Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ONDE EU ENCONTRO ESSA PALAVRA?

 

10/08/2016

Autor y Coautor(es)
SOLIMAR FERREIRA
imagem do usuário

PALMAS - TO INSTITUTO DE ENSINO DOM BOSCO DO TOCANTINS LTDA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula o professor identificará:

a) Se a compreensão sequencial das consoantes e vogais para encontrar vocábulos no dicionário está satisfatória para idade e maturidade do estudante.

b) A performance interpretativa do(a) aluno(a) para a escolha do significado ideal dentro do contexto onde a palavra pesquisada está inserida.

c) A auto-avaliação do(a) aluno(a) sobre sua aprendizagem demonstrando por si mesmo a confiança em usar o dicionário como instrumento de aprendizagem.

Duração das atividades
Serão necessárias duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que o trabalho seja bem desenvolvido, o aluno deverá reconhecer as vogais, diferenciá-las plenamente das consoantes e principalmente identificar as sílabas simples para poder atingir a meta de reconhecer a ordem das palavras dispostas no dicionário.

Estratégias e recursos da aula

Para que os alunos atinjam os objetivos o professor deverá apresentar o tema, colocando de imediato a problematização, inclusive com enfoque futuro para que o aluno entenda desde o início que o trabalho que ele desenvolver durante a aula irá refletir em seu futuro, para tal o professor deverá:

Primeira aula

1-  Se possível o professor deve organizar a turma em círculo para anunciar o problema: "Alguém aqui já leu um livro e encontrou algumas palavras que você não sabia o significado?" 

2- Explorar o tema: - E o que você fez? Pergunte para um e outro, até que as respostas comecem a ficar repetidas e copiadas, esse é o momento em que você deve prosseguir para o próximo passo.

3- Motivar as trocas: - Nos primeiros meses do 6º ano, o (a) aluno(a) gosta muito de interagir, de se manisfestar, tente ouvir o maior número de alunos e alunas possível para que nenhum sinta exclusão. Em seguida, repita o alfabeto por 3 (três) vezes em rotatividade, ou seja, cada aluno deverá dizer uma letra do alfabeto ininterruptamente, aquele que errar deverá permanecer de cabeça baixa. Falar e ouvir desenvolve a memorização.

4- Coloque na lousa as seguintes palavras em ordem aleatória: abacaxi, anaconda, azedo, casa, cozimento, cumprimento, faca,  fissura, fome, papel, porta, puxar, zebra. Sugerimos que as palavras estejam impressas em papel de gramatura firme, tamanho 18 a 24, ou grudadas em EVA. Em seguida, faça uma tabela, ordenando do 1º até o número de palavras que o professor sentir sejam suficientes para o alcance do objetivo. Peça que os alunos copiem as palavras em ordem alfabética.

5- Escolher alguns alunos para lerem suas palavras (escolha prefencialmente aqueles que não participaram da etapa anterior). Após a leitura seguir o próximo passo: Era uma vez um professor que queria saber muito, mas, veio do mundo do Esqueci de Tudo... como você explicaria o significado de porta para ele? Pedir que os alunos votem a melhor definição.

6- Agora precisamos confirmar se o significado de porta está correto mesmo, para isso, existe um livro especial onde encontramos o significado de muitas palavras, eu tenho uma amiga a Jéssica Leite, ela quem me apresentou esse livro, vocês a conhecem? Mostrar o vídeo: Aprenda a usar o Dicionário! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dDtJQulK8J4

7- Bem, vou escrever algumas frases e vocês vão escolher qual o significado adequado para as palavras que estão sublinhadas:

a) "Mamãe disse que o Senhor Manoel da padaria cumprimenta as pessoas muito mal!"

b) "Que suco azedo, Josefa!"

c) O combate à fome é assunto mundial!

d) Vixi! Deu zebra no computador!

Segunda Aula

Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos, para que o objetivo seja alcançado de forma satisfatória, os grupos deverão atingir o número máximo de 5 grupos de 7 alunos, já que a numeração par nem sempre é possível. Distribua os exercícios a seguir em folhas avulsas, cada exercício em uma folha separadamente, é uma oportunidade de avaliar as habilidades interpretativas. O total de três exercícios para cada grupo será suficiente. Dê meia hora para que os alunos respondam, permaneça visitando os grupos para que a tarefa seja executada de maneira harmônica, é oportunidade de integração, cooperação e o professor deve direcionar os alunos neste sentido. Dentro dos 20 minutos restantes o professor deverá pedir que os alunos apresentem suas respostas para a turma.

