25/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
A partir desta aula será possível que o estudante saiba o conceito de proteína, colágeno, macromoléculas e gelificação, por meio do preparo de uma gelatina.
Obs: Solicite antecipadamente que os estudantes tragam gelatinas preparadas de vários sabores e marcas e guardem na geladeira da escola. Que tragam também as embalagens.
O consumo de gelatina é maior no verão. Dizem que consumir gelatina com regularidade pode contribuir para prolongar a juventude, enrijecer o corpo, engordar, etc. A questão é: é mito ou verdade? Que ingredientes químicos estão presentes na gelatina? De onde vem a gelatina? Por que se administra gelatina à pacientes internados nos hospitais? Quantas calorias tem 100g de gelatina? Porque não se deve misturar gelatinas de marcas diferentes?
Na sala, deposite as gelatinas e peça que consumam. Após saborear leve-os a refletir se perceberam alguma diferença como a consistência, sabor, etc. De posse das embalagens, eles devem relacionar os compostos químicos presentes nos produtos pois deverão apresentar relatório.
Apresente os recursos abaixo para que saibam mais sobre proteinas.
Fonte: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/proteinas.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10544/estrutura_proteina.swf
Fonte: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/forcas_intermoleculares.html
Convide-os a desenvolverem o experimento cujo objetivo para saber sobre o colágeno e processo de preparo da gelatina comestível. A fruta ananás a que se refere o texto é o abacaxi. Pode-se optar por utilizar morangos.
O maravilhoso mundo das gelatinas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16753
Solicite aos estudantes que pesquisem sobre a composição química do colágeno e sobre o alimento gelatina e produzam um relatório.Após coletarem os questionários deverão elaborar uma planilha, tabular os dados, produzir os gráficos e tornar disponível no google docs. Link: http://www.google.com/google-d-s/hpp/hpp_pt-PT_pt.html
http://www.promocaodesaude.unifran.br/dissertacoes/2006/MARCIA_MAIA_LEMOS.pdf.
http://www.youtube.com/watch?v=mLsWllWkDyU
Solicite antecipadamente que os estudantes tragam gelatinas preparadas de vários sabores e marcas e guardem na geladeira da escola. Que tragam também as embalagens.
Nome | Tipo |
---|---|
Estrutura das proteínas | Animação/simulação |
O maravilhoso mundo das gelatinas | Experimento prático |
Neste endereço será possível conhecer a composição química da gelatina.
http://www.estt.ipt.pt/download/disciplina/2637__Aula%205%20-%20Teo%20Gelatina.pdf
Neste site será possível pesquisar sobre a composição da gelatina além de outras informações.
Neste link pode-se encontrar informações sobre gelatinas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelatina
Neste link é possível pesquisar sobre as proteínas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Proteína
No link abaixo é possível encontrar várias informações sobre gelatina.
http://www.sagma-gelatina.com/gelatina.asp
No endereço abaixo será possível conhecer a composição química da gelatina.
http://www.estt.ipt.pt/download/disciplina/2637__Aula%205%20-%20Teo%20Gelatina.pdf
No link abaixo se pode saber sobre os benefícios da gelatina.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/1819-Gelatina-beneficios-nao-so-para-a-dieta.htm
UTIMURA, Teruko Y.; Linguanoto, Maria. Química fundamental. São Paulo: FTD, 1998.
Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM).
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Neste sitio poderão saber como são feitas as ligações entre o solvente e as macromoléculas.
Antes de implementar a avaliação sugerimos que o educador faça a leitura do texto "Avaliações diárias ajudam alunos a progredir" que está disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=274
As avaliações relativas a estas aulas deverão ocorrer ao longo do processo, ser observacional, diagnóstica e formativa para possibilitar com que haja avanços significativos por parte dos estudantes.Sem estrelas 0 calificaciones
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