Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Esporte de Aventura e o Meio Ambiente

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender como a prática de esportes de aventura pode colaborar para a preservação do meio ambiente.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos e um período para a caminhada na trilha ecológica
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Esportes de aventura

- Preservação ambiental

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Somos parte da natureza e dependemos dela para sobreviver. Para satisfazermos alguns desejos às vezes modificamos o ambiente que nos cerca, criando situações especiais a nosso favor.

Desde a pré-história o homem vem causando alterações no meio ambiente, mais que os demais seres vivos.

Com o aumento da população, a humanidade foi abrindo espaço para construção de cidades, desse modo, as florestas e os campos foram desaparecendo.

A saúde e o bem-estar das pessoas estão relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições físicas, químicas e biológicas.

JORNALIMPACTONEWS.COM Disponível em: http://www.jornalimpactonews.com/136/images/materias/esportes.jpg acessada em 28/10/2009.

Através da imagem acima os alunos poderão perceber que praticando esporte de aventura as pessoas podem estar em contato direto com o meio ambiente, sem alterar o seu estado natural.

Observe a região onde você vive. Que tipos de atividades esportivas são realizadas? Faça o registro em seu caderno.

PROBLEMATIZAÇÃO

O ser humano é o único que conseguiu transformar complemente o meio ambiente, pena que ele também seja o único que cria seus próprios meios de autodestruição...

O que você entende por essa colocação?

O que cada um de nós pode fazer para que as transformações negativas provocados pelo homem no planeta terra, as consequências das suas manifestações, não venham provocar a destruição completa do nosso mundo e não se torne realidade presente e futura?

Como as atividades esportivas podem contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ambiental?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Imagine-se visitando dois ambientes:

  • um ecossistema pouco modificado pelos humanos, tal como uma floresta nativa (imagem 1), um bosque ou uma área preservada de sua região
  • um ecossistema muito modificado pelos humanos, tal como um jardim abandonado (imagem 2), um arroio próximo a sua cidade ou mesmo dentro da cidade.

Que diferenças você poderia observar entre esses dois ecossistemas?

Que tipo de atividades esportivas podem ser praticadas nestes ambientes?

Como é a região em que vive? Existem áreas preservadas e/ou degradadas?

Qual o nível de qualidade de vida?

Observe as imagens a seguir, para que os alunos se inspirem nas discussões sugeridas. Seria mais interessante se utilizar imagens locais.

Imagem 1

undefined

 Hospedaria Pau Apique. http://www.hpauapique.com/img/fotos/floresta1.jpg acessada em 10/ 09/2009

Imagem 2

undefined

WORDPRESS.COM Disponível em: http://perspectivabr.files.wordpress.com/2008/07/arroio-margens.jpg acessada em 28/10/2009.

Atividade 1

Os alunos deverão realizar registro no caderno sobre a questão levantada acima para que, num segundo momento, o professor juntamente com a turma possam comparar as respostas dadas por cada um, identificando semelhanças e diferenças de meio ambiente.

Atividade 2

Em casa os alunos realizarão pesquisa sobre esportes de aventura:

  • onde e como podem ser praticados,
  • medidas de segurança de cada modalidade,
  • quais cuidados devem ser tomados com o meio ambiente ao se praticar a modalidade.

O trabalho poderá ser realizado em grupo, devendo ser planejado o tema a ser pesquisado e o que compete a cada aluno pesquisa, para ser discutido e sistematizado na data do encontro do grupo. O trabalho deve ser apresentado na próxima aula.

Sugerimos:

  • um aluno realizará pesquisa sobre a modalidade,
  • outro sobre onde a modalidade pode ser praticada,
  • um aluno realizará pesquisa sobre as medidas de segurança,
  • um aluno sobre os cuidados com o meio ambiente e os equipamentos e assim sucessivamente.

Na aula seguinte os grupos unem o material coletado sobre cada modalidade e apresentam para a turma.

Após apresentação dos trabalhos o professor poderá realizar debate com a turma sobre as semelhanças encontradas em cada modalidade em relação à preservação do meio ambiente e o tipo de esporte.

A apresentação poderá ser realizada com auxílio de projeção de imagens, de apresentações, de exposição de equipamentos, folders...

Atividade 3

Educação física e educação ambiental [Esporte na escola]

O vídeo nos mostra uma entrevista com o velejador Lars Grael, onde retrata a vela como um esporte em contato direto com a natureza. Mostra a importância da conscientização sobre o ecossistema. Além de destacar o papel importante que a escola tem com a conscientização da preservação da natureza.

O vídeo propõe a atividade "caça ao tesouro", uma atividade interdisciplinar que foi realizada numa reserva ambiental. Cada professor poderá adaptar esta atividade as suas possibilidades.

Atividade 4

HORA DE AVENTURA!

