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Álcoois e Álcool gel: diferentes finalidades

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
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MARCO ANTONIO AMARAL

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula, será possível aos estudantes compreenderem  como se definem, classificam e são produzidos os Álcoois. Poderão ainda, saber como é produzido o álcool em gel e, se realmente é eficaz no combate a gripe suina H1N1.

Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudante deverá ser capaz de reconhecer fórmulas dos elementos químicos presentes na tabela períódica, reações químicas, balanceamento e equilíbrio químico.

Estratégias e recursos da aula
    

Com o surgimento da gripe Influenza A H1N1 passou-se a recomendar o uso do álcool em gel como forma de prevenção. No cotidiano não tinhamos como hábito o seu uso. Desta forma, o seu consumo aumentou quando a população passa a adquirí-lo com mais frequência. A questão: o uso do álcool em gel na concentração 70% é realmente eficaz na prevenção da gripe suina H1N1?

Outra prática que pode tornar a aula mais dinâmica é interessante solicitar com antecedência à turma que providenciassem os ingredientes apontados no experimento “Como fazer álcool em gel” para que o desenvolvam.
Link do experimento: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7146

Antes de iniciar a produção, solicite à turma que acessem o vídeo “Escola ensina como fazer álcool gel” para que saibam como ocorre o processo de produção do álcool em gel.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=gHAlFk9GiN0

Álcoois: são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados.

A classificação dos álcoois depende da posição da hidroxila:

  • Álcoois primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH2OH.
  • Álcoois secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico – CHOH.
  • Álcoois terciários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono terciário. Possuindo o grupo – COH.

Os álcoois primários e saturados de cadeia normal com até onze carbonos são líquidos incolores, os demais são sólidos. Os álcoois de até três carbonos possuem cheiro agradável e à medida que a cadeia carbônica aumenta, esses líquidos vão se tornando viscosos, de modo que acima de onze carbonos, eles se tornam sólidos inodoros, semelhantes à parafina.

Propriedades químicas dos álcoois: são compostos muito reativos devido à presença da hidroxila. Apresentam caráter ácido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos.

Principais álcoois:

Glicerol: líquido xaroposo, incolor e adocicado, é obtido através de uma saponificação (reação que origina sabão) dos ésteres que constituem óleos e gorduras. Empregado na fabricação de tintas, cosméticos e na preparação de nitroglicerina (explosivo). Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/alcoois.htm

Etanol (álcool etílico): é usado como solvente na produção de bebidas alcoólicas, na preparação de ácido acético, éter, tintas, perfumes e como combustível de automóveis. 
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/st orage/recursos/10797/c 2h6o.jpg


Etanol

Metanol (álcoo l metílico): fórmula H3C ─ OH, é produzido em escala industrial a partir de carvão e água, é usado como solventes em muitas reações e como matéria-prima em polímeros.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10708/metanol.jpg

Metanol

labinfo

Solicite aos estudantes que se organizem em equipes de no máximo três pessoas e reflitam sobre as questões abaixo e criem um blog com o título "Álcoois, Álcool em gel: diferentes finalidades".

Link para criar o blog: https://www.blogger.com/start

  • Quais os tipos de álcoois que podemos encontrar disponíveis e como são classificados? 
  • O álcool em gel é mais eficaz do que lavar as mãos com água e sabão?
  • Porque o álcool deve ter concentração igual 70 ºGL?
  • Ele remove os lipídios naturais que hidratam e protegem a pele?
  • O álcool com creme hidratante à base de lipídios da oliva, evita o ressecamento, protege e hidrata a pele?

 
Para avaliar a aprendizagem da turma, proponha uma pesquisa sobre os diferentes tipos de álcoois e solicite que produzam um mapa conceitual.
Antes de iniciar a produção de mapas conceituais recomendamos a leitura dos textos disponíveis no link:
http://www.possibilidades.com.br/recursos/mapas_mentais.asp

Para produzir os mapas conceituais os estudantes podem acessar o link abaixo:
http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

praticafinal

Os estudantes poderão implementar uma pesquisa na comunidade afim de investigar o número de casos de pessoas que sofrem pelos males do alcoolismo. Após desenvolverem a pesquisa deverão tabular e apresentar os dados à comunidade escolar posteriormente, em um veículo de comunicação.

  • Biologia e Ciências: pode-se trabalhar a questão da gripe Influenza A H1N1 sobretudo sobre os cuidados e tratamentos.
  • História: sugerimos trabalhar as epidemias presentes no mundo ao longo da história. 

Neste s ite a partir do Relato de Experiência Disciplina: Química – 3º Ano - EM é possível saber como os estudantes do Cent ro Estadual de Educação Profissional (CEEP) - Curitiba produziram um dosador de álcool (gel ou líquido) com Garrafa Pet orientados pelo professor Arthur Auwerter.

http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=99

UTIMURA, Teruko Y.; Linguanoto, Maria. Química fundamental. São Paulo: FTD, 1998.

Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM).

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedago gia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Etanol Imagem
Etanol Imagem
Metanol Imagem
Etano Imagem
Recursos Complementares

Neste link é possível saber se o álcool em gel é mais eficaz do que lavar as mãos com água e sabão

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/alcool-gel-mais-eficaz-lavar-maos-agua-sabao-gripe-suina-490911.shtml

Neste endereço será possível saber que efeitos produz o álcool em gel em nossa pele bem como se prevenir de seus efeitos.

http://vidaeestilo.terra.com.br/inverno/2009/interna/0,,OI3958285-EI14007,00-Alcool+gel+amigo+da+saude+mas+inimigo+da+pele.html

Neste site é possível encontrar a receita para fazer álcool em gel.
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7146

Neste link será possível conhecer os diferentes tipos de álcoois.
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1B/talcooll.html

Neste outro endereço há informações sobre os diferentes tipos de álcoois.
http://deflexao.blogspot.com/2004/09/tipos-de-lcoois.html

Este site apresente a definição de álcool e sua classificação.
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool

Avaliação

A avaliação fundamenta-se na análise observacional. Busca-se avaliar o nível de compreensão dos estudantes, o que em muito poderá contribuir para com o planejamentos das próximas aulas. Postula-se um encaminhamento em que a avaliação diagnóstica esteja sempre presente para que o processo seja de fato formativo. Pode-se avaliar os conhecimentos a partir da análise da produção e uso de mapas mentais ou conceituais. A avaliação poderia considerar a evolução (expansão) do mapa à medida que os estudantes avançassem nos estudos sobre álcoois.

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