08/10/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno aprenderá a distinguir retas, semirretas e segmentos de reta e perceber conceitos sobre esses elementos enquanto realiza a atividade sugerida.
O aluno deverá ter noções de ponto, linha e plano.
- Introdução ao tema
Professor, antes de dar início à principal atividade da aula, converse com os alunos sobre as retas e seus subconjuntos (semirretas e segmentos de reta).
Peça para que os alunos citem exemplos sobre cada um desses elementos e mostre imagens, solicitando que identifiquem nas mesmas os elementos em questão. Sugestões de imagens que podem ser exibidas durante a aula:
Figura 1: Torre Vasco da Gama, Lisboa – Portugal. Link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lisboa_-_Torre_Vasco_da_Gama.jpg.jpg
Figura 2: Autobahnkreuz Breitscheid Ratingen, auto estrada de Los Angeles - EUA. Linkhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Autobahnkreuz_Breitscheid_Ratingen.jpg
Figura 3: Marginal Tietê, São Paulo – Brasil. Link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Marg_tiete.jpg
Figura 4: Linha Vermelha, Rio de Janeiro – Brasil. Link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Linha_vermelha.jpg
- Atividade
A atividade deverá ser realizada no laboratório de informática da escola, utilizando o software livre Régua e Compasso, que está disponível para download no link http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/car.overview.html.
Segue abaixo a imagem da janela inicial do programa.
Esse software disponibiliza várias ferramentas na parte superior da janela. Dentre elas encontramos retas, semirretas e segmentos de reta, que o aluno poderá desenhar com a orientação do professor. Há um tutorial no link http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x.html com animações e textos explicativos sobre o programa.
É interessante trabalhar com o aplicativo em questão porque o aluno poderá perceber ao desenhar uma reta, que ele precisará indicar dois pontos no plano para que a imagem seja obtida. Isso possibilita ao professor que trabalhe conceitos do tipo ‘dois p ontos distintos determinam uma reta’ enquanto o aluno faz essas ‘descobertas’.
Na parte inferior da tela do Régua e Compasso há uma ‘caixa de diálogos’ que vai indicando os passos que devem s er dados a medida que o desenho é feito.
Veja a seguir o exemplo do desenho de uma reta sendo feita e os c omandos na ‘caixa de diálogo s’.
Abaixo, imagem do segundo ponto determinado e a finalização do desenho da reta.
Assim como desenho de retas, o professor pode solicitar aos alunos que experimentem as ferramentas de semirretas e segmentos de reta, explicitando que para fazer a semirreta, o aluno deverá primeiro determinar sua origem e depois o outro ponto pelo qual passa o elemento, determinando então sua orientação.
Na ferramenta segmento de reta, o professor deve esclarecer que o aluno determinará suas duas extremidades.
O aluno poderá ser avaliado durante o desenvolvimento da atividade proposta, observe se ao final da atividade ele consegue diferenciar os elementos trabalhados.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/08/2013
Cinco estrelasgostei e um bom jeito
03/03/2012
Três estrelasótimo
08/08/2010
Quatro estrelasExclente abordagem sobre citado tema, a contextualização foi ótima é muito gratificante quando notamos a atenção dos nossos alunos os desenvolver atividades desse gênero. parabêns
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente estão de parabéns continue dando idéias para o plano de aula.