Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Se o petróleo é nosso... o que vamos fazer com ele? (questão ambiental)

 

28/10/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Recursos Minerais
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos deverão, ao término das atividades:

- explicar as consequências ambientais oriundas da queima de combustíveis fósseis;

- definir matriz energética;

- compreender a relação da exploração do petróleo com a questão ambiental.

Duração das atividades
03 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve saber o que e combustível fossil e interpretar gráficos.

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

Professor, para dar início ao tema, apresente aos alunos a propaganda da Petrobrás que trata da descoberta do petróleo no pré-sal. 

YOUTUBE. Petrobrás Pré-Sal 2009 em http://www.youtube.com/watch?v=LIbJUCiotsA acessado em 19/09/2009.

undefined

  • Quem já viu está programanda?
  • Qual é o tema apresentado?
  • A exploração do petróleo é importante para o Brasil na atualidade?

Problematização

Após o vídeo, solicite aos alunos que apresentem suas dúvidas a respeito do pré-sal. Escreva no quadro-de-giz todas as perguntas e informações que os alunos apresentarem. Faça o registro das situações problema levantadas, para serem discutidas posteriormente, mas não deixe de estimular estas questões:

  • Quais as consequências ambientais oriundas da queima de combustíveis fósseis?
  • O que é matriz energética?
  • Qual a relação da exploração do petróleo com a questão ambiental?

Instrumentalização

ATIVIDADE 1. conceitos básicos

Para auxiliar no entendimento da questão  apresente aos alunos vídeos sobre o pré-sal, disponibilizados no youtube:

undefined

1. da TVBRASIL - explicando o pré-sal - http://www.youtube.com/watch?v=IMWteK9O_Jg (acesso em: 02 set 2009);
2. da Petrobras - breve histórico da exploração de petróleo pela Petrobrás e das pesquisa para essa exploração - http://www.youtube.com/watch?v=7iSHXD5-xPs (acesso em: 02 set 2009).

Após apresentação dos vídeos discuta com os alunos as possibilidades de uso do petróleo: combustíveis (gasolina, querosene, gás liquefeito de petróleo e óleo diesel), plásticos, óleos lubrificantes, benzina, asfalto , etc.

Nesta discussão deve ficar clara a dependência que a sociedade atual tem em relação aos combustíveis fósseis. Explique aos alunos o que é matriz energética.

No decorrer da discussão o professor apresenta acrescenta (caso estas questões ainda não tenham surgido):

  • Se o uso de combustíveis fósseis é poluente e se a humanidade busca fontes alternativas de energia para reduzir a poluição ambiental que o uso desse recurso traz consigo, então, ser auto-suficiente em petróleo é bom? Ou ruim?

  • Se o petróleo do pré-sal for deixado onde está, que alternativas temos para a produção de energia?
  • O que precisamos para mudar a matriz energética do país?

Solicite aos alunos que anotem em seus cadernos a síntese das discussões.

Aula 2. continuando a informar, discutir e problematizar

O professor pede que os alunos apresentem suas opiniões, encaminhando a discussão sempre para a questão ambiental. Para isso o professor insere no debate as seguintes questões:

  • Qual o perigo de vazamentos na exploração e no transporte do óleo no oceano e em terra e suas consequências para a flora e fauna?
  • Por que ou como a queima de combustíveis oriundos do petróleo poluem?
  • Quais mudanças podemos sugerir para a matriz energética?
  • Como os dados disponíveis no site do Greenpeace (http://www.greenblog.org.br/?p=2489) podem colaborar com a conscientização da população, considerando:
    • "se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo";
    • se o "desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, for zerado nos próximos anos, as emissões decorrentes do pré-sal mante rão o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo".

Ao término destas discussões, solicite aos seus alunos um texto que deve contemplar, em seu conteúdo: petróleo do pré-sal, meio ambiente e matriz energética. O texto deve ser entregue no encontro seguinte.

Aula 3. experimentando e produzindo

laboratório de informática

Após recolher os textos solicitados no encontro anterior, oriente os alunos a respeito da atividade a ser desenvolvida, em grupos com 03 pessoas: explorar o recurso educacional "intervenção humana no ciclo de carbono".

Intervenção humana no ciclo do carbono

undefined

Esta animação representa uma situação hipotética na qual o ciclo do carbono está em equilíbrio. A quantidade de CO2 liberada na atmosfera é igual à quantidade absorvida pelos reservatórios de CO2.

Você pode arrastar carros, usinas d e energia, fábricas de cimento e escavadeiras removedoras de árvores para a tela ou removê-los. Observe o que acontece ao fluxo líquido de CO2, conforme mostrado pela barra amarela no grá fico.

(Disponíve l em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12644/zip/Intervencao%20humana%2 0no%20ciclo%20do%20carbono/Intervencao_humana_ no_ciclo_do_carbono.htm)

ROTEIRO DE ESTUDO DO RECURSO

Professor, neste recurso serão observadas duas varáveis: remoção de CO2 na atmosfera (coluna azul) e liberação de CO2 na atmosfera (coluna laranja). As alterações se dão por meio da movimentação dos elementos (carros, tratores, indústrias, ...).

Solicite aos alunos que interajam com o recurso, começando pela retirada de todos os elementos e observando o gráfico. Depois, acrescentando elementos uma-a-um, e observando as alterações no gráfico. A cada acréscimo de elemento o aluno deve fazer anotações.

Após a exploração do recurso, devolva aos alunos os textos e peça que ele seja complementado com as informações obtidas por meio da exploração.

catarse

Durante as produções textuais da turma, as discussões, observe se os estuantes compreenderam os seguintes conceitos e são capazes de explicá-los com suas palavras:

  • as consequências ambientais oriundas da queima de combustíveis fósseis;
  • conceito de matriz energética;
  • a relação da exploração do petróleo com a questão ambiental.

prática social final

O petróleo do pré-sal é uma realidade. Sua exploração está em andamento e logo será usado.

Professor, em discussão com os alunos elabore uma lista de ações práticas e possíveis de serem feitas no quotidiano que podem auxiliar na redução de emissão de CO2 na atmosfera. Exemplos de ações: percorrer pequenas distâncias a pé ou de bicicleta; reduzir o uso de automóveis e motocicletas; manter automóveis e motocicletas regulados.

Depois, convide seus alunos a serem disseminadores destas ações em suas casas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Intervenção humana no ciclo do carbono Animação/simulação
Recursos Complementares

Notícias que podem auxiliar:

- Congresso em foco: http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_canal=4&cod_publicacao=29586; (acesso em: 02 set 2009)

- Portal Eco-debate: http://www.ecodebate.com.br/2008/09/09/o-pre-sal-e-o-meio-ambiente-artigo-de-fernando-marcelo-tavares/. (acesso em: 02 set 2009)

Avaliação

Os critérios de avaliação devem considerar a participação dos alunos no decorrer das atividades:

1. discussão a partir dos vídeos - contribuições e questionamentos;

2. discussão a respeito dos usos do petróleo - contribuições;

3. exploração do recurso - sociabilidade no grupo, auxílio aos colegas;

4. elaboração de texto - pertinência, coerência, estrutura.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.