Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Culinária e Língua Portuguesa, que mistura é essa?

 

23/09/2009

Autor y Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto, Ana Maria Ferola Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar o vocabulário, interagir, conhecer um novo gênero textual: receitas culinárias e utilizar dados coletados nas receitas para construir tabelas, gráficos, formular e resolver diferentes situações-problema.

Duração das atividades
240 minutos- 4 aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a antes de iniciar essas aulas reveja com os/as alunos/as os gêneros textuais conhecidos: história, bilhete, carta, gibi etc. Leve para sala alguns exemplos dos mesmos, leia-os e/ou peça que alguns/algumas alunos/as os leiam em voz alta. Após esta atividade pergunte se existem diferenças entre esses textos e quais são. Concluída essa exploração, pergunte-os/as se conhecem outros gêneros de textos, deixe-os/as falar e conduza a conversa. Caso ninguém apresente receita culinária mostre um exemplo e pergunte se alguém já leu alguma receita culinária, onde leu e se nas suas casas existem receitas culinárias, de quem são e quais tipos de receitas são prediletas da família. Deixe a conversa fluir, ao encerrá-la peça que tragam de casa, uma receita culinária de fácil preparo, poderá ser doce ou salgada e que contenha ingredientes fáceis de serem encontrados e manuseados.

Proponha a criação de um mural com os títulos:

  1. Tipos de textos que conhecemos (fixe modelos com os nomes dos tipos de textos que representam).
  2. Novo tipo de texto que descobrimos (fixe as receitas que os/as alunos/as trouxerem de casa).
Estratégias e recursos da aula

AULA 1 - 60 minutos

Professor/a, com os/as alunos/as sentados em círculo no chão ou do modo que considerar melhor no seu espaço de sala de aula, peça a eles/as que apresentem as receitas trazidas de casa e fixe-as no mural.
Faça um levantamento com a participação da turma: tipos de receitas que trouxeram (doces ou salgadas) e dos ingredientes comuns, que aparecem nas diferentes receitas. Professor/a anote esse levantamento na lousa ou em uma folha à parte, ao seu critério. Para isso faça a tabulação dos dados coletivamente, pergunte a cada aluno/a que tipo de receita ele/a trouxe e registre na lousa, por exemplo: receitas de doces→12, receitas de salgados→9, receitas de quitandas→6. Trabalhe com cada categoria separadamente, ou seja, tipos de receitas e depois os ingredientes mais utilizados nas receitas. Você poderá utilizar tabelas ou mesmo listar os dados coletados com as quantidades na frente. Por exemplo: número de alunos/as que trouxeram receitas doces; número de alunos/as que trouxeram receitas salgadas, ingredientes mais usados por ordem de incidência: farinha de trigo, leite, etc.
Feito o levantamento, faça junto com seus/as alunos/as, um gráfico ou outros gráficos, isso dependerá da necessidade do momento. Para isso o/a aluno/a deverá conhecer alguns modelos de gráficos. Leve para sala alguns tipos de gráficos retirados de livros e revistas, procure utilizar um modelo de gráfico que não apresente muita complexidade, como o gráfico de colunas. Mostre aos/às alunos/as que os dados coletados serão utilizados no gráfico, para isso faça um modelo, como o que se segue. Não se esqueça da legenda e do uso de lápis de diferentes cores.

GRAFICO 3

Professor/a, para a confecção de um gráfico como o que está exposto acima, proponha aos/às alunos/as o uso de folhas quadriculadas, encontradas em cadernos quadriculados. Você deverá transpor, individualmente, os dados coletados para os quadrinhos. Esse é um momento bem prazeroso para as crianças.
Construído o gráfico, proponha aos/às alunos/as questões para orientarem a compreensão da turma para que sejam respondidas por eles/as. Como por exemplo:
1) Quantas receitas os/as alunos/as trouxeram de casa?
2) Em quantas receitas foram utilizadas leite?
3) Em quantas receitas foram utilizadas açúcar?
4) Qual ingrediente foi mais utilizado?

5) Qual ingrediente foi menos utilizado?


