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Sistema Nervoso

 

23/09/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Constituição do sistema nervoso; Aspectos da vida cotidiana (memória) e sua correlação com o sistema nervoso. Atividade neuronal.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Célula e tecido celular.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/652/imagens/atividade.gif

As atividades dividem-se em atividades no laboratório e uma atividade lúdica, sobre a memória.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/652/imagens/memoria.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/652/imagens/nolaboratorio.gif

Sabemos que o sistema nervoso é o centro regulador de nossas ações e também recordações.
As sugestões de objetos de aprendizagem que seguem, tratam da constituição do sistema nervoso, as células que formam seus órgãos constituintes e a maneira com que se transmite a informação neste sistema (sinapse). Também há um objeto de aprendizagem no que diz respeito à memória. Peça aos alunos para visualizarem os objetos sugeridos e se prepararem para as atividades que se seguirão.
Neste endereço, é possível visualizar as partes que constituem o encéfalo e suas respectivas funções. http://www.virtual.epm.br/material/depquim/4flash.htm E aqui tem a imagem de um neurônio e suas partes. http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Complete_neuron_cell_diagram_pt.svg
Em seguida, temos este objeto de aprendizagem que mostra a diferenciação celular, gerando neurônios e estes o cérebro.

Diferenciação celular

E este que mostra o funcionamento da sinapse.

 


Aqui o professor pode pedir aos alunos que escutem as informações do áudio sobre memória

 

Sono e glicose ajudam na memória , pode acessar este mesmo conteúdo pelo endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3291
A partir deste passo, o professor pode pedir aos alunos que pesquisem na internet, bons hábitos para melhorar a memória e as doenças que afetam o sistema nervoso.
A pesquisa poderá ser feita individualmente ou em grupo, e deverá ser apresentada para os demais colegas em sala de aula. Os alunos poderão escolher o formato em que apresentarão os resultados de sua pesquisa (Cartazes, apresentação feita em computador e apresentada em data-show ou TV Multimídia, encenação de esquete que trabalhe o assunto, entre outras).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/652/imagens/atividadecomplementar.gif

Atividade lúdica
O professor se desejar pode trabalhar a memória com seus alunos. Para isto, é necessário que ele traga para a sala de aula um pano grande o suficiente para cobrir a mesa que ele usará e uma infinidade de pequenos objetos diversos (chave, tampa de caneta, borracha, tachinha, brinco, clips.... e o que mais for possível e conveniente).
Ele colocará sem os alunos verem os objetos dispostos em fileiras. E cobrirá com o pano, ocultando-os. Ai pedirá aos alunos que testem a memória. Os alunos que desejarem participar, levantam-se um a um e dirigem-se para a mesa. Eles terão 30 segundos para observar e memorizar os objetos. O tempo pode ser redimensionado segundo a turma e a quantidade de objetos a ser memorizados. Se estiver muito fácil, o professor pode pedir que além do nome dos objetos, coloque-se a seqüência que eles estão dispostos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/652/imagens/contextualizando.gif

O cérebro é um dos mais complexos e fascinantes órgãos do corpo humano. As pesquisas em neurociência não param de trazer novidades sobre o funcionamento do cérebro. A memória é apenas um dos pontos pesquisados, mas sem dúvida não de menor importância. É ela que ajuda a lembrar tudo o que aprendemos, como também das recordações mais queridas e mais doloridas que temos. É interessante levar aos alunos este aspecto do corpo humano, que trabalha com as recordações e emoções. Pode-se discutir com os alunos as profissões que trabalham neste setor, tais como: neurocirurgião, neurocientista, psiquiatras, psicólogos, entre outros e a importância que eles tem para o bem estar das pessoas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/652/imagens/sitios.gif

http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso1.asp
http://www.cerebromente.org.br/n09/fundamentos/transmissao/voo.htm
http://www.virtual.epm.br/material/depquim/4flash.htm
http://br.geocities.com/neurokidsbr/Explore.htm

AVALIAÇÃO

A tabela abaixo relaciona-se com a avaliação sugerida.

 

  Regular: 1,0 Bom:3,0 Ótimo: 5,0
Participação O aluno não participou, ou participou muito pouco. O aluno participou algumas vezes, fazendo apenas o que era pedido. O aluno participou ativamente, perguntando e pesquisando muito sobre o assunto.
Conteúdo da apresentação A apresentação teve conteúdo fraco ou incorreto. O conteúdo apresentado está correto, mas ainda superficial. Abordou o conteúdo de maneira correta e aprofundada.
Criatividade na exposição Não houve criatividade e pouco capricho na exposição. Apresentação cuidadosa, mas sem muito diferencial. Houve cuidado e originalidade na forma de apresentar.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Diferenciação celular Animação/simulação
Sono e glicose ajudam na memória Áudio
Sinapse 3D Animação/simulação
Avaliação
A avaliação poderá se dar pela participação dos alunos nas atividades e produção dos mesmos. Uma técnica interessante de pontuar a participação e produção dos alunos é a rubrica. A avaliação poderá ser feita por meio da apresentação da pesquisa sobre as doenças do sistema nervoso e a memória. Nesta apresentação, os critérios a serem analisados pelo professor devem ser revelados antes, para que os alunos saibam como proceder. Uma planilha de rubrica é útil para a mensuração da performance dos alunos em cada critério. Apresentamos abaixo um exemplo de planilha.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33,33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • Louise Amalie, Maria Teixeira De Paula , Rio de Janeiro - dijo:
    louiseamalielindenblatt@hotmail.com

    15/12/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do site,pois contem as informaçoes corretas para o professor e o aluno


  • tania maria silva ribeiro, colégio estadual brazilino viegas , Bahia - dijo:
    taniamariasr@yahoo.com.br

    08/07/2010

    Duas estrelas

    ACHEI A AULA MARAVILHOSA. EXPLORA TODOS OS ASPECTOS INCLUSIVE OS TECNOLÓGICOS,BEM MOTIVADA,ATRATIVA E ABERTA``AS OBDERVAÇÕES.ESTÁ D PARABÉNS!!!!


  • Ivanir, E.E.Senador Filinto Müller , Mato Grosso do Sul - dijo:
    iva.guerra@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada, rica em informações, pricipalmente nos recursos tecnológicos.


Sem classificação.
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