Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As proteínas e os colágenos no maravilhoso mundo das gelatinas

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

MARCO ANTONIO AMARAL

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula será possível que o estudante saiba o conceito de proteína, colágeno, macromoléculas e gelificação, por meio do preparo de uma gelatina.

Duração das atividades
De 3 a 4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os estudantes deverão saber como ocorrem as ligações químicas entre os diferentes átomos.
Estratégias e recursos da aula

Obs:   Solicite antecipadamente que os estudantes tragam gelatinas preparadas de vários sabores e marcas e guardem na geladeira da escola. Que tragam também as embalagens.                                
                                                                          

O consumo de gelatina é maior no verão. Dizem que consumir gelatina com regularidade pode contribuir para prolongar a juventude, enrijecer o corpo, engordar, etc. A questão é: é mito ou verdade? Que ingredientes químicos estão presentes na gelatina? De onde vem a gelatina? Por que se administra gelatina à pacientes internados nos hospitais? Quantas calorias tem 100g de gelatina? Porque não se deve misturar gelatinas de marcas diferentes?

Na sala, deposite as gelatinas e peça que consumam. Após saborear leve-os a refletir se perceberam alguma diferença como a consistência, sabor, etc. De posse das embalagens, eles devem relacionar os compostos químicos presentes nos produtos pois deverão apresentar relatório. 

Apresente os recursos abaixo para que saibam mais sobre proteinas. 

Fonte: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/proteinas.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10544/estrutura_proteina.swf

Estrutura das proteínas

Fonte: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/forcas_intermoleculares.html

Convide-os a desenvolverem o experimento cujo objetivo para saber sobre o colágeno e processo de preparo da gelatina comestível. A fruta ananás a que se refere o texto é o abacaxi. Pode-se optar por utilizar morangos.

O maravilhoso mundo das gelatinas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16753

Solicite aos estudantes que pesquisem sobre a composição química do colágeno e sobre o alimento gelatina e produzam um relatório.Após coletarem os questionários deverão elaborar uma planilha, tabular os dados, produzir os gráficos e tornar disponível no google docs. Link: http://www.google.com/google-d-s/hpp/hpp_pt-PT_pt.html

http://www.promocaodesaude.unifran.br/dissertacoes/2006/MARCIA_MAIA_LEMOS.pdf.

http://www.youtube.com/watch?v=mLsWllWkDyU

Solicite antecipadamente que os estudantes tragam gelatinas preparadas de vários sabores e marcas e guardem na geladeira da escola. Que tragam também as embalagens.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estrutura das proteínas Animação/simulação
O maravilhoso mundo das gelatinas Experimento prático
Recursos Complementares

Neste endereço será possível conhecer a composição química da gelatina.

http://www.estt.ipt.pt/download/disciplina/2637__Aula%205%20-%20Teo%20Gelatina.pdf

Neste site será possível pesquisar sobre a composição da gelatina além de outras informações. 

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/explore-classe-cadeias-moleculares-boa-culinaria-425420.shtml

Neste link pode-se encontrar informações sobre gelatinas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelatina

Neste link é possível pesquisar sobre as proteínas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Proteína

No link abaixo é possível encontrar várias informações sobre gelatina.

http://www.sagma-gelatina.com/gelatina.asp

No endereço abaixo será possível conhecer a composição química da gelatina.

http://www.estt.ipt.pt/download/disciplina/2637__Aula%205%20-%20Teo%20Gelatina.pdf

No link abaixo se pode saber sobre os benefícios da gelatina.

http://www.minhavida.com.br/conteudo/1819-Gelatina-beneficios-nao-so-para-a-dieta.htm

UTIMURA, Teruko Y.; Linguanoto, Maria. Química fundamental. São Paulo: FTD, 1998.

Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM).

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Neste sitio poderão saber como são feitas as ligações entre o solvente e as macromoléculas.

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/explore-classe-cadeias-moleculares-boa-culinaria-425420.shtml

Avaliação

Antes de implementar a avaliação sugerimos que o educador faça a leitura do texto "Avaliações diárias ajudam alunos a progredir" que está disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=274

As avaliações relativas a estas aulas deverão ocorrer ao longo do processo, ser observacional, diagnóstica e formativa para possibilitar com que haja avanços significativos por parte dos estudantes.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.