Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Discutindo o aquecimento global com a ajuda do jornal

 

21/10/2009

Autor y Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as causas e consequências do aquecimento global. Analisar a importância da preservação da camada de ozônio.  Estimular a leitura crítica de materiais jornalísticos. Promover a leitura e a produção de textos. Favorecer a reflexão ecológica. Estimular a formação de opinião e favorecer a participação política. 

Duração das atividades
100 horas. Duas (2) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Acesso à Internet;

- Uso de artigos jornalísticos disponíveis na Internet;

Motivação

No laboratório de informática, com os alunos em duplas, o professor deverá iniciar a aula mostrando algumas imagens relacionadas às conseqüências do aquecimento global (Figs. 1, 2 e 3) e pedir para que os alunos digam por que acham que isto está acontecendo no planeta. Pergunte como estes acontecimentos nos afetam ou afetará.

Figura 1 – Degelo das grandes massas polares é uma das conseqüências do aquecimento global. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_ore3cagiScI/SahLJ8_7R2I/AAAAAAAAHQc/R1n2KHm2YFI/s400/O+que+é+Aquecimento+Global+2.jpg Acessado em: 08 de set. 2009.

Figura 2 – Mudanças climáticas e aumento dos níveis das águas dos ocenanos. Disponível em:  http://byfiles.storage.live.com/y1pOwGy2ch0wrNZOW1jrWpiKdo4Hg9xbYzb6em2bAI6TGEh9o2g5Ghzpp9ED7XvDRmW cessado em: 08 de set. 2009.

 

Figura 3 – Aumento das áreas de deserto. Disponível em: http://www.blogers.com.br/wp-content/uploads/2009/01/aquecimento-global-e-suas-consequencias.jpg. Acessado em: 08 de set. 2009.

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá pedir para que eles acessem a Wikipédia (Fig 4), uma enciclopédia livre na Internet desenvolvida pelos próprios Internautas, e leiam o significado do termo ozonosfera, também conhecida como camada de ozônio (Fig.4). Esta pesquisa servirá para estimular a curiosidade dos alunos sobre o tema da aula, ao mesmo tempo que incentiva o pesquisa e a leitura de informações em ambientes virtuais.  Abaixo o link do referido site:

Recurso:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_de_ozonio. Acessado em:  01 set 2009.

Figura 4 – Imagem da Wikipédia, enciclopédia livre na Internet.  

Atividade 1

Após o debate inicial, com os alunos ainda em duplas e no laboratório de informática, propomos que o professor apresente o Recurso (Fig.5), postado abaixo, e peça que os alunos explorem as informações contidas neste material:

Recurso:

Mudanças Ambientais Globais

 Figura 5 – Imagem do Recurso disponível no Portal do Professor sobre as Mudanças Ambientais Globais.

O recurso é uma ferramenta interativa que define o conceito de ozônio e explica onde ele é encontrado em maior concentração na atmosfera, formando a camada de ozônio. Ainda promove uma reflexão sobre as causas e as conseqüências da sua destruição.

Sugerimos que os alunos tenham um bom tempo para explorar livremente o recurso. Ao final sugerimos que o professor promova um novo debate sobre a importância do ozônio para o planeta terra e para a humanidade. Aproveite o momento, após a exploração do recurso, para lançar perguntas sobre os motivos da destruição da camada de ozônio, como no exemplo abaixo:

  • Porque a camada de ozônio está sendo destruída?
  • Quais são os gases respo nsáveis pela destruição da camada de ozônio?
  • Porque o homem é responsável por essas emissões?

Atividade 2

Ainda no laboratório de informática, sugerimos que o professor liste com os alunos as principais respostas para os questionamentos feitos na atividade anterior, anotando os principais pontos na lousa. O professor poderá neste momento fazer uma reflexão com os alunos sobre a importância da preservação da camada de ozônio.

