10/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno aprenderá :
-O uso das formas CAN e CAN'T para expressar habilidade;
-Ampliará o vocabulário sobre diversos esportes;
-Aprenderá quando a conjunção BUT é usada.
Durante as aulas, será necessário que os alunos relatem costumes (sobre esportes). Por isso, é importante que o Simple Present seja trabalhado como conhecimento prévio.
Para mais informações sobre o simple present acesse:
http://www.brasilescola.com/ingles/simple-present.htm
(acesso em 08 de Setembro de 2009)
Faça perguntas aos alunos com a intenção de motivá-los a falar sobre os esportes mais populares no Brasil.
a)- Do you like sports?
b)- What sports do you play or watch? What are the necessary abilities to practice them?
c)-What sports are popular in your country?
d)- Where can you practice the sports presented?
e)- Can you practice them in group or by yourself?
Cole no quadro figuras de esportes em geral e peça a alunos voluntários que venham ao quadro marcar que esporte(s) eles acham que são populares no Brasil. Veja as sugestões de figuras abaixo que podem ser copiadas em um documento do Word e impressas com uma boa qualidade de tinta. Outra alternativa é procurar figuras em revistas.
Figura 1: Cristiano Ronaldo jogando futebol.
Fonte: http://br.oleole.com/media/main/images/member_photos/group1/subgrp33/mem6457-20070808220142.jpg
(acesso em 08 de Setembro de 2009)
Figura 2: Guga jogando tênis.
Fonte: http://www.mytho.com.pt/blog/wp-content/uploads/2008/04/kuerten0206.jpg
(acesso em 08 de Setembro de 2009)
Figura 3: Justin Timberlake jogando golf.
Fonte: http://ego.globo.com/Gente/foto/0,,14828577-EXH,00.jpg
(acesso em 08 de Setembro de 2009)
Figura 4: Jogo de vôlei feminino.
Fonte: http://static.hsw.com.br/gif/pan-volei-de-praia-1.jpg
(acesso em 08 de Setembro de 2009)
Figura 5: Pessoa nadando.
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/img/natacao1.jpg
(acesso em 08 de Setembro de 2009)
Figura 6: Pessoa correndo
Fonte: http://www.prohealthpartners.com/pix/second/news/sp_sum_97/jogging.jpg
(acesso em 08 de Setembro de 2009)
Sugestão 1: O professor poderá pedir que os alunos discutam entre eles as respostas das perguntas a, b, c, d, e.
Sugestão 2: O professor deverá esclarecer dúvidas e incentivar os alunos a conhecerem mais nomes de esportes jogados no Brasil e em outros países.
Depois de apresentar os esportes, peça a eles que, em dupla, trio ou grupo (de quatro pessoas), respondam as seguintes perguntas e que anotem as respostas um do outro:
1)- Can you play soccer?
2)- Can you play tennis?3)- Can you play golf?
4)- Can you play volleyball ?
5)- Can you go swimming?
6)- Can you go jogging?
Leia as perguntas com eles e explique a função da forma CAN. Mostre-os que neste caso, CAN é usado para expressar habilidades e a forma CAN’T possui o sentido de negação.
Ex: I can swimm. / I can go jogging.
Apresente aos alunos a seguinte explicação sobre CAN e CAN’T.
O verbo Can significa: poder fazer algo, conseguir, ser capaz.
- I can beat you.
Para fazer a negativa, basta adicionar o NOT:
- I can not (cannot, can’t) beat you.
Na interrogativa, o verbo CAN fica antes do sujeito principal da frase:
- Can I beat you?
Fonte: http://www.infoescola.com/ingles/verbo-can-the-can-verb/
(acesso em 08 de Setembro de 2009)
Observação 1: Incentive os alunos a dar respostas longas, tais como: I can play soccer ou I can’t play soccer.
Observação 2: O professor deve apresentar o seguinte vídeo para que a pronúncia de CAN/CAN’T seja reforçada: http://www.sk.com.br/sk-can.html (acesso em 08 de Setembro de 2009). O professor deverá chamar atenção para a tentativa de descrever os sons da frase dada.
Escreva no quadro a seguinte seqüência:
Jéssica can play soccer bu she can’t play volleyball. Pedro can play volleyball but he can’t go jogging.
Observação: Aqui o professor deverá trocar os nomes por nomes de seus alunos e por informações deles.
Observação: Aproveite o momento e explique o uso da conjunção BUT. Para mais informações sobre esta palavra, acesse: http://pt.wiktionary.org/wiki/but (acesso em 08 de Setembro de 2009)
Peça aos alunos que formem um círculo dentro da sala. Como se fosse um jogo de memória, cada um deve falar uma habilidade (usando o CAN) e/ou uma não habilidade (usando o CAN’T) de si próprio. O aluno que estiver do lado deverá repetir o que o colega acabou de dizer e acrescentar suas informações, o terceiro aluno deverá falar sobre o segundo e sobre si próprio. A brincadeira deve acontecer até que a turma inteira participe.
Ex:
Primeiro aluno: “I can play soccer but I can’t play golf.”
Segundo aluno: He/She can play soccer but He/She can’t play golf. I can play golf but I can’t go swimming.
