Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Televisão nossa de cada dia!

 

09/12/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar as relações entre globalização e televisão • Identificar a importância da televisão na atualidade • Identificar a origem da televisão e sua evolução
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito das características da globalização Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01

Sabe-se a importância da televisão como meio de veiculação de massa na sociedade contemporânea mundial. O presente plano de aula busca trabalhar a influência dessa mídia com os educandos.
 

Uma boa maneira de se entender a importância da televisão como meio de comunicação em massa é compará-la com outras mídias. Essa aula pode ser iniciada a partir de uma pesquisa sobre os meios de comunicação. Divida a turma em grupos de acordo com o número de meios de comunicação como jornais, revistas, rádios, internet e televisão. Professor, escolha as melhores fontes para sua realidade regional. Algumas sugestões para pesquisa são:

www.anj.org.br/jornaleeducacao/noticias/pesquisa-comprova-importancia-do-jornal-na-escola

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/664/imagens/jornal.JPG

 

Para entender essa importância solicite a seus alunos que pesquisem o número de domícilios no Brasil que tem TV, em relação ao total da população. Esse é um dado básico do censo e está disponível no site do IBGE. Dessa maneira os alunos podem identificar a importância da tv como veículo de comunicação de massa.
 

Durante a discussão leve o aluno a entender que a televisão é o meio de comunicação mais utilizado pela população. Uma sugestão para direcionar essa pesquisa dos alunos é que eles busquem pesquisar quantos % da população tem TV.
 

Feita essa pesquisa sugere-se que seja exibido aos alunos o vídeo “De onde vem a televisão?”, um episódio do programa De onde vem?, da TV Escola. Explica a origem da televisão, sua história, evolução e contemporaneidade com a chegada da TV digital.

 



 

Uma outra sugestão é uma visita ao site “Tudo sobre TV” disponível em:

http://www.tudosobretv.com.br/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/664/imagens/televisao.JPG

Solicite aos alunos que faça uma crítica apresentando pontos negativos e positivos sobre a mídia que lhe coube pesquisar e considere a apresentação oral, o envolvimento do aluno, sua criatividade no processo de avaliação.

Aula 02

Na segunda aula retome as conclusões sobre a importância da TV como veículo de comunicação de massa. A partir daí se poderá verificar que nesse contexto se encaixam as propagandas: para vender produtos, disseminar um determinado padrão de consumo entre outros, ressalte isso a seus alunos!
Questione com seus alunos sobre os produtos anunciados na TV. Cite por exemplo que muitos são importados ou consumidos no mundo inteiro, que a propaganda de uma rede de fast food aqui no Brasil é a mesma veiculada na China.
 

Peça que eles identifiquem esses produtos ou padrões de conduta (músicas na hit parade mundial, moda, etc...) isso vai mais uma aula.

No desenvolvimento dessa atividade, somos conduzidos à abordagem do tema globalização.

Explique aos alunos que a globalização compreende mais do que o fluxo monetário e de mercadoria; implica a interdependência dos países e das pessoas, além da uniformização de padrões e está ocorrendo em todo o mundo, também no espaço social e cultural. É chamada de "terceira revolução tecnológica" (processamento, difusão e transmissão de informações) e acredita-se que a globalização define uma nova era da história humana. Diga que a globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.

Depois dessa explicação dialogue com os alunos a influência da televisão no mundo globalizado. Para desenvolver esse diálogo pergunte aos alunos:

• A televisão permite o fluxo de informações? De que forma?
• O comércio pode ser influenciado pela televisão? Como?
• A televisão ajuda a uniformizar o homem? Por quê?


A partir dessas e de outras perguntas que julgar interessante vá mostrando que o número e a diversidade de informações que a televisão abrange são muitas, assim como propagandas que levam as pessoas a consumirem mais ou adotar determinados padrões de comportamento a partir daqueles apresentado ou divulgados pela televisão. Lembre que a televisão está em quase todos os locais do mundo e que muitas imagens sobre diferentes assuntos são transmitidas por ela.

Comente com os alunos que a televisão evoluiu muito desde a sua criação até chegar aos moldes como conhecemos hoje e tende a evoluir mais ainda. Professor explore ainda que as novas tecnologias, como as de evolução da televisão estão presentes no mundo globalizado.
Desenvolvidas essas atividades, solicite a seus alunos um texto dissertativo sobre o assunto (relação da TV com a globalização da economia). Essa temática deverá gerar fóruns de discussão muito interessantes. Como sugestão podem-se abrir fóruns de discussão sobre propagandas, por exemplo.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a televisão? Vídeo
Avaliação
Participação qualificada nas discussões; Respostas às questões realizadas durante a aula; Texto a ser produzido no fim da aula; Partipação em fórum e blog.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/4 - 0%
  • Quatro estrelas 4/4 - 100%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Valter de Melo Martins, UEPB - Geografia , Rio Grande do Norte - dijo:
    valtermartins1950@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Essa aula possui todos os requisitos necessários para o entendimento do tema globalização exercida pela televisão, mas, a mesma não poderá ser aplicada em alguns lugares, devido a realidade sociocultural, da mesma localidade.


  • Alexandre Melo (Tio XandE), E E E F M DAVID SALOMAO MUFARREJ , Pará - dijo:
    geo_asm@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante. Nas horas vagas os alunos acabam se desprendendo do habitual costume de ficar horas e horas na frente da TV e, simultaneamente, assistem o que gostam e relacionam propaganda - marca - produto - utilização / aplicabilidade diária - comparações do próprio nível de consumo, etc. Vou agilizar algumas idéias e readaptá-las ao conteúdo programático. Muito bom, mesmo!


  • Maria Lucia Nobrega de Lima, Escola Est. Centro Com. Assist. de Santana , Bahia - dijo:
    lucia.nobrega.edu@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Considerei de grande importancia olhar sobre o tema globalização. A nossa pratica pedagogica deve ser voltada para a observação do global independente das circunstancias "momentaneas "


  • Ppenha, ESC INSTITUTO DE EDUCAÇAO LOURENÇO FILHO , Acre - dijo:
    carmemserena@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante !


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.