Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


DESENHO GEOMÉTRICO - AS LINHAS E SUAS FORMAS

 

08/10/2009

Autor y Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá diferenciar as formas das linhas e seus diferentes traçados.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada (100 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades desta aula, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre os entes fundamentais da Geometria (ponto, linha e plano).

Estratégias e recursos da aula

- Introdução ao tema

            Professor, a aula pode ser iniciada com uma breve revisão do que é plano, linha e ponto. Em seguida comente com os alunos que as linhas podem tomar várias formas e diferentes tipos de traçados.

            Apresente para os alunos essas formas, suas respectivas denominações e os diversos tipos de traçado.

- Atividade I

            Mostre exemplos do que foi apresentado em imagens de revistas, gibis, fotografias e solicite aos alunos que, com uma caneta hidrográfica colorida, destaquem o tipo de linha e traçado identificado.

            Peça para que colem em uma folha de papel sulfite branca as i magens selecionadas e insiram uma legenda que identifique o tipo e a forma da linha destacada.

            Essa atividade pode ser realizada também em grupo, para isso, divida a turma em grupos de 5 ou 6 componentes.

            - Sugestões de imagens a serem exibidas e utilizadas para a atividade:

undefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefined

1 – Guggenheim – Bilbao. Link para imagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Guggenheim_Bilbao.jpg

2 – Marginal Pinheiros – São Paulo. Link para imagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:MarginalPinheiros.jpg

3 – Praia Ipanema – Rio de Janeiro. Link para imagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rio_de_Janeiro-Ipanema_Beach.jpg

4 – Praia de Botafogo – Rio de Janeiro. Link para imagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:PraiaDeBotafogo.jpg

5 – Instituto Eletrotécnico da UFRGS – Rio Grande do Sul. Link para imagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Instituto_Eletro-T%C3%A9cnico_-_UFRGS.jpg

6 – Lençóis Maranhenses – Maranhão. Link para imagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lencois_Maranhenses_7.jpg

7 – Ponte estaiada – São Paulo. Link para imagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ponte_estaiada_Octavio_Frias_-_Sao_Paulo.jpg

8 – Ponte Juscelino Kubitschek – Brasília. Link para imagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:BSB_Ponte_JK_08_2005_58_8x6.JPG

            - Sugestão de materiais para realização da atividade I:

·         Revistas antigas

·          Gibis

·         Imagens impressas

·         Canetas hidrográficas coloridas

·         Cola

·         Tesoura de ponta arredondada

- Atividade II

Essa atividade pode ser realizada no laboratório de informática, caso a escola disponha, com a utilização do software Régua e Compasso.

            O aplicativo pode ser obtido no link http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/car.overview.html

            Nesse software encontramos ferramentas como segmentos de reta, reta, arcos, círculos, semirretas, polígonos, diferentes tipos de traçados e também há como desenhar com o mouse. Há um tutorial com animações e textos explicativos sobre o Régua e Compasso no link 

http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x.html

undefined

É um aplicativo de fácil utilização. As ferramentas ficam dispostas na parte superior da janela. Para editar os elementos utilizados, basta clicar com o botão direito em cima do objeto e selecionar cor, traçado e espessura desejados. Como mostra a janela abaixo.

undefined

No canto inferior esquerdo da janela vão aparecendo os comandos em forma de perguntas enquanto a construção é feita.

undefined

Proponha aos alunos que componham com essas ferramentas uma composição de linhas mistas, poligonais abertas e fechadas, curvas abertas e fechadas com traços contínuos, pontilhados, tracejados, fortes, médios ou fracos.

Caso a escola não disponha de um laboratório de informática ou não tenha acesso ao software sugerido, essa composição pode ser feita à mão pelos alunos em sala de aula.

            Nesse caso, proponha aos alunos que confeccionem um painel utilizando as diversas formas das linhas e tipos de traçado.

            Após a realização da atividade, monte juntamente com os alunos um mural para expor os trabalhos da turma.

            - Sugestão para realização de atividade alternativa:

·         Papel ou cartolina branca

·         Canetas hidrográficas coloridas

·         Giz de cera coloridos

·         Lápis de cor coloridos

·         Réguas

·         Compassos

·         Bases curvas para utilizar como molde (tampas de garrafa por exemplo)

·         Moldes com várias formas geométricas planas

·         Barbante ou fita adesiva (para prender os trabalhos)

Avaliação

Professor, avalie os alunos observando se, durante a realização das atividades, conseguem distinguir as diferentes formas de representação das linhas e seus traçados.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.