Os exercícios a seguir foram retirados do blog: Língua Portuguesa - SMEd Santo Ângelo http://lpsmedsantoangelo.blogspot.com.br/2014/07/atividades-com-dicionario.html

ATIVIDADE 1

1) Observe as listas de palavras e pinte, em cada lista, a palavra que aparece primeiro no dicionário.
 
1
peixe
peixaria
peixeiro
2
casa
casal
casamento
3
nadar
nado
nadadeira
4
rosa
roseira
rosa-dos-ventos
5
carta
cartão
Cartaz
6
provavelmente
provável
prova
7
regra
régua
regular
8
caráter
característica
caracteres
9
coisa
cousa
Causa
10
botica
butique
bodega
 
2) As palavras abaixo aparecem como verbetes em seu dicionário? Se não aparecem, como você pode encontrá-las?
1
felicíssimo
 
2
explorável
 
3
cabeção
 
4
dramaticamente
 
5
escutou
 
 
3) Leia o seguinte verbete de dicionário:
Cadeia [Do lat. Catena]  S.f. 1. Corrente de anéis ou de elos de metal; grilhagem, grilhão.  2.V. grilhão (3). 3. Casa de detenção. [Sin., nesta acepç. (alguns pop. Ou de gír.): buque, calabouço, cana, cárcere, catita, cubículo, dita, gaiola, grades, jejé, pote, presídio, prisão, xadrez, xilindró.]  4.Cativeiro, escravidão, sujeição.  5. Conjunto de fatos ou fenômenos que ocorrem sucessivamente: uma  cadeia de explosões.  6.Série ininterrupta de objetivos semelhantes.  7.Conjunto de lojas ou estabelecimentos pertencentes a uma mesma firma:  cadeia de supermercados.  8.Rede de emissoras de rádio e/ou televisão que difundem o mesmo programa.  9. Álg. Mod. Conjunto linearmente ordenado.  10. Arquit. Pilastra para reforçar paredes, empregada, em geral, na sustentação das vigias dos sobrados.
CADEIA. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.  Novo dicionário Aurélio de Língua Portuguesa.
 
a) Qual a entrada desse verbete?
______________________________________________________________
b) Quantas acepções o vocábulo “cadeia” tem nesse verbete?
______________________________________________________________
c) O verbete traz outros elementos, além das acepções da palavra.
Reúna-se com um colega e, em dupla, tente descobrir que outras informações aparecem nesse verbete e anote-as nas linhas abaixo:
______________________________________________________________
 
4) Mafalda está às voltas com um dicionário! Leia a tira:
http://www.revistameubairro.com.br/educacional/portugues/2013/HERICO/mafalda.jpg
 
1) Por que Mafalda jogou o dicionário na lixeira?
 
____________________________________________________________________________________________________________________________________
 
2) O que significa o ponto de interrogação no último quadrinho?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
 
3) Que fala poderia substituir o ponto de interrogação nesse caso?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
 
4) Na tira, está reproduzido um verbete de dicionário. Copie o trecho em que ele aparece:
_________________________________________________________________________________________________________________________
 
5) Chamamos de verbete o conjunto das acepções e exemplos referentes a um vocábulo na organização de um glossário, dicionário ou enciclopédia. Da reprodução do verbete presente na tirinha, indique:
a) o origem da palavra sopa: _____________________________________________
b) o seu significado: __________________________________________________
 
6) Procure a palavra “sopa” no dicionário e registre os sentidos diferentes que aparecem numerados:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
7)  Acepção é o nome dado aos diferentes sentidos em que se emprega um termo. Como você percebeu, o vocábulo “sopa” não tem apenas uma acepção. Identifique os diferentes sentidos da palavra “sopa” nesta frase:
Para Mafalda, tomar  sopa não é  sopa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
 
8) Marque um X diante da oração em que a palavra “sopa” foi usada no mesmo sentido do apresentado na tira de Mafalda:
(   ) Vai ser sopa fazer esse trabalho!
(   ) A sopa está muito quente!
(   ) Se ele der sopa, vai ser passado para trás.
(   ) Nesta época do ano, a uva está dando sopa.
 
