nos jogos a seguir os alunos têm a possibilidade de refletir sobre a relação grafofônica das palavras, tendo de identificar a letra inicial e final para formar a palavra.

 

fjogo 2

Fonte: Sítio: “Jogos da escola – completar letra inicial”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/atividades-portugues/305-completar-letra-inicial>. Acesso em: 08 de nov. 2013.

 

complcompl 2

Fonte: Sítio: “Jogos da escola – completar palavras”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/atividades/atividades_portugues/completar_palavras_14.html>. Acesso em: 08 de nov. 2013.

 

3)  Forca: O jogo da forca possibilita aos alunos o desafio de formar palavras combinando sílabas e letras. Dessa forma eles devem se perguntar qual parte falta para formar determinada palavra.

forca

Fonte: Sítio:“Educa Jogos – Forca”. Disponível em: <http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/alfabetizacao/jogo-da-forca/>. Acesso em: 08 de nov. 2013.

 

4)  Hipóteses de escrita:

Nesse jogo o aluno poderá escolher elementos como: animais; brinquedos; frutas ou alimentos. Em seguida, irão aparecer imagens relacionadas a esses elementos e eles deverão digitar abaixo sua hipótese de escrita sobre a palavra. Nesse jogo é muito importante que o professor medie nos casos em que a escrita do aluno ainda não seja de forma convencional, para que possa possibilitar ao aluno a reflexão sobre a língua. Como por exemplo: se para a imagem gato o aluno escrever: AO,o professor poderá intervir solicitando que o aluno leia o que escreveu, veja se faltou alguma letra, questionando, por exemplo:

·         Quais letras eu utilizo para forma o som de “GA”? Se eu colocar o A sozinho que som faz? Então qual letra está faltando para formar a sílaba GA?

 

tentatica

Fonte: Sítio: “Educa Jogos – nome imagem”. Disponível em: <http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/alfabetizacao/nome-imagem/>. Acesso em: 08 de nov. 2013.

 

Outra opção é o jogo fórmula ditado, o aluno deve clicar para ouvir a palavra e em seguida digitá-la de acordo com sua hipótese de escrita. Se a escrita estiver de forma convencional o aluno avança na corrida.

formula

 

Fonte: “Blog Professora Carol – jogo fórmula ditado”. Disponível em: <http://www.professoracarol.com/JogosSWF/2ano/portugues/formula_ditado.swf>. Acesso em: 08 de nov. 2013.

 

5)  Manda letras: nesse jogo o aluno deve arrastar o menino por meio do mouse do computador e clicar na letra que falta para formar a palavra. Esse jogo além de trabalhar a leitura e escrita, ainda aborda o uso do computador e do mouse de modo a aguçar a percepção do aluno.

 

manda letras

Fonte: Sítio: “Ludo educa jogos”. Disponível em: <http://www.ludoeducajogos.com.br/site/jogos/manda-letra>. Acesso em: 08 de nov. 2013.

 

6)  Salada de letras: nesse jogo o aluno deve desembaraçar as letras e ordená-las para formar a palavra. Com ele o aluno poderá perceber que a ordem das letras nas palavras altera o sentido da mesma.

 

salada

Fonte: Sítio: “Jogos da escola – salada de letras”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/278-salada-de-letras>. Acesso em: 08 de nov. 2013.

 

7)  Sílabas que faltam:

Esse jogo favorecerá a compreensão de sílabas pelos alunos, perceber sua ordem na palavra, quantas sílabas têm cada palavra, dentre outras questões.

sílabas

 

Fonte: Sítio: “Jogos da escola – atividades completar palavras”. Disponível em:<http://www.jogosdaescola.com.br/play/atividades/atividades_portugues/completar_silabas_04.html>. Acesso em: 08 de nov. 2013.

 

8)  Cruzadinhas: essas atividades permitem aos alunos testar seus conhecimentos e suas hipóteses de escrita, já que se eles escreverem de forma não convencional, o jogo irá acusar e ele deverá realizar uma nova tentativa até acertar. Nesse caso o aluno deve se perguntar: “Que letra falta para completar a palavra”.

cruza

 

Fonte: Sítio: “Jogos da escola – cruzadinhas”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/cruzadinhas>. Acesso em: 08 de nov. 2013.

 

cruzadinha

 

Fonte: Sítio: “Jogos da escola – cruzadinhas”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/cruzadinhas/227-cruzadinha-dos-animais>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

 

Seguem algumas sugestões de atividades que você poderá realizar nos cadernos dos alunos para abordar correspondências som-grafia, o que possibilita ao aluno a reflexão sobre as unidades sonoras para formar outras palavras. Veja alguns exemplos:

 

1)        Encontre uma palavra dentro da outra e circule-a. Em seguida, escreva a palavra encontrada.

Macaco ______________________________________

Esmola ______________________________________

Camaleão ____________________________________

Escola _______________________________________

 

2)         Mude a primeira letra e forme outras palavras:

B

A

R

R

O

 

A

R

R

O

 

A

R

R

O

 

C

Ã

O

 

Ã

O

 

Ã

O

3) Mude as sílabas de lugar e forme novas palavras:

LAGO ____________________________

BOLO ____________________________

CAMA ____________________________

COCA _____________________________

PATO _____________________________

4)  Acrescente a letra R nas palavras a seguir e veja quais palavras formará:

PATA _____________________

PEGO _____________________

CAVO _____________________

BOA ______________________

TAÇA _____________________

 

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Oficina de jogos - brincando com a família

Oriente os alunos a convidarem os pais ou um familiar para participar de uma oficina de jogos na escola. Para tanto, o aluno deverá construir junto à família, um jogo abordando o desenvolvimento da consciência fonológica.

