Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Importância das Sementes

 

23/09/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o ciclo de vida das plantas com flores e frutos. Aprender sobre as partes da semente e sua importância para os seres vivos. Conhecer as partes que constituem a flor e suas respectivas funções.
Duração das atividades
Aulas ocupadas com atividades no computador: 2 aulas. Aulas ocupadas com o início do experimento prático: 1 aula Aulas ocupadas com o término do experimento prático: 2 aulas (uma para observação dos resultados, e outra para discussão e realização do relatório)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
PROFESSOR: é interessante que seus alunos já tenham noção dos grupos vegetais.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/650/imagens/atividade.gif

As atividades desta aula tem o objetivo de elucidar o processo de fecundação e germinação das plantas vasculares com flores e frutos. Para tanto, utilizaremos o laboratório de informática, sala de aula e algum espaço dentro da sala de aula, ou na escola, iluminado e reservado para a parte prática das aulas.
Após iniciar as aulas sobre as angiospermas, o professor pode começar o experimento prático, para depois levar os alunos para o laboratório de informática.
Divida a turma em pequenos grupos. Cada equipe deverá trazer para a escola no dia marcado:
Diferentes tipos de feijões.
3 vasos com terra (ou copos vazios de iogurte)
Os alunos deverão numerar os vasos, plantar os feijões nos vasos, posicioná-los em local iluminado e reservado. Nos dias subseqüentes, regar os vasos, cuidando para não deixar água parada. Os alunos deverão acompanhar o desenvolvimento das plantas, até o florescimento de cada vasinho.
Dados interessantes para os alunos marcarem: altura que a planta atinge dia a dia, número de brotos ou folhas que a planta apresenta a cada dia e quantos dias depois do plantio, que houve formação do botão floral. Com o florescimento dos vasos, os alunos deverão observar o vaso n.°1, no vaso n.°2, retirar as flores e abri-las, para visualizar as partes da flor e no vaso n.°3, envolver em filó as flores.
Continuar observando. Os alunos deverão observar e responder em relatório questões como: O que aconteceu com as plantas de cada vaso? Para que serve a flor? Que partes da flor foram identificadas? Como se forma a semente? Para que serve as sementes?
A duração deste experimento pode variar em torno de 10 dias.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/650/imagens/nolaboratorio.gif

Peça aos alunos que visualizem os recursos midiáticos do Portal do Professor, e do Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Nestes dois sítios tem-se explicações e imagens sobre as plantas, entre elas, as Angiospermas. Pedir aos alunos que explorem os tópicos das Angiospermas, em especial, sobre as flores e frutos http://www.planetabio.com/clas.html. Este outro objeto trata das partes vegetais das angiospermas e a parte das flores e frutos http://www.planetabio.com/orgaov.html.
Ou o professor pode acessar e baixar os objetos educacionais nos seguintes endereços: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2413 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2412
No Portal do Professor, temos este objeto de aprendizagem, que visualiza as partes da semente. 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/650/imagens/720px-Avocado_seed_diagram-en.svg.png



E ainda, se houver interesse, há este vídeo que mostra a germinação de sementes: http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=12eded622df653d3cd48.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/650/imagens/atividadecomplementar.gif

Webgincana
Ainda no laboratório de informática, o professor pode trabalhar com os alunos das equipes anteriormente estruturadas para participarem de uma webgincana. Abaixo segue algumas sugestões de tarefas para as equipes desenvolverem. Os alunos podem pesquisar na internet, pelos sítios recomendados abaixo, ou em livros disponíveis na biblioteca.
1. Pesquisar sobre a importância das sementes na economia.
2. Quais os usos das sementes pelo homem?
3. Fazer uma obra artística utilizando sementes.
4. Fazer uma coleção de sementes diferentes.
5. Desenhar as partes da semente e suas funções
6. Esquematizar o processo de formação das sementes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/650/imagens/sitios.gif

http://bot.cb.santagiulia.edu.br/index.php?id=80&mno=GruposVegetais
http://www.infoescola.com/biologia/angiospermas/
http://www.brasilescola.com/biologia/angiospermas.htm
http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5409
http://www2.objetivo.br/portal/frm_conteudo.aspx?codConteudo=8&tituloanterior=Roteiros+para+Estudo


AVALIAÇÃO

A tabela abaixo é uma sugestão de critérios para avaliar os alunos nas atividades e participação durante esta aula.

As atividades produzidas podem ser avaliadas por meio das rubricas.
Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica.
Existe páginas que ajudam o professor a gerar tabelas de rubricas. Infelizmente não se encontram em português (apenas inglês e espanhol), mas são páginas muito interessantes para visualizar esta forma de avaliação.
http://rubistar.4teachers.org/index.php
http://www.rubricbuilder.com
http://www.roobrix.com/
http://landmark-project.com/rubric_builder/index.php

  Iniciante : 2,0  Intermediário: 4,0 Mestre: 6,0
Participação Participou fracamente do experimento e das atividades em laboratório de informática. Participou do experimento e das atividades em laboratório de informática, mas sem muita colaboração. Participou e colaborou amplamente no experimento e no laboratório de informática.
Relatório O relatório não está completo, ou está com conclusões equivocadas. O relatório está incompleto, mas de forma geral está correto. O relatório está bem elaborado, completo e correto.
Webgincana As respostas e produções não estavam totalmente corretas, e de modo geral, estavam fracas. As respostas ou as produções, embora corretas, poderiam ser melhor elaboradas. Tanto as respostas como as produções estão corretas e foram muito bem confeccionadas com criatividade.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Avocado seed diagram Imagem
Avaliação
AVALIAÇÃO Os alunos poderão ser avaliados pela participação e pelas produções que fizeram em equipe. É importante que o professor observe, em trabalhos em equipe, se todos os alunos participam igualmente, ou se a produção fica a cargo de um ou dois alunos apenas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Camila dos Santos Silva, cederj , Rio de Janeiro - dijo:
    milinha_balaio@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Uma aula estimulante que prende a atenção do aluno e não fica massante por se desenvolvida aos poucos . Perfeita exploração do conteúdo ,adequada as séries que o fez com recursos de fácil acesso ao aluno e desponivel na escola uma aula expositiva e escrita a avaliação ficou bem distribuida os valores adequado ao nível de dificuldade da questão.


  • Geomar Souza Alves, ESC EST EVANGELICA BETEL , Goiás - dijo:
    geomar.alves@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito dos métodos utilizados.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.