Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogando o Soletrando – estratégias alfabetizadoras

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

MESQUITA - RJ E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

Simone Alencastre Gloria Maria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a reflexão sobre a categorização gráfica e funcional das letras ;

Incrementar o reconhecimentos das unidades fonológicas, através de um jogo;

Desperta o interesse pela aprendizagem, por tratar-se de um jogo;

Desenvolver estratégias de leitura e o reconhecimento global das palavras;

Apresentar o gênero "texto instrucional";

Ampliar a percepção entre os  modos de falar e escrever;

Duração das atividades
1 aula - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno conheça o programa da televisão

Estratégias e recursos da aula

Atividades preliminares
1 - Propor o jogo "Soletrando" na sala de aula, como forma de escolha do ajudante da semana.
2 – Elaborar com a turma as regras do jogo. Na minha turma ficaram decididas as seguintes regras:



3 – Apresentar listas dentro do mesmo campo semântico que ficarão expostas na sala e também afixadas no caderno.
4- Como rotina, deve-se fazer a leitura da lista diariamente, assim como elaborar outras atividades tendo como base as mesmas palavras, tais como: caça-palavras, cruzadinha, força, trilha, etc...
5 – Na sexta-feira, organize a sala, colocando 4 cadeiras de costas para o quadro , voltada para o restante dos alunos, como se estes fossem uma platéia. Sorteie 4 alunos e os posicione nas cadeiras. Distribuía para os não sorteados uma cartela em formato de bingo, para que os alunos acompanhem e marquem as palavras sorteadas, conforme o exemplo:


6 – O professor deverá sortear as palavras , registrando no quadro as letras ditadas pelo aluno participante. Ao final da soletração a criança deverá ser  convidada a ler o que ditou. Em caso de erro, será eliminado. Em caso de acerto, permanece para a próxima rodada. O aluno vencedor é o ajudante da semana;

Recursos Complementares

Mural das palavras
Lista de palavras para o caderno
Tabela das palavras

Avaliação

A manutenção do jogo “Soletrando” como uma atividade semanal possibilita que muitas habilidades, competências e atitudes sejam desenvolvidas e avaliadas durante sua execução, tais como:

A atenção para ouvir o outro;

Desenvolvimento do hábito do estudo em casa;

Reflexão sobre as relações entre grafemas e fonemas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/9 - 55,56%
  • Quatro estrelas 4/9 - 44,44%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Gisonete Melo, Escola Municipal Francisco Zeferino Pessoa , Pernambuco - dijo:
    gisasiqueira1@hotmail.com

    10/05/2015

    Quatro estrelas

    Muito bom! Esta semana aplicarei com minha turma.


  • Paula, EM Edith Castro , Rio de Janeiro - dijo:
    pepa_paes@hotmail.com

    19/03/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom!!! Aplicarei!!!


  • rogeria vidal, E.M.PREF.MILTON R. ROCHA , Rio de Janeiro - dijo:
    rogeriavidal@gmail.com

    09/02/2012

    Cinco estrelas

    Achei muito boa a aula. Uma atividade que vai animar a aula e o aluno para estudar em casa.


  • Rosangela Aguilera, EMEIF Albino Mariano Rodrigues , São Paulo - dijo:
    rosangelaaguilera28@hotmail.com

    23/06/2011

    Quatro estrelas

    Muito legal É uma atividade que envolve o jogo , junto a leitura o que realmente os alunos adoram.


  • CELESTINA GARONCI, E.E. Gov. Juscelino Kubitschek , Minas Gerais - dijo:
    celestina_barros@hotmail.com

    28/02/2011

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito sugestiva. Vou aplicá-la em minha turma. Obrigada pela sugetão.


  • Roberta Marcassa Thomaz de Aquino, E. M. Prof. Dorival Teixeira , São Paulo - dijo:
    robertamarcassa@hotmail.com

    16/10/2010

    Cinco estrelas

    Tudo que proporcione interatividade, é muito válido. Soletrando é um campeão de audiência, as crianças adoram, e podem participar de um igualzinho em sua escola, é pra lá de divertido e muito educativo! Parabéns!


  • Maria Cristina Nunes Araujo, Fundação Bradesco - Vila Velha , Espírito Santo - dijo:
    cristina_402008@hotmail.com

    27/07/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da atividade, visto que por meio da "brincadeira" as crianças tem a possibilidade de desestabilizar as suas hipoteses de escrita. Abraços, Maria Cristina


  • Marlene N. Amancio, E.M. Antonio Paulino , Mato Grosso do Sul - dijo:
    marleneamancio@uol.com.br

    30/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua sugestão de aula, estarei usando em minha sala de aula. Obrigada!


  • Luciane, Escola Municipal Castelo Branco , Mato Grosso do Sul - dijo:
    lucianeog@hotmail.com

    08/05/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula com certeza é bastante enriquecedora para alfabetizar nossos alunos de uma forma estimulante. Adorei a sugestão estarei aplicando em minhas aulas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.