Ao lermos um verbete, aprendemos que as palavras têm vários sentidos, os quais vêm numerados, começando pelos significados de uso mais frequente. O dicionário ajuda a resolver dúvidas quanto à classe gramatical de determinada palavra, indicando, por exemplo, se ela é um substantivo ou um verbo. Além, é claro, de nos socorrer, quando temos dúvidas de grafia, ou seja, no modo de escrever a palavra.
 
Para compreender as informações em um verbete, é necessário conhecermos as abreviaturas usadas. Para você saber mais sobre esse assunto, consulte as primeiras páginas de um dicionário e encontrará uma lista delas.
9) Por que o dicionário utiliza abreviaturas?
__________________________________________________________________
10) Pesquise no dicionário e responda:
a) De que modo são abreviadas as palavras da lista de abreviaturas de um dicionário? Explique:
__________________________________________________________________________________________________________________________
b) Volte ao verbete “cadeia” e escolha cinco palavras que estão abreviadas e escreva-as por extenso, de acordo com as abreviaturas presentes no seu dicionário:
11) Observe este verbete com bastante atenção:
Manga[Do lat.  Manica, ‘manga de túnica’.]  S.f.1. Parte do vestuário onde se enfia o braço.  2. Filtro afunilado, para líquidos.  3. Qualquer peça de forma tubular que reveste ou protege outra peça: a manga do candeeiro.
MANGA 1. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.  Novo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. 3.ed. imp. Curitiba: Positivo, 2007. P.1265
a) Cite os seguintes elementos desse verbete:
* Entrada: ________________________
* Origem: ________________________
* Classe e gênero da palavra: ___________________________________
* As acepções da palavra: _______________________________________________________________________
b) Por que está escrito manga 1?
__________________________________________________________________
12) Observe:
Manga.[Do malaiala  manga.S.f.1. O fruto da mangueira 2. Bot. Mangueira 2.
a) Que diferença de sentido há entre manga 1 e manga 2?
___________________________________________________________________________________________
b) A origem da palavra é a mesma?
__________________________________________________________________
13) No caso de  cadeia, todos os sentidos da palavra aparecem em um único verbete. Mas, no caso de  manga, o dicionário apresenta os sentidos em um único verbete. Por que, às vezes, os sentidos estão em um verbete, às vezes, em dois ou mais verbetes?
__________________________________________________________________
14) Pesquise no dicionário e indique mais dois exemplos em que diferentes significados de uma mesma palavra aparecem em verbetes separados:
____________________________________________________________________________

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:  Sugerir para casa os exercícios do blog APRENDER E NADA MAIS, pedindo que tragam-nos impressos na aula seguinte para correção. Para acessar, clique no link: http://aprenderenadamais.blogspot.com.br/2013/07/atividade-de-gramatica-uso-do-dicionario.html . Se preferir imprimir e entregar para os alunos, abaixo estão os exercícios sugeridos:

1 . Coloque as palavras de cada grupo em ordem alfabética:
I.     livro   dado   rua  Carlos   violão
 ______________________________________________
 
II.   baleia   ilha   Marcelo   peteca   unha
________________________________________________
 
III.  salada   xarope   escova   Fábio   galo
________________________________________________
 
IV.   zebra   Thales   amarelo   quiabo   navio
________________________________________________
 
V.    panela   pipoca   pudim   pente   pomada
________________________________________________
 
VI.   clero   clone   classe   clima   clube
_________________________________________________

2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Faça um x na correta:
 
a. elefante – fazenda – jardim – grama – herói – infantil
 
b. loja – mercadoria – restaurante – teatro – cinema – urso

3. Escreva  V para verdadeiro ou  F para falso:
  No dicionário:   
  a. Disfarce vem depois de distraído. (   )
 b. Pastel vem antes de pássaro. (    )
 c. Grade vem depois de grande. (    )
d. Pedreiro vem depois de pedra. (   )
 
4. Assinale as palavras que se encaixam entre leilão e lente:
 
( ) lei ( ) lençol ( ) lento ( ) leque ( ) ler ( ) leite ( ) lenda ( ) lenha ( ) lembrar ( ) leve
 
5. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava  se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou. Explique por que ele não a encontrou.
______________________________________________________________________________________________
Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter. Use o dicionário para realizá-los.

