28/09/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Em aula anterior peça para que os alunos tragam rótulos de shampoo, condicionador, sabonete e de outros produtos de higiene.
No laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, pergunte aos alunos quais foram os produtos químicos que eles usaram quando eles tomaram banho? Muitos responderão: shampoo, sabonete, condicionador e outros. Explique para os alunos que todos esses produtos são considerados produtos químicos. Em seguida, peça para que os alunos peguem os rótulos e verifiquem quais são as substâncias químicas que estão presentes na composição desses produtos.
Os alunos deverão anotar as substâncias que são comuns nos produtos e compartilhar essas informações com os demais colegas.
Em seguida, pergunte aos alunos se as substâncias encontradas são as mesmas para todos os produtos (por exemplo: shampoo e sabonete). É provável que os alunos respondão que as substâncias são diferentes para produtos diferentes.
Professor, pergunte aos alunos quais são os produtos que são utilizados para cuidar da pele? Eles responderão que são: cremes, protetores solar e outros. Informe aos alunos que para cuidar da pele devemos utilizar produtos com substâncias químicas específicas para cada situação. Para aprender mais sobre essas substâncias, peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
A química na pele
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12253
Figura 1 – Tela inicial do recurso
Essa simulação os alunos terão que escolher um dos produtos mais adequado para a cicatrização da pele, para isso, eles deverão colocar o mouse sobre o produto e ler a dica que aparecerá:
Figura 2 – Relação dos produtos
Peça para que os alunos criem uma tabela para anotarem as informações de cada um dos produtos. Além disso, eles deverão informar qual dos produtos foi o mais adequado para a situação apresentada.
Produto | Substâncias | Adequado |
Protection Max | Vitaminas: A, C e E | Não |
Esfolex | Extrato de camomila, óleo de silicone e outras | Não |
Anti-Old | Manteiga de karité, óleo de algodão e óleo de silicone | Não |
Acderme | Própolis, estrato das sete ervas e outras | Não |
Sol nascente | Ácido sulfônico, extrato de canela e outras | Não |
Cicatrex | Óxido de zinco e vitaminas A e D | Sim |
Essa tabela deverá ser feita em um editor de texto, e enviada para o professor ou impressa para compor a avaliação.
Informe aos alunos que depois de escolhido o produto, aparecerá uma tela onde os alunos poderão saber o motivo pelo qual o produto é ou não adequado. Peça para que os alunos leiam o motivo de cada um dos produtos.
Figura 3 – Informação sobre o produto escolhido
Após a simulação, pergunte aos alunos qual o foi o produto mais adequado para a situação apresentada? Eles responderão que foi o CICATREX. Explique para os alunos que esse produto contém em sua fórmula as vitaminas A e D que possuem ação regeneradora a médio prazo. Em seguida, os alunos deverão anotar, com o auxílio de um editor de textos, quais são as ações de cada um dos produtos citados na simulação. Esse documento deverá ser entregue para o professor.
Professor, neste momento trabalhe com os conceitos químicos: substâncias simples e substâncias compostas.
Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre a aula é colocar as informações retiradas da simulação.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação e as imagens aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
A química na pele | Animação/simulação |
Artigo da Química Nova na Escola
Ataque à Pele: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/quimsoc.pdf
Simulação
Professor, se desejar continuar com o tema relacionado com a pele poderá utilizar o recurso a seguir:
Tatuagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11026
O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido e dos documentos que foram entregues ao longo da aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!