23/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
A partir desta aula, será possível aos estudantes compreenderem como se definem, classificam e são produzidos os Álcoois. Poderão ainda, saber como é produzido o álcool em gel e, se realmente é eficaz no combate a gripe suina H1N1.
O estudante deverá ser capaz de reconhecer fórmulas dos elementos químicos presentes na tabela períódica, reações químicas, balanceamento e equilíbrio químico.
Com o surgimento da gripe Influenza A H1N1 passou-se a recomendar o uso do álcool em gel como forma de prevenção. No cotidiano não tinhamos como hábito o seu uso. Desta forma, o seu consumo aumentou quando a população passa a adquirí-lo com mais frequência. A questão: o uso do álcool em gel na concentração 70% é realmente eficaz na prevenção da gripe suina H1N1?
Outra prática que pode tornar a aula mais dinâmica é interessante solicitar com antecedência à turma que providenciassem os ingredientes apontados no experimento “Como fazer álcool em gel” para que o desenvolvam.
Link do experimento: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7146
Antes de iniciar a produção, solicite à turma que acessem o vídeo “Escola ensina como fazer álcool gel” para que saibam como ocorre o processo de produção do álcool em gel.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=gHAlFk9GiN0
Álcoois: são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados.
A classificação dos álcoois depende da posição da hidroxila:
Os álcoois primários e saturados de cadeia normal com até onze carbonos são líquidos incolores, os demais são sólidos. Os álcoois de até três carbonos possuem cheiro agradável e à medida que a cadeia carbônica aumenta, esses líquidos vão se tornando viscosos, de modo que acima de onze carbonos, eles se tornam sólidos inodoros, semelhantes à parafina.
Propriedades químicas dos álcoois: são compostos muito reativos devido à presença da hidroxila. Apresentam caráter ácido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos.
Principais álcoois:
Glicerol: líquido xaroposo, incolor e adocicado, é obtido através de uma saponificação (reação que origina sabão) dos ésteres que constituem óleos e gorduras. Empregado na fabricação de tintas, cosméticos e na preparação de nitroglicerina (explosivo). Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/alcoois.htm
Etanol (álcool etílico): é usado como solvente na produção de bebidas alcoólicas, na preparação de ácido acético, éter, tintas, perfumes e como combustível de automóveis.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/st orage/recursos/10797/c 2h6o.jpg
Metanol (álcoo l metílico): fórmula H3C ─ OH, é produzido em escala industrial a partir de carvão e água, é usado como solventes em muitas reações e como matéria-prima em polímeros.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10708/metanol.jpg
Solicite aos estudantes que se organizem em equipes de no máximo três pessoas e reflitam sobre as questões abaixo e criem um blog com o título "Álcoois, Álcool em gel: diferentes finalidades".
Link para criar o blog: https://www.blogger.com/start
Para avaliar a aprendizagem da turma, proponha uma pesquisa sobre os diferentes tipos de álcoois e solicite que produzam um mapa conceitual.
Antes de iniciar a produção de mapas conceituais recomendamos a leitura dos textos disponíveis no link:
http://www.possibilidades.com.br/recursos/mapas_mentais.asp
Para produzir os mapas conceituais os estudantes podem acessar o link abaixo:
http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm
Os estudantes poderão implementar uma pesquisa na comunidade afim de investigar o número de casos de pessoas que sofrem pelos males do alcoolismo. Após desenvolverem a pesquisa deverão tabular e apresentar os dados à comunidade escolar posteriormente, em um veículo de comunicação.
Neste s ite a partir do Relato de Experiência Disciplina: Química – 3º Ano - EM é possível saber como os estudantes do Cent ro Estadual de Educação Profissional (CEEP) - Curitiba produziram um dosador de álcool (gel ou líquido) com Garrafa Pet orientados pelo professor Arthur Auwerter.
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=99
UTIMURA, Teruko Y.; Linguanoto, Maria. Química fundamental. São Paulo: FTD, 1998.
Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM).
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedago gia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Nome | Tipo |
---|---|
Etanol | Imagem |
Etanol | Imagem |
Metanol | Imagem |
Etano | Imagem |
Neste link é possível saber se o álcool em gel é mais eficaz do que lavar as mãos com água e sabão
Neste endereço será possível saber que efeitos produz o álcool em gel em nossa pele bem como se prevenir de seus efeitos.
Neste site é possível encontrar a receita para fazer álcool em gel.
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7146
Neste link será possível conhecer os diferentes tipos de álcoois.
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1B/talcooll.html
Neste outro endereço há informações sobre os diferentes tipos de álcoois.
http://deflexao.blogspot.com/2004/09/tipos-de-lcoois.html
Este site apresente a definição de álcool e sua classificação.
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool
A avaliação fundamenta-se na análise observacional. Busca-se avaliar o nível de compreensão dos estudantes, o que em muito poderá contribuir para com o planejamentos das próximas aulas. Postula-se um encaminhamento em que a avaliação diagnóstica esteja sempre presente para que o processo seja de fato formativo. Pode-se avaliar os conhecimentos a partir da análise da produção e uso de mapas mentais ou conceituais. A avaliação poderia considerar a evolução (expansão) do mapa à medida que os estudantes avançassem nos estudos sobre álcoois.
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