Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Introduzindo o gênero: História em Quadrinhos

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar o conhecimento linguístico através da leitura e escrita da história em quadrinhos, enquanto gênero textual socialmente usado pela mídia impressa.
  • Conhecer os recursos coesivos e gráficos, e a estrutura textual da história em quadrinhos.
Duração das atividades
1 aula e meia (aproximadamente 80 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar imerso no processo de alfabetização e letramento, reconhecendo o código lido-escrito.  

Estratégias e recursos da aula

OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA

       Por muito tempo, o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais se ateve à mera decodificação do código escrito, ato mecânico que se opõe à idéia de Letramento ( uso social da língua como meio de interação com o mundo).

       Na produção da linguagem escrita, os símbolos gráficos formam as palavras e estas estabelecem um diálogo interno, uma inter-relação, uma tecitura, dando origem ao texto que é a unidade significativa no relacionamento humano. São “janelas para o mundo”. Por isso, é imperativa a necessidade de se trabalhar o texto na escola, como instrumento de inserção do homem na sociedade.

       Por sua vez, os textos se agrupam em gêneros textuais, de acordo com suas características próprias: marcas linguísticas formais, intenção comunicativa, suporte gráfico, arquitetura, entre outras.

      Finalizando, os textos são instrumentos sócio-historicamente construídos para se realizar a ação da linguagem humana e, assim sendo, devem ser o objeto de ensino de Língua Portuguesa.

 A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

       A sequência didática, sendo um corpus de textos e atividades apropriados a um gênero textual, é uma alternativa eficaz para se vencer a parcelização do conhecimento. Os conhecimentos linguísticos vão se somando, se completando, construindo um todo significativo para o estudante.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

      A história em quadrinhos é um gênero textual instigante, prazeroso, pertinente à realidade do aluno, rico de recursos semióticos e um material didático de fácil aquisição.

      Há um vídeo muito interessante sobre o uso da história em quadrinhos na sala de aula encontrado em http://www.dominiopublico.gov.br/dowload/video/me003587.wmv

PRIMEIRA AULA

     A professora apresentará aos alunos uma história em quadrinhos no data show, retroprojetor , folhas xerocadas ou cartazes. A numeração dos quadrinhos ajudará à professora a  orientar e precisar a observação dos alunos.

A)  Leitura silenciosa da história em quadrinhos.

B)   A professora fará uma revisão oral com os alunos dos gêneros textuais já conhecidos e estabelecerão,  juntos, comparações:

  • O uso de balões na representação das falas;
  • A ausência de parágrafos e travessões;
  • A pouca presença ou total ausência do narrador;
  • Os diferentes sinais gráficos utilizados para representar movimentos, sentimentos, palavrões, as onomatopéias, etc.

   Esta e muitas outras histórias da Turma da Mônica podem ser encontradas no site http://monica.com.br/index.htm

Recursos Complementares

Referência bibliográfica

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

CAGLIARE, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo. Scipione, 1990.

DANIELS, H. Vygostsky em foco: pressupostos e desdobramentos; Papirus Editora; SP; 1994.

FERREIRA, Emília e TEBEROSKY, Ana: Psicogênese da Língua Escrita, Porto Alegre, Artes Médicas, 1985

Avaliação

     As crianças deverão registrar no caderno as diferenças percebidas entre a história em quadrinhos e os textos narrativos. Na correção oral a professora oportunizará aos alunos emitirem e confrontarem suas opiniões, promovendo assim o crescimento de todos:

Exemplo:Perceberam que a história em quadrinhos tem pouco texto e muitas gravuras? Entenderam que não se usa páragrafos e travessões? Compreenderam os sinais representativos de movimento, expressões e as onomatopeias tão significaivas nos quadrinhos?...

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.