Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vegetação Brasileira - Como é o verde de minha cidade?

 

16/09/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar a vegetação original brasileira; - Identificar a vegetação típica de sua região; - Desenvolver a percepção ambiental dos para a importância da vegetação em sua região e/ou cidade;
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conhecimentos sobre tipos de vegetação - Conhecimentos sobre localização das regiões brasileiras. - Outros conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01

Sabe-se que a vegetação apresenta importância fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, pois torna o solo fértil, com a decomposição das folhas e de outras partes; reduz a velocidade do escoamento da água, evitando assim, o assoreamento dos rios; permite maior solidez e porosidade do solo por meio do seu sistema radicular; propicia a formação de materiais coloidais, importantes para a aeração do solo; e ainda protege os recursos hídricos e abriga inúmeras formas de vida.


Diante dessa importância, trabalhe com seus alunos a percepção que eles tem da vegetação que compõem a paisagem de sua localidade. Inicie a sua aula trabalhando o conceito de vegetação com seus alunos e sua importância para o equilíbrio ambiental. Pergunte a seus alunos se eles conhecem a vegetação brasileira. Discuta se eles sabem qual a vegetação da sua cidade e quais as características da vegetação.
 

Uma boa maneira de iniciar essa atividade é com a leitura coletiva do texto Vegetação disponível em:
 

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Vegetacao/
 

Utilize-o como forma de elucidar o conceito de vegetação e algumas características da vegetação brasileira. Uma boa opção para desenvolver esse trabalho é utilizar os mapas interativos do IBGE, disponíveis em:
 

http://mapas.ibge.gov.br/


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/661/imagens/imagem.jpg


Esse mapa oferece informações sobre os tipos de vegetações do Brasil. Localize onde sua cidade está inserida, em qual grande Bioma.Professor, vá apontando as localidades e quais os tipos de vegetação original no Brasil, como as áreas de cerrado no centro do Brasil, ou a caatinga no nordeste brasileiro.

Pergunte aos alunos:

- Visualizando o mapa da vegetação original do Brasil, quais os tipos de vegetação original?
 

- Qual tipo de vegetação predominava no Brasil?

- Qual era a que estava em menor extensão no Brasil?

- Onde está nossa cidade no mapa e qual nosso tipo de vegetação?

De acordo com as informações contidas no mata converse com os alunos sobre os locais em que aparecem a vegetação brasileira.


Peça aos alunos para que façam um texto, em casa, para entregar na aula seguinte sobre a vegetação que está presente em sua cidade.
 

Aula 02


Na sequência, receba os textos com os alunos, sobre como eles percebem a vegetação de sua cidade.

Após essa etapa inicial, trabalhe com seus alunos na escala regional, analisando e construindo a percepção que eles tem da vegetação à sua volta.


Essa atividade é importante na medida que é necessário estudos de percepção ambiental para analisar e compreender a relação entre os seres humanos e a vegetação.

E a percepção ambiental pode ser definida como uma tomada de consciência do ambiente pelo “homem”, ou seja, perceber o ambiente em que se está localizado, aprendendo a proteger e cuidar dele da melhor forma possível em busca de uma relação harmoniosa com a natureza e, como conseqüência, de uma melhor qualidade de vida.
 

Faça uma saída de campo com seus alunos pelos arredores da escola, ou na própria área da instituição.

Nessa saída, faça a seus alunos perguntas como:
 

• Existe ou não vegetação nos quintais, nas ruas e na escola?
• Quais plantas que existem nestes espaços?
• Qual planta é a preferida deles e por qual razão?
• Qual a importância da vegetação para a vida das pessoas?
• Qual a sensação de estar em um local desprovido de vegetação e em um outro com vegetação abundante;
• Eles visitam áreas verdes? Quais?;
• O que as áreas verdes representam para a cidade; qual era o estado de conservação das áreas verdes em sua cidade?
• O que eles sentem e/ou fariam se vissem alguém cortando uma árvore?
 

Mediante perguntas como essas o docente pode construir com os alunos a percepção da importância da vegetação à sua volta. Como sugestão, os alunos podem tomar fotos via celulares por exemplo, das árvores, praças é áreas verdes próximas à escola ou no seu trajeto casa-escola e escola-casa. Outra sugestão é que se produza um vídeo com as fotos obtidas
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/661/imagens/arborizacao_urbana.jpg

Você pode criar um fórum ou um blog onde seus alunos podem postar os materiais produzidos nessa pesquisa de campo. Essa atividade deve culminar com uma exposição das fotos e dos vídeos produzidos pelos alunos, onde eles podem fazer uma análise e caracterização da vegetação de sua região.
 

Avaliação
Participação qualificada nas discussões sobre a vegetação original do Brasil; Produção de Texto; Participação no blog e fórum;
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • cristielly, Escola Estadual Prefeito Zico Paiva , Minas Gerais - dijo:
    cristielly_kayque@hotmail.com

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    Otima Opinião vou usar para o meu trabalho escolar mas vou acrecentar umas coisas akkk.... kkkkkkkkkkkkkkkkk Mas fora isso adorei....bjossss ate a proxima


  • Ednayran Guedes de Morais Silva, GRUPO ESCOLAR ADEILDO SANTANA FERNANDES , Pernambuco - dijo:
    ednayranmorais@hotmail.com

    11/04/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito! Trabalho atualmente no laboratório de informática da Escola como orientadora do uso das tecnologias a serviço da prática pedagógica. e também trabalhei como professora durante 07 anos. Ednayran


  • ariana, Escola Estadual Vicente Carlos de Sousa , Tocantins - dijo:
    aryanaduarte@hotmail.com

    24/05/2010

    Cinco estrelas

    Excelente sugestão de aula!! Vou usar com certeza!!! Obrigada!!


  • Isabel S. de J Barbosa, Escola Municipal Jonas Barbosa , Bahia - dijo:
    isabel.silva415@gmail.com

    16/05/2010

    Cinco estrelas

    O texto é muito bom e ajudará o educador a melhorar bastante seus conhecimentos, podendo assim ajudar seus alunos. Obriga !


  • Ana, NTE - CACHOEIRA DO SUL , Rio Grande do Sul - dijo:
    nte-cachoeira@seduc.rs.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Considerações: Excelente aula, podendo ser discutida questões ambientais, econômicas, políticas e socias, gerando uma interdisciplinariedade.


  • Margarete Curto Schütz, NTE - CACHOEIRA DO SUL , Rio Grande do Sul - dijo:
    nte-cachoeira@seduc.rs.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Colega! Adorei a sugestão, uma aula interdisciplinar, onde os alunos possam estar postando sua construção em um Blog, proporcionando a interatividade. É isto que precisamos lançar na escola, só assim vamos mudar a concepção de aprendizagem, nós enquanto educadores temos que levar ao aluno a construção de sua aprendizagem, traçarmos rumos e estarmos apostos para auxiliá-los quando necessário. NTE-Cachoeira do Sul


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.