Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


DESENHO GEOMÉTRICO - RETAS, SEMIRRETAS E SEGMENTOS DE RETA

 

08/10/2009

Autor y Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a distinguir retas, semirretas e segmentos de reta e perceber conceitos sobre esses elementos enquanto realiza a atividade sugerida.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções de ponto, linha e plano.

Estratégias e recursos da aula

- Introdução ao tema

Professor, antes de dar início à principal atividade da aula, converse com os alunos sobre as retas e seus subconjuntos (semirretas e segmentos de reta).

            Peça para que os alunos citem exemplos sobre cada um desses elementos e mostre imagens, solicitando que identifiquem nas mesmas os elementos em questão. Sugestões de imagens que podem ser exibidas durante a aula:

undefinedundefinedundefined

undefined

Figura 1: Torre Vasco da Gama, Lisboa – Portugal. Link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lisboa_-_Torre_Vasco_da_Gama.jpg.jpg

Figura 2: Autobahnkreuz Breitscheid Ratingen, auto estrada de Los Angeles - EUA. Linkhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Autobahnkreuz_Breitscheid_Ratingen.jpg

Figura 3: Marginal Tietê, São Paulo – Brasil. Link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Marg_tiete.jpg

Figura 4: Linha Vermelha, Rio de Janeiro – Brasil. Link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Linha_vermelha.jpg

- Atividade

A atividade deverá ser realizada no laboratório de informática da escola, utilizando o software livre Régua e Compasso, que está disponível para download no link http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/car.overview.html.

             Segue abaixo a imagem da janela inicial do programa.

undefined

Esse software disponibiliza várias ferramentas na parte superior da janela. Dentre elas encontramos retas, semirretas e segmentos de reta, que o aluno poderá desenhar com a orientação do professor. Há um tutorial no link http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x.html com animações e textos explicativos sobre o programa.

            É interessante trabalhar com o aplicativo em questão porque o aluno poderá perceber ao desenhar uma reta, que ele precisará indicar dois pontos no plano para que a imagem seja obtida. Isso possibilita ao professor que trabalhe conceitos do tipo ‘dois p ontos distintos determinam uma reta’ enquanto o aluno faz essas ‘descobertas’.

            Na parte inferior da tela do Régua e Compasso há uma ‘caixa de diálogos’ que vai indicando os passos que devem s er dados a medida que o desenho é feito.

            Veja a seguir o exemplo do desenho de uma reta sendo feita e os c omandos na ‘caixa de diálogo s’.

undefined

Abaixo, imagem do segundo ponto determinado e a finalização do desenho da reta.

undefined

            Assim como desenho de retas, o professor pode solicitar aos alunos que experimentem as ferramentas de semirretas e segmentos de reta, explicitando que para fazer a semirreta, o aluno deverá primeiro determinar sua origem e depois o outro ponto pelo qual passa o elemento, determinando então sua orientação.

            Na ferramenta segmento de reta, o professor deve esclarecer que o aluno determinará suas duas extremidades.

Avaliação

O aluno poderá ser avaliado durante o desenvolvimento da atividade proposta, observe se ao final da atividade ele consegue diferenciar os elementos trabalhados.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • carla, santa rosa , Distrito Federal - dijo:
    carla123@gmail.com

    21/08/2013

    Cinco estrelas

    gostei e um bom jeito


  • ruty, general labatut , Bahia - dijo:
    ruty@r7.com

    03/03/2012

    Três estrelas

    ótimo


  • Serge Magno Brasil, Gonçalo Rollemberg Leite , Sergipe - dijo:
    sergemagno@hotmail.com

    08/08/2010

    Quatro estrelas

    Exclente abordagem sobre citado tema, a contextualização foi ótima é muito gratificante quando notamos a atenção dos nossos alunos os desenvolver atividades desse gênero. parabêns


  • OSMAR, CEJA - Arão Gomes Bezerra , Mato Grosso - dijo:
    osmar_2720@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente estão de parabéns continue dando idéias para o plano de aula.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.