Telêmaco Borba. http://www.telemacoborba.org/images/pq_eco.jpg acassada em 10/09/2009

Após apresentação dos trabalhos e debate realizado com os alunos vamos levar nossa turma para uma aventura?

Podemos  levar a turma para realizar uma caminhada em uma trilha ou parque ambiental.

Antes do passeio o professor deverá:

  • Reconhecer o local para onde irá levar o grupo.
  • Checar a qualidade do material que será utilizado e no caso de se contratar um empresa, para prestar serviços de transportes, observar a idoneidade da mesma.
  • Pedir autorização da direção e pais/responsáveis.
  • Se o passeio f or realizado em reserva ecológica deverá pedir autorização a instituição, com antecedência, verificar as normas do local.

No passeio:

  • Leve material de primeiros socorros.
  • Todos devem usar roupas leves, tênis confortável, boné ou chapéu, protetor solar e repelente contra insetos.
  • Levar uma garrafa de água mineral na mochila.

undefined

Telêmaco Borba. http://www.ferias.tur.br/admin/cidades/6754/n_Imagem%20do%20Parque%20Ecol%C3%B3gico.jpg acessada em 10/09/2009.

Antes do início da caminhada realize um alongamento com seus alunos e peça para que cada um realize contagem da pulsação, o professor poderá anotar em uma folha o resultado de cada aluno para que ao final da caminhada cada um realize novamente a contagem da pulsação e possam comparar os resultados para que tenham ideia do esforço realizado durante o trajeto.

Entregue a cada aluno um saco de lixo para que durante o trajeto cada um possa recolher o lixo que encontrarem pelo caminho.

Após a caminhada reúna toda a turma e conversem sobre o passeio.

  • O que cada um encontrou de interessante no caminho?
  • Quais os materiais que foram recolhidos?
  • Quais as sensações: odores, sons, temperatura do local, tipo de solo, paisagem...
  • Quais as diferenças entre caminhar na mata ou na área urbana?
  • Quais as sensações físicas da caminhada? Refaçam os testes físicos iniciais.
  • Como nos sentimos ao final da caminhada em relação a nossa responsabilidade com o meio ambiente? 

Peça para que todos realizem um relato, registrem em seu caderno.

CATARSE

Quando escutamos falar em meio ambiente pensamos no meio onde vivemos. O que estamos fazendo para colaborar com a preservação deste local e qual nossa contribuição para preservação ou destruição?

Todos temos "direito" de viver em um lugar com ar puro e água limpa, tratada entre outras coisas, mas muitas vezes nos esquecemos dos nossos "deveres" para com o meio ambiente e os esportes de aventura podem ser uma maneira que temos de estar em contato com a natureza e talvez assim possamos aprender como realmente o meio ambiente deve ser tratado por nós.

Solicite aos alunos que façam o registro de suas aprendizagens no seu caderno, onde poderemos acompanhar as produções.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Vamos acompanhar nossos alunos ao laboratório de informática para que realizem pesquisa sobre o lixo depositado na natureza, isto é, vamos utilizar a lista do lixo coletado durante a caminhada para pesquisar quanto tempo cada objeto levaria para se decompor, caso estivesse ainda na mata.

Com os dados coletados vamos pedir para que os alunos, divididos em equipes, montem cartazes informativos de conscientização de cuidado ao depositar o lixo direto na natureza. Sugerimos que sejam utilizadas as embalagens encontradas na trilha, para que sejam coladas no cartaz, ao lado da informação do tempo de decomposição do produto naturalmente.

Podemos fixar os cartazes no mural da sala, realizar exposição no pátio da escola, colocar nas áreas comerciais da cidade ou na entrada da trilha.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação física e educação ambiental [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

BRASIL ESCOLA. Meio Ambiente: é preciso criar a cultura da preservação. Artigo de Jussara Barros sobre a preservação do meio ambiente.  Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao/meio-ambiente-preciso-criar-cultura-preservacao.htm acessada em 14/09/2009.

YOU TUBE. Educação Ambiental. Filme com uma série de imagens e pequenos vídeos com vista a sensibilizar os alunos para o problema das alterações climáticas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jgjqOikHvdI acessada em 14/08/2009.

Avaliação

A avaliação deve ser realizada durante o processo de ensino-aprendizagem, ou seja, no decorrer da aula, desta forma sugerimos que o professor organize um ficha de observação, colocando todos os ítens das atividades realizadas, de forma a poder anotar as necessidades da turma.

Durante as discussões o professor observará as respostas dadas aos questionamentos, os conceitos apresentados ao grande grupo pelos alunos, na análise da pesquisa realizada por cada grupo sobre os esportes de aventura e pela participação no passeio e nas demais atividades propostas.

Cada professor poderá estabelecer um critério de avaliação formal junto com a turma, combinando o valor das atividades realizadas, para que se proceda o registro no livro de chamada.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.