Professor, elabore o bilhete coletivamente. Aproveite para explorar este gênero textual que faz parte do cotidiano dos alunos.  Questione-os:

 

·         Para quem nós vamos escrever?

·         Para que?

·         O que vamos escrever?

 

Veja um exemplo de bilhete:

 

Oficina de jogos

 

Uberlândia, 10 de novembro de 2013.

 

Senhores pais e/ou outro responsável,

 

Durante essa semana abordamos em sala de aula jogos online explorando o desenvolvimento no processo de alfabetização. Para tanto, abordamos nos jogos os sons das letras, sílabas, a variação de palavras, dentre outras questões.

A atividade de casa de hoje é que você construa juntamente à sua criança, a partir do tema _________________, explorando o desenvolvimento da consciência fonológica. Segue também uma folha de papel para que vocês registrem alguns dados do jogo como: nome, quem construiu, materiais necessários, como fazer, regras, dentre outros.

Gostaríamos de convidá-los também para participar de uma oficina de jogos, que será realizada no dia ____________________, na sala de aula às ______________horas. Na oficina os pais e /ou familiares virão com seus filhos para apresentar o jogo construído e ensinar ao restante da turma como confeccionar e jogar.

Contamos com a sua participação, para isso preencha abaixo para sabermos se você poderá participar:

 

(   ) Irei participar

 

(   ) Não poderei participar

 

Assinatura: _________________________________________________________

 

Atenciosamente, professora Laís de Castro

 

Uma sugestão interessante é levar em uma “Caixa surpresa” temas para sortear com seus alunos, a partir dos quais eles deverão elaborar os jogos, como por exemplo: brinquedos, animais, objetos escolares, dentre outros. Após esse momento eles deverão comparecer na escola no dia combinado para ensinar as outras crianças da turma à construírem o jogo e instruí-las de como jogar. Eles poderão criar um cartaz com as instruções. Aproveite esse momento para abordar as características desse gênero textual (Texto Instrucional). Veja abaixo um exemplo de modelo que você poderá disponibilizar para a família:

regras

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Anteriormente à oficina, envie um bilhete para as famílias informando: dia, local e horário no qual ela irá acontecer e confirme a presença com os familiares.

No dia da oficina, organize a sala de aula de forma que cada aluno juntamente ao seu familiar possa apresentar o jogo construído e ensinar à turma a confeccioná-lo e a jogar.

Caso seja necessário, realize a oficina em mais de um dia para viabilizar a participação de todas as famílias dos alunos.

Filme esse momento e fotografe para socializar com o restante da escola. Para tanto, eles poderão utilizar a Webcam, localizada na área de trabalho de seus laptops do Projeto UCA, ou então utilizar a máquina fotográfica comum.

Uma sugestão interessante é produzir a filmagem para que seus alunos enviem via e-mail para colegas de outras turmas e até mesmo de outras escolas socializando esse momento.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Construindo um blog! “É jogando que se aprende...”

Que tal criar um Blog da turma socializando jogos construídos pelos alunos e seus familiares abordando o trabalho com a consciência fonológica no processo de alfabetização? Proponha para seus alunos que construam um Blog no qual eles possam postar jogos que construíram com seus familiares bem como os jogos online que eles exploraram na sala de aula. Eles também poderão postar instruções de como jogar e fotos dos jogos, momentos do jogo e da oficina com os familiares.

Outra opção seria pesquisar jogos novos para postar no Blog.

Decida com a turma o período de atualização de informações no Blog.

Seguem sugestões de alguns sítios que ensinam como construir um Blog:

Duração das atividades
16 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar as ferramentas -  KWord,  TuxPaint  e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de nov. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013.

Recursos Complementares

Texto: "A influência da informática”, sítio: Canal do Educador, Brasil Escola. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/influencia-informatica-desenvolvimento-infantil.htm>. Acesso em: 11 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: realizaram jogos na internet envolvendo a leitura e escrita; conheceram as letras do alfabeto; compreenderam que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras; desenvolveram a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das palavras; se compararam as palavras quanto às semelhanças e diferenças sonoras; se identificaram a sílaba como unidade fonológica; se desenvolveram correspondência grafofônica e se utilizaram os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Abaixo sugerimos também um quadro de registro para cada aluno, como recurso de acompanhamento dos avanços dos mesmos em relação à análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar em atividades interventivas para que eles aprendam de forma efetiva.

 

O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.

 Escola: ______________________________________________________________

 Aluno: _______________________________________________________________

Análise Linguística: apropriação do Sistema de escrita Alfabética

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Escreve o próprio nome.

 

 

 

 

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

 

 

 

 

Diferencia letras de números e outros símbolos.

 

 

 

 

Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

 

 

 

 

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.

 

 

 

 

Compreende que palavras compartilham certas letras.

 

 

 

 

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.

 

 

 

 

Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

 

 

 

 

Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.

 

 

 

 

Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições.

 

 

 

 

Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.

 

 

 

 

Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

 

 

 

 

            Legenda:  (S) Sim;            (P) Parcialmente;               (N) Não

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.

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