6. Observe os significados  da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
 
a. O prego entrou na planta do meu pé.     
b. D.Joana rega a planta todo dia. 
 c. A planta da casa foi feita pelo engenheiro.
d. O homem planta a árvore no quintal.
 e. A menina planta-se na porta esperando o namorado.
      (   ) vegetal 
     (   )plano detalhado de imóvel
 (   ) coloca-se
 (   ) parte do pé que assenta
      no chão
 (   ) fincar na terra

7. Observe os significados da  palavra bater e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
 
 a. Frederico bateu as botas.
 b. De manhã, o menino batia o queixo.
 c. O sol bate nesta sala.
 d. A mulher bateu toda a roupa.
(    ) lavar dando pancadas
(    ) iluminar
(    ) morrer
(    ) tremer
 
8. Coloque as palavras na ordem alfabética:
 
Galinha  -    rinoceronte   -   girafa   -    rato  -   camundongo   -  sapo – rã.
 

____________________________________________________________________________________________________________________
Recursos Complementares
Avaliação

Vamos checar o que você aprendeu com o dicionário até agora? 

Divida a turma em duplas e entregue os exercícios abaixo impressos para cada dupla. Os exercícios foram retirados do blog:http://lpsmedsantoangelo.blogspot.com.br/2014/07/atividades-com-dicionario.html

 

ESTAÇÃO LEITURA
Leia o texto abaixo, divirta-se e, depois, use o dicionário para confirmar o significado de palavras desconhecidas.
 
 
Tonia e Holopofi ou o pavão
Era uma vez um pavão chamado Arlindo Eugênio Felisberto. Você não sabia que os bichos têm nome? Pois fique sabendo que os bichos têm nome? Pois fique sabendo que os bichos também não sabem que as pessoas têm nome. A única diferença é que não são os pais, e sim, os próprios bichos que escolhem seus nomes. E o pavão Arlindo Eugênio  Felisberto escolheu esse triplo nome para ele, porque se achava lindo, genial de tão inteligente e completamente feliz. Ele era o mais feliz dos bichos, porque sabia que era inteligente e lindo.
Arlindo morava perto de um grande galinheiro, que deveria se chamar Aveiro, porque  galinha era apenas um dos tipos de aves que moravam ali. Arlindo esperava que várias galinhas e outras aves estivessem por perto para abrir sua cauda. Ele a abria bem devagar, pena por pena, e esse espetáculo produzia um som suave, elegante e melodioso: SVLUUUFFFFF.
As galinhas e as outras aves não podiam aplaudir, porque as galinhas e as outras aves não têm mãos, mas elas faziam um alvoroço maior que uma grande salva de palmas, quando Arlindo terminava de abrir sua cauda e muito calmamente virava a cabeça para cá e para lá, fingindo que não sabia que o alvoroço tinha acontecido por sua causa.
Um dia apareceu um filhote de cisne horroroso de tão feio e perguntou a Arlindo:
- Será que sou seu filho?
O pavão ficou surpreso com a pergunta que SVLUUUFFFF, abriu sem querer sua cauda. Vendo aquela maravilha, o filhote de cisne devia se mancar e seguir seu caminho, mas ele disse:
- Que cauda bonita o senhor tem! Tomara que eu seja seu filho! Será que eu sou seu filho? Sou?
Arlindo Eugênio Felisberto passou de surpreso a indignado, pelo fato de um bicho tão sem charme, sem elegância e principalmente sem beleza ter a ideia infame de que poderia ser filho dele. Mas logo teve um ataque de riso, porque a ideia era mais do que infame; era ridícula, patética e muito engraçada. E tanto riu e gargalhou que não conseguiu dizer nada para o filhote de cisne, que se afastou cabisbaixo, como se já tivesse sido mal recebido por vários outros candidatos a pais.
Arlindo não ficou morando ali por muito tempo. Algumas semanas depois desse encontro, que ainda dava cócegas nele e o fazia rir sozinho, um outro tipo de bípede assistiu ao SVLUUUFFFF, o espetáculo da abertura de cauda. Um bípede humano, que naquele mesmo dia catou Arlindo, enfiou num engradado e o levou para longe. No caminho o pavão tremia de medo, porque tinha ouvido falar de aves que viravam almoço e jantar dos humanos. Mas quando chegou em sua nova residência, já pôde conversar com alguns dos novos vizinhos e ficou sabendo que ali viviam muitos bichos, de todos os tipos, e que muitos bípedes humanos passeavam por ali. Esses visitantes comiam coisas de cheiro muito forte, alimentavam os moradores quando os guardas não estavam olhando e admiravam o tamanho, os dentes, apele, as plumas, a força e a beleza dos bichos de todos os tipos. Arlindo Eugênio Felisberto sorriu e disse para si mesmo:
- Gostei! Eu posso continuar sendo feliz aqui!
Arlindo foi, até o fim de sua vida, uma das grandes atrações desse local, e o alvoroço era sempre grande quando ele abria sua cauda, com um suave, elegante e melodioso SVLUUUFFFF.
FFFIIIMMMMMMMMM.
SOUZA, Flavio de. Que história é essa? 2. Ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000. P.12-13.
 
