Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Profissões e o mercado de trabalho

 

10/09/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Marcos José Krindges

PORTO ALEGRE - RS

ESC EST DE ENS MEDIO CRISTOVAO COLOMBO

imagem do usuário

Heloisa Bastianelli

PORTO ALEGRE - RS

ESC EST DE ENS MEDIO CRISTOVAO COLOMBO

imagem do usuário

JAINI MARIA LOPES FERREIRA

PORTO ALEGRE - RS

ESC EST DE ENS MEDIO CRISTOVAO COLOMBO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Recursos Humanos
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levando em consideração a competitividade do mercado de trabalho e a necessidade de escolher uma atividade profissional após o ensino médio, este trabalho foi elaborado para que o estudante possa aprender, discutir e conhecer área de seu interesse. Escolher uma profissão é um processo que deve ser encarado com seriedade. Elaborando o próprio trabalho e observando o trabalho e o relato dos outros grupos é possível que o aluno desperte para uma área em que não havia pensado.

Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de modo de produção, Capitalismo industrial, estrutura dissertativa

Estratégias e recursos da aula

1ª. Etapa: motivação

Iniciar a aula com um diálogo sobre a importância do trabalho, sonho profissional, estratégias pessoais para alcançar o sonho, desemprego... Fazer o registro das discussões.


Após a apresentação inicial, analisaremos as seguintes mídias– Tudo o que você gostaria de saber sobre o mercado de trabalho, Estágio profissional e O mercado de trabalho cursos técnicos ou Faculdade.

www.youtube.com/watch?v=QsgoRJf9QzIEstágio profissional 

www.youtube.com/view_play_list?p=1D2587B916F72CA0&search_query=mercado+de+trabalho

Depois de assistir os vídeos fazer um feedback sobre as percepções dos temas apresentados.
Sugestão de questionamentos:

  • Quais as vantagens de um curso técnico?
  • Quais as habilidades e competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho?
  • Por que a auto-avaliação é importante para a permanência no mercado de trabalho?
  • Quando é possível considerar-se preparado para o mercado de trabalho?
  • Quais são os desafios a serem enfrentados na atualidade para integrar-se no mercado de trabalho?

2ª. Etapa:


Para iniciarmos a atividade analisaremos o tema “O trabalho nas diferentes sociedades”, apresentado por Sérgio Pires (webquest) no site da Escolabr www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=5334&id_pagina=1 (Webquest elaborada por Sergio Kakucsi Pires com PHPWebquest)


Importante comprender como se apresenta a vida e o trabalho no modo de produção capitalista e, consequentemente, as nossas escolhas profissionais.

A partir disto, em grupo de até 5 alunos, discuta e comente com seus colegas sobre quais profissões vocês gostariam de conhecer melhor. Não é necessário que sejam profissões somente de nível superior. O grupo deverá escolher uma profissão que seja do agrado de todos os integrantes.


Se você já trabalha, compartilhe com seus colegas sobre o seu trabalho troque experiências ou discuta com eles sobre:

  • Como se realiza sua atividade?
  • Quais as chances de progredir na sua empresa e o que é necessário?
  • Você está contente com seu trabalho? Por quê?
  • Na sua opinião, o que é mais importante no seu trabalho, a criatividade ou a experiência?
  • Qual a sua opinião sobre o emprego como estagiário?


Após, escolham um componente do grupo que possa expor para a turma o que foi comentado no grupo durante esta etapa do trabalho.

3ª. Etapa


O grupo deverá procura informações e imagens na internet, em jornais, livros,... sobre a atividade escolhida na primera fase do trabalho:

  • Se é necessário curso superior ou não?
  • Quais as escolas de nível superior ou médio oferecem este curso? Onde se localizam estas es colas?
  • Quais as possibilidades d e crescimento profis sional nesta profissão ?
  • Com o é o mercado de trabalho?


Se for possível, o grupo poderá preparar um painel com estas informações e outras que achar necessárias a fim de ilustrar a apresentação. Se o grupo entender que seja proveitoso para a turma, poderá convidar um profissiona l da área para vir até a escola. Neste caso, combine previamente com a pr ofes sora dia e horário.