Em seguida, o professor deverá disponibilizar os artigos postados abaixo (Figs. 6 e 7) para a leitura dos alunos, em duplas, e explicar que cada um dos artigos representa um setor da sociedade responsável por emissões de poluentes que ameaçam à camada de ozônio:

Figura 6 – “Gás emitido pela agricultura ameaça camada de ozônio”. Editorial da Folha de S. Paulo disponível no Jornal da Ciência – Órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=65690. Acessado em 01/09/2009.

Os alunos deverão fazer a leitura, anotando os trechos que considerarem mais importantes, ou ainda seguindo os roteiros sugeridos abaixo:

Roteiro de leitura 1 - “Gás emitido pela agricultura ameaça camada de ozônio”

  • Segundo o articulista  deste editorial qual é o maior ameaça à camada de ozônio no século XXI?
  • Por qual setor da sociedade este gás é produzido?
  • Porque a emissão do gás hilariante, conhecido como óxido nitroso (N2O), é mais preocupante do que os CFCs.
  • Quando e porque a produção de CFCs foi banida?
  • Qual é o outro problema gerado pela emissão do N2O?

Os alunos deverão ler o segundo artigo, grifando os principais trechos e seguindo o roteiro proposto. 

Figura 7 – “Falando sério” - Artigo publicado no O Globo sobre aquecimento Global Disponível em http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=65668

Roteiro de Leitura 2 – “Falando Sério”

  • Segundo a articulista a mudança climática traz uma conseqüência decisiva para a sociedade? Qual é ela?
  • Quem escreveu uma carta aberta pedindo controle nas emissões do pais?
  • Qual o compromisso assumido pelas empresas para colaborar no controle das emissões?
  • O que as empresas terão que repensar em seus negócios?
  • O que o governo está fazendo a respeito?
  • Porque algumas empresas não estão participando?

Após a leitura dos artigos peça que a turma se divida em dois grupos e sugira que cada um dos grupos escolha uma reportagem. Os grupos farão um discurso de defesa dos setores da sociedade reportados nos artigos. Assim, o primeiro grupo irá representar os agricultores e o segundo, os empresários. O professor poderá sugerir que cada grupo crie um discurso em que cada um dos setores mostre como e porque pretende contribuir para reduzir as emissões de gases que destroem a camada de ozônio e contribui para o aquecimento global.

Sugira que os alunos, para a preparação dos discursos, organizem debates no interior de cada grupo usando como norte os roteiros de perguntas e as anotações feitas durante a leitura dos textos.

Os alunos, de cada grupo, deverão escolher um aluno para representá-los, esse aluno irá proferir o discurso para o restante da turma. O professor deverá incentivar os alunos a criar um cenário, com plataforma e figurino para o momento do debate, além de permitir a produção de placas e a organização de uma torcida que irá incentivar e aplaudir o seu representante (Fig. 8).

Figura 8 – Jovens se envolvem em manifestações políticas. Disponível em:http://brasil.indymedia.org/images/2006/05/353060.jpg. Acessado: 01 set. 2009.

Sugerimos ainda que o professor disponibilize para os alunos sites (Fig. 9) e livros sobre as conseqüências do aquecimento global para colaborar no processo de construção da argumentação do discurso.

Recurso:

http://aquecimentoglobal121.blogspot.com Acessado 09 set. 2009.

undefined

Figura 9 – Blog sobre as conseqüências do aquecimento global. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais Animação/simulação
Recursos Complementares

Para contextualizar o projeto final, de discurso dos diferentes setores, o professor poderá aplicar a aula “Porque a política é importante para o jovem?" disponível no Portal do Professor de autoria da professora Rosangela Menta Mello.  Com essa aula os alunos poderão refletir sobre o papel da política em nossas vidas e poderão compreender melhor a proposta de desenvolver um discurso para defender uma posição. 

Avaliação

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula, começando pelo debate, exploração do recurso, leitura dos textos até o envolvimento nas produções dos discursos para a apresentação para a turma. O professor deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente às emissões de gases poluentes e prejudiciais à camada de ozônio, como também a capacidade individual e coletiva de formar uma opinião sobre o assunto e defender seu ponto de vista.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.