28/10/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Estudo da natureza e sua importância para o homem |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Recursos Minerais |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Os alunos deverão, ao término das atividades:
- explicar as consequências ambientais oriundas da queima de combustíveis fósseis;
- definir matriz energética;
- compreender a relação da exploração do petróleo com a questão ambiental.
O aluno deve saber o que e combustível fossil e interpretar gráficos.
Professor, para dar início ao tema, apresente aos alunos a propaganda da Petrobrás que trata da descoberta do petróleo no pré-sal.
YOUTUBE. Petrobrás Pré-Sal 2009 em http://www.youtube.com/watch?v=LIbJUCiotsA acessado em 19/09/2009.
Após o vídeo, solicite aos alunos que apresentem suas dúvidas a respeito do pré-sal. Escreva no quadro-de-giz todas as perguntas e informações que os alunos apresentarem. Faça o registro das situações problema levantadas, para serem discutidas posteriormente, mas não deixe de estimular estas questões:
Para auxiliar no entendimento da questão apresente aos alunos vídeos sobre o pré-sal, disponibilizados no youtube:
1. da TVBRASIL - explicando o pré-sal - http://www.youtube.com/watch?v=IMWteK9O_Jg (acesso em: 02 set 2009);
2. da Petrobras - breve histórico da exploração de petróleo pela Petrobrás e das pesquisa para essa exploração - http://www.youtube.com/watch?v=7iSHXD5-xPs (acesso em: 02 set 2009).
Após apresentação dos vídeos discuta com os alunos as possibilidades de uso do petróleo: combustíveis (gasolina, querosene, gás liquefeito de petróleo e óleo diesel), plásticos, óleos lubrificantes, benzina, asfalto , etc.
Nesta discussão deve ficar clara a dependência que a sociedade atual tem em relação aos combustíveis fósseis. Explique aos alunos o que é matriz energética.
No decorrer da discussão o professor apresenta acrescenta (caso estas questões ainda não tenham surgido):
Se o uso de combustíveis fósseis é poluente e se a humanidade busca fontes alternativas de energia para reduzir a poluição ambiental que o uso desse recurso traz consigo, então, ser auto-suficiente em petróleo é bom? Ou ruim?
Solicite aos alunos que anotem em seus cadernos a síntese das discussões.
O professor pede que os alunos apresentem suas opiniões, encaminhando a discussão sempre para a questão ambiental. Para isso o professor insere no debate as seguintes questões:
Ao término destas discussões, solicite aos seus alunos um texto que deve contemplar, em seu conteúdo: petróleo do pré-sal, meio ambiente e matriz energética. O texto deve ser entregue no encontro seguinte.
Após recolher os textos solicitados no encontro anterior, oriente os alunos a respeito da atividade a ser desenvolvida, em grupos com 03 pessoas: explorar o recurso educacional "intervenção humana no ciclo de carbono".
Intervenção humana no ciclo do carbono
Esta animação representa uma situação hipotética na qual o ciclo do carbono está em equilíbrio. A quantidade de CO2 liberada na atmosfera é igual à quantidade absorvida pelos reservatórios de CO2.
Você pode arrastar carros, usinas d e energia, fábricas de cimento e escavadeiras removedoras de árvores para a tela ou removê-los. Observe o que acontece ao fluxo líquido de CO2, conforme mostrado pela barra amarela no grá fico.
(Disponíve l em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12644/zip/Intervencao%20humana%2 0no%20ciclo%20do%20carbono/Intervencao_humana_ no_ciclo_do_carbono.htm)
ROTEIRO DE ESTUDO DO RECURSO
Professor, neste recurso serão observadas duas varáveis: remoção de CO2 na atmosfera (coluna azul) e liberação de CO2 na atmosfera (coluna laranja). As alterações se dão por meio da movimentação dos elementos (carros, tratores, indústrias, ...).
Solicite aos alunos que interajam com o recurso, começando pela retirada de todos os elementos e observando o gráfico. Depois, acrescentando elementos uma-a-um, e observando as alterações no gráfico. A cada acréscimo de elemento o aluno deve fazer anotações.
Após a exploração do recurso, devolva aos alunos os textos e peça que ele seja complementado com as informações obtidas por meio da exploração.
Durante as produções textuais da turma, as discussões, observe se os estuantes compreenderam os seguintes conceitos e são capazes de explicá-los com suas palavras:
O petróleo do pré-sal é uma realidade. Sua exploração está em andamento e logo será usado.
Professor, em discussão com os alunos elabore uma lista de ações práticas e possíveis de serem feitas no quotidiano que podem auxiliar na redução de emissão de CO2 na atmosfera. Exemplos de ações: percorrer pequenas distâncias a pé ou de bicicleta; reduzir o uso de automóveis e motocicletas; manter automóveis e motocicletas regulados.
Depois, convide seus alunos a serem disseminadores destas ações em suas casas.
Nome | Tipo |
---|---|
Intervenção humana no ciclo do carbono | Animação/simulação |
Notícias que podem auxiliar:
- Congresso em foco: http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_canal=4&cod_publicacao=29586; (acesso em: 02 set 2009)
- Portal Eco-debate: http://www.ecodebate.com.br/2008/09/09/o-pre-sal-e-o-meio-ambiente-artigo-de-fernando-marcelo-tavares/. (acesso em: 02 set 2009)
Os critérios de avaliação devem considerar a participação dos alunos no decorrer das atividades:
1. discussão a partir dos vídeos - contribuições e questionamentos;
2. discussão a respeito dos usos do petróleo - contribuições;
3. exploração do recurso - sociabilidade no grupo, auxílio aos colegas;
4. elaboração de texto - pertinência, coerência, estrutura.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a aula
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente, agora sei que posso trabalhar com mais segurança e certeza naquilo que faço. Obrigada por me orientar.