30/11/2009
Simone Alencastre Gloria Maria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Desenvolver a reflexão sobre a categorização gráfica e funcional das letras ;
Incrementar o reconhecimentos das unidades fonológicas, através de um jogo;
Desperta o interesse pela aprendizagem, por tratar-se de um jogo;
Desenvolver estratégias de leitura e o reconhecimento global das palavras;
Apresentar o gênero "texto instrucional";
Ampliar a percepção entre os modos de falar e escrever;
É necessário que o aluno conheça o programa da televisão
Atividades preliminares
1 - Propor o jogo "Soletrando" na sala de aula, como forma de escolha do ajudante da semana.
2 – Elaborar com a turma as regras do jogo. Na minha turma ficaram decididas as seguintes regras:
3 – Apresentar listas dentro do mesmo campo semântico que ficarão expostas na sala e também afixadas no caderno.
4- Como rotina, deve-se fazer a leitura da lista diariamente, assim como elaborar outras atividades tendo como base as mesmas palavras, tais como: caça-palavras, cruzadinha, força, trilha, etc...
5 – Na sexta-feira, organize a sala, colocando 4 cadeiras de costas para o quadro , voltada para o restante dos alunos, como se estes fossem uma platéia. Sorteie 4 alunos e os posicione nas cadeiras. Distribuía para os não sorteados uma cartela em formato de bingo, para que os alunos acompanhem e marquem as palavras sorteadas, conforme o exemplo:
6 – O professor deverá sortear as palavras , registrando no quadro as letras ditadas pelo aluno participante. Ao final da soletração a criança deverá ser convidada a ler o que ditou. Em caso de erro, será eliminado. Em caso de acerto, permanece para a próxima rodada. O aluno vencedor é o ajudante da semana;
Mural das palavras
Lista de palavras para o caderno
Tabela das palavras
A manutenção do jogo “Soletrando” como uma atividade semanal possibilita que muitas habilidades, competências e atitudes sejam desenvolvidas e avaliadas durante sua execução, tais como:
A atenção para ouvir o outro;
Desenvolvimento do hábito do estudo em casa;
Reflexão sobre as relações entre grafemas e fonemas.
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/05/2015
Quatro estrelasMuito bom! Esta semana aplicarei com minha turma.
19/03/2013
Quatro estrelasMuito bom!!! Aplicarei!!!
09/02/2012
Cinco estrelasAchei muito boa a aula. Uma atividade que vai animar a aula e o aluno para estudar em casa.
23/06/2011
Quatro estrelasMuito legal É uma atividade que envolve o jogo , junto a leitura o que realmente os alunos adoram.
28/02/2011
Quatro estrelasAchei a aula muito sugestiva. Vou aplicá-la em minha turma. Obrigada pela sugetão.
16/10/2010
Cinco estrelasTudo que proporcione interatividade, é muito válido. Soletrando é um campeão de audiência, as crianças adoram, e podem participar de um igualzinho em sua escola, é pra lá de divertido e muito educativo! Parabéns!
27/07/2010
Cinco estrelasGostei muito da atividade, visto que por meio da "brincadeira" as crianças tem a possibilidade de desestabilizar as suas hipoteses de escrita. Abraços, Maria Cristina
30/05/2010
Cinco estrelasGostei muito da sua sugestão de aula, estarei usando em minha sala de aula. Obrigada!
08/05/2010
Cinco estrelasEsta aula com certeza é bastante enriquecedora para alfabetizar nossos alunos de uma forma estimulante. Adorei a sugestão estarei aplicando em minhas aulas.