09/12/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Aula 01
Sabe-se a importância da televisão como meio de veiculação de massa na sociedade contemporânea mundial. O presente plano de aula busca trabalhar a influência dessa mídia com os educandos.
Uma boa maneira de se entender a importância da televisão como meio de comunicação em massa é compará-la com outras mídias. Essa aula pode ser iniciada a partir de uma pesquisa sobre os meios de comunicação. Divida a turma em grupos de acordo com o número de meios de comunicação como jornais, revistas, rádios, internet e televisão. Professor, escolha as melhores fontes para sua realidade regional. Algumas sugestões para pesquisa são:
www.anj.org.br/jornaleeducacao/noticias/pesquisa-comprova-importancia-do-jornal-na-escola
Para entender essa importância solicite a seus alunos que pesquisem o número de domícilios no Brasil que tem TV, em relação ao total da população. Esse é um dado básico do censo e está disponível no site do IBGE. Dessa maneira os alunos podem identificar a importância da tv como veículo de comunicação de massa.
Durante a discussão leve o aluno a entender que a televisão é o meio de comunicação mais utilizado pela população. Uma sugestão para direcionar essa pesquisa dos alunos é que eles busquem pesquisar quantos % da população tem TV.
Feita essa pesquisa sugere-se que seja exibido aos alunos o vídeo “De onde vem a televisão?”, um episódio do programa De onde vem?, da TV Escola. Explica a origem da televisão, sua história, evolução e contemporaneidade com a chegada da TV digital.
Uma outra sugestão é uma visita ao site “Tudo sobre TV” disponível em:
http://www.tudosobretv.com.br/
Solicite aos alunos que faça uma crítica apresentando pontos negativos e positivos sobre a mídia que lhe coube pesquisar e considere a apresentação oral, o envolvimento do aluno, sua criatividade no processo de avaliação.
Aula 02
Na segunda aula retome as conclusões sobre a importância da TV como veículo de comunicação de massa. A partir daí se poderá verificar que nesse contexto se encaixam as propagandas: para vender produtos, disseminar um determinado padrão de consumo entre outros, ressalte isso a seus alunos!
Questione com seus alunos sobre os produtos anunciados na TV. Cite por exemplo que muitos são importados ou consumidos no mundo inteiro, que a propaganda de uma rede de fast food aqui no Brasil é a mesma veiculada na China.
Peça que eles identifiquem esses produtos ou padrões de conduta (músicas na hit parade mundial, moda, etc...) isso vai mais uma aula.
No desenvolvimento dessa atividade, somos conduzidos à abordagem do tema globalização.
Explique aos alunos que a globalização compreende mais do que o fluxo monetário e de mercadoria; implica a interdependência dos países e das pessoas, além da uniformização de padrões e está ocorrendo em todo o mundo, também no espaço social e cultural. É chamada de "terceira revolução tecnológica" (processamento, difusão e transmissão de informações) e acredita-se que a globalização define uma nova era da história humana. Diga que a globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.
Depois dessa explicação dialogue com os alunos a influência da televisão no mundo globalizado. Para desenvolver esse diálogo pergunte aos alunos:
• A televisão permite o fluxo de informações? De que forma?
• O comércio pode ser influenciado pela televisão? Como?
• A televisão ajuda a uniformizar o homem? Por quê?
A partir dessas e de outras perguntas que julgar interessante vá mostrando que o número e a diversidade de informações que a televisão abrange são muitas, assim como propagandas que levam as pessoas a consumirem mais ou adotar determinados padrões de comportamento a partir daqueles apresentado ou divulgados pela televisão. Lembre que a televisão está em quase todos os locais do mundo e que muitas imagens sobre diferentes assuntos são transmitidas por ela.
Comente com os alunos que a televisão evoluiu muito desde a sua criação até chegar aos moldes como conhecemos hoje e tende a evoluir mais ainda. Professor explore ainda que as novas tecnologias, como as de evolução da televisão estão presentes no mundo globalizado.
Desenvolvidas essas atividades, solicite a seus alunos um texto dissertativo sobre o assunto (relação da TV com a globalização da economia). Essa temática deverá gerar fóruns de discussão muito interessantes. Como sugestão podem-se abrir fóruns de discussão sobre propagandas, por exemplo.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem a televisão? | Vídeo |
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasEssa aula possui todos os requisitos necessários para o entendimento do tema globalização exercida pela televisão, mas, a mesma não poderá ser aplicada em alguns lugares, devido a realidade sociocultural, da mesma localidade.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante. Nas horas vagas os alunos acabam se desprendendo do habitual costume de ficar horas e horas na frente da TV e, simultaneamente, assistem o que gostam e relacionam propaganda - marca - produto - utilização / aplicabilidade diária - comparações do próprio nível de consumo, etc. Vou agilizar algumas idéias e readaptá-las ao conteúdo programático. Muito bom, mesmo!
24/03/2010
Quatro estrelasConsiderei de grande importancia olhar sobre o tema globalização. A nossa pratica pedagogica deve ser voltada para a observação do global independente das circunstancias "momentaneas "
24/03/2010
Quatro estrelasAchei interessante !