4ª. Etapa


Antecipadamente, o grupo deverá coletar da dos para fundamentar sua opinião a respeito das seguintes questões:


1 - Você concorda com a opinião das pessoas que d izem que, em nosso país, há muita gente que não gosta de trabalhar?
2 - Que mudança mais evidentes houve nas relações profissionais nos últimos anos? Você poderia comentar como se sente quanto a este fato?
3 - Ao escolher a profissão, o que deve pesar mais: o lado econômico ou a reali zação profissional?
4 - Em nosso País, as chances profissionais são iguais para homens e mulheres? Há profissões que são mais adequadas aos homens ou às mulheres?
5 - No mundo moderno, uma pessoa que conclua um curso superior pode dizer que está formado profissionalmente?
6 - A psicanalista Maria Stela Sampaio Leite, diante de um comentário sobre pessoas que trocam de profissão até três vezes afirma: Isso não deve ser motivo de sofrimento. A experiência e os conhecimentos adquiridos nunca são um desperdício. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
7 - Há profissionais que atuam em áreas diferentes de sua formação. O que você pensa sobre isso? Na sua opinião porque isso acontece?
8 - O que sabe sobre economia informal?
9 - Você concorda que a apresentação pessoal e a maneira de expressar-se são importantes? Justifique.
10 - A cada dia, surgem novas profissões, principalmente ligadas a área de serviço. Como você vê essa posssibilidade?

5ª. Etapa


Após todas essas etapas, o grupo deverá elaborar uma dissertação sobre uma das questões do debate indicada pela professora. Após será montado um blog para a turma onde serão postados todas as dissertações elaboradas pelos alunos.
Importante: motivar para que haja uma interatividade entre alunos quanto as dissertações postadas – incentivar comentários.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estágio profissional Áudio
Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções nas aulas, procurando, através de um olhar atento, perceber se houve um desenvolvimento mental e uma mudança da postura frente ao tema apresentado durante a produção dissertativa.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 19 calificaciones

  • Cinco estrelas 14/19 - 73,68%
  • Quatro estrelas 4/19 - 21,05%
  • Três estrelas 1/19 - 5,26%
  • Duas estrelas 0/19 - 0%
  • Uma estrela 0/19 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • paulo Henrique, faculdade anhanguera , São Paulo - dijo:
    henrique.sol@bol.com.br

    17/09/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito, foi muito util para minha pesquisa


  • Irene da Veiga Lima Barbosa, E,E,P.G."Professor Gaspar , Rio Grande do Norte - dijo:
    ireneveigarn@hotmail.com

    13/09/2014

    Cinco estrelas

    Essa aula é muito interessante , visto que os alunos terão oportunidades de construir o seu conhecimento e além disso vivenciar a prática através das entrevistas propostas .Parabéns!


  • lola, Alemanha - dijo:
    www.lola@hotmal.com.br

    18/05/2012

    Cinco estrelas

    legal


  • Luiz Carlos Ferreira Nascimento, EM JOANA DE SOUZA RIBEIRO , Rio Grande do Norte - dijo:
    lucafena@hotmail.com

    11/04/2011

    Quatro estrelas

    É muito revelante que nós consideremos as várias realidades que os alunos vivenciam cotidianamente. Em muitas ocasiões eu sinto que os professores ficam em contos de fadas, longe da realidade deles e com um linguajar que não mais satisfaz suas necessidades. É preciso levar o cotidiano pra sala de aula e ajudá-los a interpretar de maneira sólida eficaz e construtiva. Muito bom a sugestão de aula.


  • Lucia Maria Carlesso Deoclecio, EEEFM BAIXO QUARTEL , Espírito Santo - dijo:
    lmcdeoclecio@gmail.com

    22/10/2010

    Cinco estrelas

    As sugestões das atividades apresentadas considerei de grande valia pois, apresentam questões atendendo a diversidade com incentivos e estimulos de trabalho interativos , possibilitando aos envolvidos conquistas de espaços cotidianos da sociedade ligados aos valores humanos.


  • veridiano dantas da silva, EMANUEL EEFM , Ceará - dijo:
    veridianodantas@yahoo.com.br

    19/10/2010

    Três estrelas

    NA realidade o mercado de trabalho hoje exige bons profissionais que sejam habilitados dentro da mesma área. Onde a temática do desemprego que a aula aborda é um paradigma a ser vencido.Foram anexadas entrevistas e com disposição de ampliarmos essa pesquisa via internet.


  • MARIA DALVA DE MEDEIROS, CE CAMINHO DO FUTURO , Maranhão - dijo:
    mdmaestrela@gmail.com

    14/09/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula mim ajudou bastante para trabalhar com meu aluno sobre a escolha vocacional sobre as profissões.


