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Colesterol alto - propensão genética ou dieta inadequada?

 

28/10/2009

Autor y Coautor(es)
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ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os alimentos que originam o colesterol e as suas consequências.

Compreender a importância que o colesterol tem para o organismo, bem como os riscos que podem representar se ingeridos em excesso.

Analisar dietas a fim de reconhecer as que podem ser perigosas para o corpo humano.

Identificar os fatores genéticos e ambientais que podem levar ao aumento do mau colesterol (LDL).

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Nossos alunos se preocupam com a própria saúde? O que eles fazem para conservá-la? Será que eles cuidam do que ingerem, principalmente em relação às gorduras e ao aporte de colesterol?

Quantos alunos já fizeram exame de triglicerídios e colesterol (HDL, LDL, colesterol total)? Sabem se estão na faixa da normalidade? Que alimentos são fonte desta substância? Será que quem tem colesterol alto é necessariamente obeso?  Será que o colesterol é somente ruim para a saúde? Questione quanto a possibilidade do colesterol ser importante de alguma maneira para o corpo humano.

A partir destes questionamentos, o professor poderá iniciar a atividade de exploração científica, pedindo que os alunos busquem exames deles ou dos pais que tenham os valores deste hormônio para averiguar os níveis séricos ideais e tabular se a população conhecida está dentro da faixa de normalidade.

Um exemplo de direcionamento deste tema é encontrado no plano de aula da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/percorra-turma-caminhos-colesterol-431985.shtml (Acessado em 05/09/09).

Será que a população brasileira sabe o que é colesterol? E ainda, será que sabem como está sua própria taxa de colesterol? Como sugestão para iniciar a aula, trazemos o vídeo "Tudo sobre o Colesterol", na verdade uma reportagem sobre o conhecimento da população sobre este tema.

Questione os alunos sobre os hábitos alimentares de seus familiares e se conhecem pessoas que possuem este problema.

Sítio YouTube, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m_Yh4scritg (acessado dia 04/09/09)

Será que o colesterol faz mau à saúde?

Existem 2 tipos de colesterol quantifi cados nos exames de sa ngue, o HDL e o LDL.

A molécula do colesterol é uma lipoproteína, enquanto a HDL é de alta densidade e remove gorduras dos vasos sanguíneos, a LDL é de baixa densidade e deposita as gorduras nos mesmos vasos.

Questione os alunos sobre a relação entre o colesterol e o funcionamento do sistema circulatório. Este pode causar alguma doença a esse sistema? Que fatores podem desencadear o aumento do mau colesterol? Seria só a dieta rica em gorduras, ou há também um componente genético que influencie nesta situação?

A atividade a seguir é de leitura. Para instigar a curiosidade dos alunos, sugerimos que o professor peça com antecedência que os alunos pesquisem em suas casas o rótulo de alimentos que podem conter colesterol (exemplo: manteiga, margarina, requeijão, entre outros). Com o rótulo copiado, insira aos alunos as reportagens sugeridas abaixo.

Foi divulgado na mídia a questão das gorduras trans e saturadas sendo maléficas para o organismo. Será que seus alunos conhecem o que são essas gorduras? Para saber mais, acesse o sitio ABC da Saúde, disponível no endereço a seguir: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?466 (Acessado dia 04/09/09). Também poderá acessar a reportagem sobre gordura trans, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u4MN-jR0vNg (Acessado dia 05/09/09).

Após a leitura, questione os alunos a respeito dos alimentos que são comuns na mesa do brasileiro. Há uma ingestão grande de colesterol? 

O artigo da Agência FAPESP entitulado Genes do Colesterol trata de uma pesquisa feita nesta área. Sugerimos que o professor imprima cópias para leitura dos alunos ou mesmo utilizar de um projetor multimídia (ou retroprojetor) e promover a leitura em sala de aula. O endereço para acessar a reportagem é http://www.agencia.fapesp.br/materia/10747/divulgacao-c ientifica/genes-do-colesterol.htm (Ac essado em 03/09/09).

Após a leitura, lance algumas perguntas aos alunos instigando-os a responder:

  1. Que problemas de saúde os níveis elevados de colesterol podem trazer?
  2. Qual o papel do colesterol no organismo?
  3. Qual função desempenhada pelo RNA nas células foi útil para obtenção de resultados nesta pesquisa?
  4. Quais os resultados obtidos e que repercussão pode ter na medic ina futura?
  5. Será que a genética é preponderante sobre a dieta, na questão dos níveis elevados de colesterol?

O Portal do Professor traz recursos que podem enriquecer a aula.



Colesterol

(também disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10787).

Entupimento de um vaso sangüíneo

(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11103 Acessado em 03/09/09)
Este recurso mostra como se dá o entupimento de um vaso sanguíneo. Que doenças podem originar a partir deste evento?

Os alunos já conhecem agora a molécula de colesterol e sua ação no organismo. Peça a eles que investiguem a parte prática, ou seja, quais alimentos que originam o colesterol? Quais são mais ricos em gorduras? Qual a relação entre gorduras saturadas e "trans" com a produção de colesterol? 

Após a pesquisa eles deverão escolher um local de alimentação de grande público e entrevistar 10 pessoas. As pe rguntas que eles deverão fazer dizem respeito à ingestão de alimentos ricos em gorduras, se há preferência por eles e quais são. Também se as pessoas sabem dos riscos da ingestão exagerada destes alimentos, se fizeram exames de colesterol nos últimos seis meses e se sabem estar na faixa normal desta substância.Tanto a pesquisa como os dados das entrevistas (devidamente tabulados em planilha eletrônica e interpretados pelos alunos) deverão ser apresentados à turma. Uma sugestão é apresentá-los em slides (como o Power Point) utilizando projetor multimídia ou TV multimídia.

Esta aula já publicada no Portal do Professor, aborda o tema no viés da química. Acesse o endereço disponível a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1242  Aceita um churrasco ai, senhor? (Acessado em 02/09/09)

A aula versa sobre a estrutura química do colesterol, como ele está presente no consumo de alimentos.

 Os alunos poderão elaborar um documento de escrita colaborativa (estilo Wiki). Ao final desta atividade poderão levar à direção da escola, sugestões de lanches a serem ofertados na cantina escolar e aqueles que deverão ser evitados, a fim de proporcionar o controle do colesterol. Também poderão instituir práticas físicas diárias simples, para combater o sedentarismo e com isto controlar o colesterol.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Entupimento de um vaso sanguíneo Animação/simulação
Colesterol Imagem
Recursos Complementares

Os sítios recomendados abaixo trazem informações adicionais sobre o colesterol, e também tabelas de referência dos valores ideais de cada tipo de colesterol para a saúde.

 

Avaliação

O professor poderá avaliar a produção dos alunos (pesquisas, entrevistas, apresentação e wiki). Poderá utilizar a ferramenta rubrica para uma avaliação autêntica.

 

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