Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Gêneros textuais: chat

 

30/10/2009

Autor y Coautor(es)
Denis Leandro Francisco
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Refletir sobre as especificidades do gênero textual chat (e outros gêneros textuais cujo suporte é o computador): informalidade, interlocutores, usos sociais;

2) Comparar gêneros textuais escritos e orais;

3) Refletir sobre os usos da variante padrão da língua e de variantes não padrão, de acordo com a situação sociocomunicativa;

4) Refletir sobre o uso da(s) linguagem(ns) e suas tecnologias;

5) Conhecer ou aperfeiçoar o uso de algumas TIC's - Tecnologias da informação e comunicação - uitlizadas na sociedade contemporânea.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1) Domínio das habilidades de leitura e escrita;

2) Conhecimentos mínimos sobre como usar o computador, ou seja, o aluno precisa saber digitar, acessar Internet e usar salas de bate-papo;

3) (Re)conhecimento da norma padrão da língua e da existência de outras variantes não padrão.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

PROFESSOR, comece a aula anotando no quadro a seguinte pergunta: Alguém sabe o que é um chat?

Ouça as respostas dos alunos e investigue se eles conhecem esse gênero textual e, se conhecem, se fazem USO dele. Continue levantando algumas considerações sobre esse gênero, propondo perguntas como as que se seguem:

ROTEIRO INICIAL

1) Para que serve um chat?

2) Quem vocês acham que usam mais o chat: os jovens ou os adultos?

3) O que é preciso para utilizar um chat?

PROFESSOR, em seguida, peça para os alunos anotarem as perguntas em seus cadernos e tentarem respondê-las com base em suas experiências, seus contatos com esse gênero textual. Isso feito, peça para alguns deles lerem suas respostas, em voz alta, para a turma e incentive-os a opinarem sobre as idéias que os colegas apresentaram sobre o chat.

Agora, é hora de ler um pouco sobre o chat. Apresente aos alunos o Texto 1: http://www.jovensonline.net/html/RpaChatIRC.htm. [Acesso em: 02 set. 2009].

Após a leitura, verifique, juntamente com os alunos, se eles perceberam diferenças entre as idéias que eles tinham antes sobre esse gênero e agora que eles já conhecem mais sobre chats. (Quais as diferenças percebidas?) Para isso, roponha perguntas como as que se seguem:

ROTEIRO Texto 1:

1) O que você achou da definição que o site português apresenta para chat?

2) Essa definição era parecida com a idéia que você tinha de chat? Em que elas se aproximam e em que elas se diferenciam?

3) Para quem você acha que esse texto foi escrito?

4) Ele consegue atingir o leitor pretendido por ele? Apresente os elementos presentes no texto que comprovam sua resposta.

AULA 2

PROFESSOR, agora, apresente aos alunos alguns exemplos reais de chat. Você pode propor uma aula na sala de informática da escola, se a escola tiver uma; assim, os alunos poderão vivenciar o chat (o que é muito mais divertido!), colocar em prática as informações que aprenderam, e não apenas falar e escrever sobre ele. O chat 1 é uma transcrição de um chat autêntico, moderado [ou seja, esse chat foi controlado ou monitorado por um moderador, para garantir um bom andamento da conversa] com um cantor de Heavy metal.

Chat 1: http://andre-coelho-matos.spaces.live.com/blog/cns!B56DB83C2415828F!7001.entry?sa=99760143. [Acesso em: 02 set. 2009].

ROTEIRO Chat 1:

PROFESSOR, peça aos alunos que leiam parte do chat e observem como ele é construído. Em seguida, peça que eles respondam às questões:

1) Como é a linguagem utilizada?

2) Como é a forma de organização do texto?

3) Identifique os participantes do chat;

4) Que tipo de chat é esse? Chat livre ou com algum tipo de controle?

5) Por que você acha que os organizadores desse chat optaram por essa forma de apresentação?

6) Avalie a qualidade do chat: ele consegue atender os objetivos e informar satisfatoriamente o público-alvo? Há algo que precise ser mudado? Como essa alteração poderia contribuir para melhoria da qualidade do chat?

AULA 3

Chat 2: http://tc.batep apo.uol.com.br/convi dados/arquivo/livr os/ult1750u443.jhtm. (Acesso em: 04 set 2009 . [07/08/2009) Thalita Rebouças conversa sobre "Fala Sério, Pai!", adolescência e incentiva: "ler é bacana"].