  • Joelia Reis, Centro Territorial de Educação Profissional - Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte , Bahia - dijo:
    joeliareis.educadora@gmail.com

    26/06/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante o roteiro seguido para trabalhar o tema. Acabei de estudar com as minhas turma sobre a temática em questão seguindo um roteiro muito semelhante. Os educandos mostraram-se muito interessados e paticiparam com entusiasmo. Parabéns aos professores orientadores.


  • LÚCIMAR SANTOS DE SOUZA DUARTE, CENTRO EDUC JOAO DURVAL CARNEIRO , Bahia - dijo:
    luci.ssd@hotmail.com

    21/06/2010

    Quatro estrelas

    Achei o material bem interessante.


  • Nelma Lina de Almeida Castro, Universidade da Grande Dourados , Mato Grosso do Sul - dijo:
    prof.nelma.adm@hotmail.com

    28/05/2010

    Cinco estrelas

    Estou cursando o curso das TIC's e escolhi esta aula pois achei muito dinâmico a maneira como vocês abordaram a questão da escolha de uma profissão dentro da perspectiva do mercado de trabalho. Adorei a aula de vocês.


  • Leandro Sertorio, Colégio Estadual Cianorte , Paraná - dijo:
    sertorio@seed.pr.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O Tema da aula é atual e bem conveniente à realidade do aluno do ensino técnico profissional. É muito pertinente apresentar aos alunos as vantagens , as desvantagens, as necessidades que o mercado de trabalho oferece. Parabéns, com certesa utilizarei suas sujestões em minhas aulas do curso técnico em administração.


  • LEANDRO SERTORIO, CIANORTE C E E FUND MED NORM PROF , Paraná - dijo:
    l.sertorio@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito Bom Trabalho ... Parabéns !!!


  • Ana de Cássia, Colégio Estadual Hildete Lomanto , Bahia - dijo:
    anadecassiacavalcanti@oi.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professores, Gostei muito da abordagem dada ao conteúdo, do uso da tecnologia em todos as etapas e da contextualização com o mundo contemporâneo. A experiência permitiu andar anos-luz no espaço do conhecimento. Saudações tecnológicas, Ana de Cássia


  • maria das grassas, esc. de ens. médio engº Palma Muniz , Pará - dijo:
    mgrassas.grassas@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a idéia muito interessante, porém fazer tudo isto em 6 aulas, só com um grupo de alto rendimento. Para professores que atuam com um grupo de baixo rendimento e sem muitos recursos de mídia, a idéia é ampliar o tempo. Mas é um projeto muito bom. Parabéns.


  • Zilda Muliki, Colégio Estadual Costa Viana , Paraná - dijo:
    zmuliki@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professores! Certamente para o sucesso das aulas foi necessário um trabalho de planejamento muito bem estruturado. Salvei a aula para utilizar com os alunos do meu colégio que tem ensino profissionalizante. Abraços. Zilda


  • josefa higino, Escola Municipal Abel Alberto da Fonsêca , Rio Grande do Norte - dijo:
    josefahigino@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Otima idéia, assi levanda nos alunos a curiosidades não só das profissições que eles possam ter mais daquelas que eles ainda poderão a vir escolhar no futuro.


  • Bertila Sartoretto Leão, sem instituição , Santa Catarina - dijo:
    bertilaleao@ssp.sc.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei ótima a aula,é lamentável que todos tem oportunidade de fazer uma aula se tornar um espetáculo, entretanto a criança e o jovem estão se afastando da escola. Sou professora, mas continuo acreditando que quem esta falhando somos nós. Os tempos mudaram, a familia mudou,o mercado exige outras posturas e, nós professores continuamos insistindo naquilo que não dá mais certo. Continuo acreditando e pisando fundo, obrigado para quem desenvolveu aeta aula .


  • Joselia Albuquerque de Farias Leite, EEE Médio e Educação Profissional Dr.Elpidio de Almeida Prata , Paraíba - dijo:
    jojo55_1@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabenizo pela excelente sugestão de aula onde mostra claramente como se trabalhar com as TICs pois sabemos que essas novas tecnologias sobretudo a televisão e computador movimentam a educação e provocam novas mediações entre abordagem do profesor, a compreensão do aluno e o conteúdo vinculado.


  • FLÁVIO JÚNIOR REBOUÇAS, EE PROF ABEL F COELHO ENS DE 2 GRAU , Rio Grande do Norte - dijo:
    flavio_jr_reboucas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é muitissimo boa para trabalhar com alunos que estão saindo do ensino médio, e principalmente para aqueles que fazem um curso profissionalizante integrado. estão de parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.