ATIVIDADES:
1) Consulte o dicionário para saber o(s) significado(s) das seguintes palavras:
a) alvoroço : ___________________________________________________
b) indignado: ___________________________________________________
c) infame: _____________________________________________________
d) patética: ____________________________________________________
e) gargalhou: ____________________________________________________
f) cabisbaixo: ____________________________________________________
g) bípede: _______________________________________________________
2) Que outras palavras do texto você não conhece? Identifique-as e procure o significado de cada uma delas no dicionário. Depois, escreva-as em seu caderno.
3) Que expressão do texto indica que vai ser contada uma história?
4) Qual a relação entre o nome do personagem – Arlindo Eugênio Felisberto – e suas características?
5) Pelas atitudes de Arlindo, como ele era?
6) Em quais espaços físicos a história ocorre?
7) Ao lermos o 1º parágrafo desse texto, percebemos que o autor faz referência a um personagem de uma história clássica. Quem é esse personagem e à qual história pertence?
8) Com que intenção o autor escreveu SVLUUUFFFF? Que nome esse recurso de linguagem recebe?
Análise e reflexão...
Falando em bicho... o que será que está acontecendo com o Grilo? Leia o poema abaixo e descubra qual é o problema dele:


 

Grilo grilado


 

No fundo
Não ilude.
É só reparar
Em sua atitude
Pra se desconfiar.
 
O grilo
Coitado
Anda grilado
E quer um analista
E quer um doutor
 
Seu grilo
Eu sei:
O seu grilo
É um grilo
De amor.
 

 

O grilo coitado
Anda grilado.
E eu sei
O que há.
 
Salta pra aqui
Salta pra ali
Cri-cri pra cá
Cri-cri pra lá.
 
O grilo
Coitado
Anda grilado
E não  quer contar.
 
 
 
 
 
JOSÉ, Elias.  Um pouco de tudo: de bichos, de gente, de flores. São Paulo: Paulus, 1982. P.21.
 
1) O poeta brinca com um vocábulo que apresenta mais de um sentido já no título do poema.
a) Quais os significados que a palavra “grilo” tem no texto?
_________________________________________________________________________________________
b) Cite um trecho do texto com o sentido 1 e outro com o sentido 2:
________________________________________________________________________________________
c) De que modo ficamos sabendo quando é um sentido ou outro?
________________________________________________________________________________________
Os significados das palavras...
 
2) Além que a palavra “grilo” tem no texto?
__________________________________________________________________
 
a) Que palavra é essa?
__________________________________________________________________
b) Quais sentidos que ela tem nesses versos?
__________________________________________________________________________________
 
3) Leia este verbete:
 
grilo[Do lat.  Grillu.S.m.1. Zool. Inseto, ortóptero, griloideo, de coloração geralmente parda ou escura, com antena muito mais longa que o corpo, [...]. 5. Fig. Preocupação, amolação, chateação[...].
GRILO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. 3. Ed. 3. Imp. Curitiba: Positivo, 2007. p. 1005.
 
a) Por que o dicionário colocou em primeiro lugar o significado de “grilo” como “inseto”?
____________________________________________________________________________________
b) Na segunda acepção – grilo como “preocupação, chateação” – aparece abreviatura Fig. O que isso quer dizer?
_____________________________________________________________________________________________
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.