AULA 2 - 60 minutos


Professor/a faça uma votação junto aos/às alunos/as para a escolha de uma receita de fácil preparo, dentre as que trouxeram de casa. Converse com eles/as sobre o significado de uma votação para que não haja confusão entre seus/suas alunos/as e respeitem a decisão da turma. Aproveite a oportunidade para destacar o direito de democracia. Questione o que sabem sobre democracia: significado e exemplos de momentos vivenciados na sala de aula no qual a utilizaram.
Copie na lousa a receita culinária escolhida pela turma, destacando o nome, o tempo de preparo, o rendimento, os ingredientes e o modo de preparo. Peça que copiem. Leia o texto com os/as alunos/as em voz alta. Você poderá optar também, por leitura silenciosa, coletiva ou individual, observando pontuação e entonação de voz.
Destaque com seus/suas alunos/as algumas características do texto, como: lista de ingredientes, abreviaturas, nome de alguma marca de ingrediente, medidas (colher de sopa ou de sobremesa, pitada, xícara, etc). Peça aos/as alunos/as que observem a receita que trouxeram, verificando se contém as características de um texto de culinária.
Peça aos/às alunos/as que observem a receita que trouxeram, verificando se contém as características de um texto de culinária.
Professor/a você poderá confeccionar com seus/suas alunos/as um livro de receitas contendo as r eceitas que trouxeram de casa.

AULA 3- 60 minutos


Caso a escola comporte, execute com seus/suas alunos/as a receita escolhida em votação. Poderá ser um momento bastante prazeroso para a turma, mas não se esqueça de providenciar toucas descartáveis e higienização das mãos de todos/as que participarem. Se não for possível fazer a receita escolhida pelo grupo selecione uma receita, por exemplo, de sanduíche frio e faça com os/as alunos/as.
Leve para a sala as embalagens com os ingredientes. Explore junto a eles/as as mesmas e suas informações tais como: data de validade, peso, marca, tipo de ingrediente, valor nutricional.
Feita a culinária você, professor/a, poderá montar um cartaz na sala com a receita e colar os rótulos dos produtos utilizados.
Importante: antes da execução da receita escolhida deverá ser feita uma leitura para esclarecimento dos diferentes ingredientes e medidas utilizadas.
Peça aos/às alunos/as, que para a próxima aula pesquisem o preço dos ingredientes utilizados na receita.

AULA 4- 60 minutos


Professor/a utilize a pesquisa feita pelos/as alunos/as e monte com eles/as uma tabela única de preços, em seguida elabore situações-problema para resolverem envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão no nível de dificuldade que dominam. Outra opção é solicitar que cada um/uma elabore uma situação-problema e repasse para o/a colega resolver e em seguida devolver para o/a autor/a corrigir.

Recursos Complementares

Sugerimos ao/a professor/a que assista ao vídeo no link: http://www.youtube.com/watch?v=MDOmfw2Hpog que mostra como organizar as crianças para trabalhar com receitas culinárias e as etapas que devemos seguir.

Avaliação

A avaliação destas aulas pode ser feita no decorrer das atividades, por meio da observação e envolvimento dos/as alunos/as.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Suely Faria T. Gonçalves, EE OSVALDO RESENDE , Minas Gerais - dijo:
    sue_lizinha@yahoo.com.br

    29/09/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS PATRICIA, POR ESSA AULA MARAVILHOSA. AMO ATIVIDADES DIFERENCIADAS E VOU TRABALHÁ-LA COM MEUS ALUNOS. ABRAÇOS, SUELY


  • ELISA, EM Presidente Castello Branco , Santa Catarina - dijo:
    soumosy@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Acho significativo ocorrer a "mistura" vamos assim dizer de disciplinas dentro de um mesmo contexto. Vale a pena realizar projetos


  • Luiz Bomfim de Oliveira, Centro Educacional Luis Eduardo Magalhães , Bahia - dijo:
    bommfimm@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gosto de coisas diferentes e ver alunos envolvidos na construção de algo que eles mesmos utilizarão é importantíssimo, afinal desperta neles o interesse pelo REALIZAÇÃO e isto realmente funciona, pois já testei com alunos de 7a. série, tanto com Português quanto com Ciências e o interesse foi total, apesar da resistência inicial por parte dos garotos, mas o resultado foi de 100%. Parabéns PATRÍCIA! Precisamos de professores inovadores.


  • Elma Macedo de Sousa, SEMED-FLO-PI , Piauí - dijo:
    professoraelma@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    òtima


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.