Etc…
Sugestão: Se for possível, grave essa brincadeira. Será um material valioso para uma futura revisão desses tópicos.
Sugestão: Nesta brincadeira, os alunos ficam extremamente excitados pelo fato de terem que memorizar as informações. Se for necessário, faça disso uma competição. Diga aos alunos que o jogo vai funcionar com os grupos (duplas ou trios) feitos na etapa 2. Se errarem ou esquecerem as informações, os mesmos serão eliminados até que restem apenas três alunos. Se quiser, dê um prêmio aos que chegaram à “final”.
Proponha aos alunos que pesquisem sobre os esportes estudados anteriormente e que produzam cartazes com as principais informações sobre tais esportes.
Antes de iniciar a produção dos cartazes, trabalhe com seus alunos as características desse gênero:
CARACTERÍSTICAS DO CARTAZ
1.Informa, instrui e persuadi o leitor sobre algum assunto;
2.Geralmente utiliza as linguagens verbal e não verbal, podendo haver predomínio de uma delas;
3.Texto em linguagem verbal curto, para uma leitura rápida;
4.Presença de título que tem por finalidade atrair o leitor e definir o assunto do cartaz;
5.Linguagem verbal clara, direta, objetiva e concisa, adequada aos objetivos da campanha e ao público a que se destina;
6.Emprega, geralmente, o padrão culto formal da língua.
(acesso em 08 de Setembro de 2009)
Os passos que deverão ser seguidos para que os alunos consigam realizar a tarefa indicada na aula 4 são:
1. Oriente os grupos de alunos para a pesquisa sobre o esporte que eles escolheram e sugira revistas, sites na internet e enciclopédias: peça a eles que anotem o vocabulário referente a esse esporte (outros possíveis nomes, onde é praticado, regras, uniforme, times/equipes famosas, participação em olimpíadas/Copa do mundo/torneios importantes).
2. Eles deverão consultar um dicionário em Inglês para encontrar o significado das palavras (oriente-os, se necessário, quanto ao uso do dicionário para que não anotem a primeira tradução que encontrarem e usem uma palavra inadequadamente).
3. Peça-os que escrevam as frases em Inglês. Lembre-os de que não é aconselhável escrever em português para depois fazer a tradução. Eles devem estar cientes dos perigos de traduzir expressões de maneira “aportuguesada”, cometendo sérios erros de collocation.
4. Após a elaboração das informações sobre os esportes, proporcione um momento de trocas dos textos/anotações para que eles leiam as produções dos colegas e façam um trabalho de edição colaborativa (peer edition). Esse processo vai ajudá-los a revisar as estruturas gramaticais e aprender a reconhecer erros cometidos.
5. Recolha as produções e faça a correção final antes que elas sejam usadas nos cartazes.
6. Depois disso, os alunos podem elaborar o trabalho visual e expor para os colegas.
Nesta aula deverão ocorrer as apresentações.
IMPORTANTE: Explicite aos alunos que será avaliado a apresentação visual do cartaz, a seleção de informações e a produção escrita. A sugestão é que esses três itens sejam avaliados com pesos iguais, já que todos eles compõem o trabalho de pesquisa e produção textual. Se houver uma apresentação oral, sugere-se um trabalho de pronúncia anterior à apresentação, a menos que seja decidido que toda a apresentação pode ser feita na língua materna. Ao avaliar a seleção de informações, verifique se as informações escolhidas foram relevantes e se atenderam à proposta da pesquisa.
Sugestão de trabalho interdiscipinar: O profissional de Educação Física poderá participar do trabalho, auxiliando os alunos no vocabulário estudado sobre esportes e dando sugestões de recursos para que os mesmos pesquisem o que foi pedido. Este profissional também poderá explicar as regras de determinados jogos.
Dicionários bilíngues.
RECURSO - Dictionary.com
(acesso em 08 de Setembro de 2009)
Avalie a produção oral dos estudantes (durante a brincadeira). A produção dos cartazes (atividade de writing) também deverá ser avaliada.Observe o empenho dos estudantes durante a atividade peer edition. Repare na organização em geral, nos erros gramaticais, no excesso de figuras, de texto e principalmente na qualidade das informações obtidas pelos estudantes para a fabricação dos cartazes.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/09/2013
Cinco estrelasgostei
16/11/2012
Quatro estrelaso texdto é bom,me ajudou muito agr acho q vcs deviam fazer para alunos de 5º serie sexto ano
24/09/2012
Duas estrelasmuito grande
01/03/2011
Quatro estrelasficou mt bom!
05/11/2010
Cinco estrelasGostei bastante da sugestão vou aproveita-la para trabalhar com os meus alunos pois falar de esportes para eles é uma terapia.
01/07/2010
Cinco estrelasExelente!!!Muito completo.
22/04/2010
Cinco estrelasa eu não consegui ver verbo necessarios sobre can't mais ja com can foi boa e so isso e obrigado mesmo assim
24/03/2010
Cinco estrelasMuito importante resgatar a importância dos esportes com o uso do verbo can! Uma ótima maneira de tornar as aulas de Língua inglesa mais motivada possível! Parabéns pela iniciativa!