ROTEIRO Chat 2:

PROFESSOR, peça aos alunos que leiam parte do chat e observem como ele é construído. Em seguida, peça que eles respondam às questões:

1) Como é a linguagem utilizada? Ela é idêntica à linguagem utilizada no chat 1? Qual a diferença?

2) Como é a forma de organização do texto?

3) Identifique os participantes do chat;

4) Que tipo de chat é esse? chat livre ou com algum tipo de controle?

5) Por que você acha que os organizadores desse chat optaram por essa forma de aptresentação?

6) Avalie a qualidade do chat: ele consegue atender os seus objetivos e informar satisfatoria mente o público-alvo?

PROFESSOR, chame a atenção dos alunos para o fato de que que os chats, assim como os e-mails, apresentam uma linguagem repleta de códigos e de influência da língua oral. Ou seja: eles precisam reconhecer que os chats são textos escritos, mas com muitas características de textos orais. Mostre a eles, a partir do exemplos trabalhados, que o chat tem a informalidade como a sua principal característica, ainda que alguns deles (como o Chat 1) possam ser mais controlados que outros (como o Chat 2). Essa informalidade e volatilidade das informações trocadas não se aplica apenas ao chat, mas há outros gêneros textuais cujo suporte é o computador: e-mails, comunicadores instantâneos (msn, ICQ, Skype), redes sociais (Orkut, Facebook, Hi5).

Avaliação

PROFESSOR, proponha a seguinte atividade como uma das formas de avaliação:

Leve a turma para a sala de informática para entrar num chat e bater papo on line. Depois de um tempinho de papo (15 minutos de chat já dão pano pra manga!), peça aos alunos que copiem e colem a conversa em um documento do Word. Agora, os alunos poderão avaliar algumas características importantes do chat e do seu modo de utilização. Peça que eles avaliem a experiência on-line que acabaram de ter e respondam, por escrito, às seguintes quetões:


Em relação ao CONTEÚDO da conversa (do texto):
1) Maior ou menor profundidade do assunto tratado
2) Continuidade: os assuntos foram interrompidos ou tiveram sempre princípio, meio e fim?
3) Temas mais recorrentes
4) Problemas que atrapalharam a comunicação no chat
6) Os apelidos utilizados indicam algo ou foram escolhas aleatórias?

Em relação à FORMA da conversa (do texto):
1) Principais recursos utilizados: abreviações (quais e o que significam?), emotions (aquelas carinhas que expressam como você está se sentindo)
2) Como um internauta faz pra entrar e sair de uma conversa no chat? Há alguma regra ou protocolo usado pela maioria?
3) Quais as expressões mais utilizadas? Por que você acha que elas ocorrem tanto?
4) Como é a linguagem que você utilizou e como é a linguagem utilizada pelo seu colega de bate-papo do chat?

PROFESSOR, o que queremos com as respostas dos alunos sobre conteúdo e forma é verificar se eles apreenderam, principalmente, que os chats apresentam uma linguagem muitíssimo influenciada pelo registro oral da língua, ainda que seja um gênero textual escrito. Ou seja: eles precisam reconhecer que os chats são textos escritos, mas com muitas características de oralidade e que, portanto, são um gênero mais informal, que dificilmente comportará debates de conteúdo profissional, por exemplo.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Patricia Trindade, Escola Ubaldina Regis , Bahia - dijo:
    patriciatnt@hotmail.com

    02/06/2010

    Quatro estrelas

    A atividade avaliativa é interessante, porém os alunos vão para o chat apenas bater papo como vão fora do ambiente escolar. Penso que seria uma oportunidade dos alunos utilizarem esta ferramenta como forma de aprendizagem colaborativa. O chat oferece algumas possibilidades que podem enriquecer a aula, permite juntar turmas diferentes para discutirem determinados assuntos.


  • Marcio Luiz Schenkel Rivera, EMEF GABRIEL OBINO , Rio Grande do Sul - dijo:
    marcioschenkel@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    O texto sobre o que é chat deve ser voltado diretamente para o público da escola. Há momentos que o interlocutor fala com os pais - daí desvia a concentração do leitor-estudante.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.