Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Orçamento público: construindo a cidadania

 

30/09/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Gílian Cristina Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender e analisar como se planeja e executa as finanças públicas e quais os impactos de uma má administração para a sociedade.
Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sem conhecimentos prévios necessários.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01

Em grupo, no laboratório de informática, solicite aos alunos que façam a leitura do seguinte recurso.

undefined

Disponível em: http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/flashs/diversos/ConstruindoCidadania/construindo.htm, acesso em 19 de set. de 2009.

Professor, proponha aos alunos que realizem a atividade de simulação a seguir, apresentando a seguinte questão:

Na atividade anterior conhecemos a Vila Esperança, nela foi realizada um movimento pelos moradores para resolver os problemas da localidade. Você saberia como agir em tal situação?

Vamos simular uma situação de gerencia dos recursos municipais na atividade a seguir.

Atividade 02

Esse jogo simula uma administração pública através do orçamento público que possibilita aos governantes o orçamento e a execução das finanças públicas da cidade de Legislândia.

Como já estudado na atividade anterior, as finanças públicas abrangem a captação de recursos pelo Estado, por meio dos impostos, sua gestão e seu gasto para atender às necessidades da coletividade e do próprio Estado.

Jogo do orçamento

O desafio neste jogo é que os alunos administrem o dinheiro da cidade de Legislândia e resolvam os problemas que afligem os cidadãos. A cidade tem 50 mil habitantes, os parques estão abandonados, a metade dos postos de saúde foram fechados, o transporte público funciona mal. Mesmo com todos estes problemas a segurança e educação vão bem. Mas...mesmo assim a população tem se manifestado com protestos em frente à prefeitura. A moeda de Legislândia ;e o LEGAL (L$).

Todas as intruções devem ser lidas para que possam realizar o jogo com sucesso.

undefined

Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/Jogos/jogo_do_orcamento/jogo_do_orcamento.htm, acesso em 19 de set. de 2009.

Atividade 03

Solicite aos alunos que apresentem individualmente um relatório final, em forma de dissertação, do jogo realizado, relatando sobre a opinião dos cidadãos, o total de recursos, as áreas e os itens nos quais ele realizou os investimentos.

A população ficou contente com os resultados?

O que poderia ser feito para melhores resultados serem alcançados?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo do orçamento Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação permeará a:

  • Observação dos aspectos cognitivos e atitudinais.
  • Análise da mudança quanto a postura e formação cidadã frente a ações que permeiam a educação fiscal.
  • Intervenção pela análise do domínio da língua portuguesa e seus gêneros textuais propostos na atividade de catarse.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Jane Carneiro Albuquerque, Escola EstadualCoema Souto Maior , Roraima - dijo:
    jane15anos@gmail.com

    15/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a atividade e estava a procura de algo assim para dinamizar minhas aulas, parabéns!!!!


  • Elaine Reato Hypolito, PAULO MONTE SERRAT FILHO PROF DR EMEF , São Paulo - dijo:
    lainerto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula é criativa. Estou fazenda o um curso da receita federal e muito contribuiu para o meu projeto.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.