08/10/2009
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno poderá diferenciar as formas das linhas e seus diferentes traçados.
Para a realização das atividades desta aula, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre os entes fundamentais da Geometria (ponto, linha e plano).
- Introdução ao tema
Professor, a aula pode ser iniciada com uma breve revisão do que é plano, linha e ponto. Em seguida comente com os alunos que as linhas podem tomar várias formas e diferentes tipos de traçados.
Apresente para os alunos essas formas, suas respectivas denominações e os diversos tipos de traçado.
- Atividade I
Mostre exemplos do que foi apresentado em imagens de revistas, gibis, fotografias e solicite aos alunos que, com uma caneta hidrográfica colorida, destaquem o tipo de linha e traçado identificado.
Peça para que colem em uma folha de papel sulfite branca as i magens selecionadas e insiram uma legenda que identifique o tipo e a forma da linha destacada.
Essa atividade pode ser realizada também em grupo, para isso, divida a turma em grupos de 5 ou 6 componentes.
- Sugestões de imagens a serem exibidas e utilizadas para a atividade:
1 – Guggenheim – Bilbao. Link para imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Guggenheim_Bilbao.jpg
2 – Marginal Pinheiros – São Paulo. Link para imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:MarginalPinheiros.jpg
3 – Praia Ipanema – Rio de Janeiro. Link para imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rio_de_Janeiro-Ipanema_Beach.jpg
4 – Praia de Botafogo – Rio de Janeiro. Link para imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:PraiaDeBotafogo.jpg
5 – Instituto Eletrotécnico da UFRGS – Rio Grande do Sul. Link para imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Instituto_Eletro-T%C3%A9cnico_-_UFRGS.jpg
6 – Lençóis Maranhenses – Maranhão. Link para imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lencois_Maranhenses_7.jpg
7 – Ponte estaiada – São Paulo. Link para imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ponte_estaiada_Octavio_Frias_-_Sao_Paulo.jpg
8 – Ponte Juscelino Kubitschek – Brasília. Link para imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:BSB_Ponte_JK_08_2005_58_8x6.JPG
- Sugestão de materiais para realização da atividade I:
· Revistas antigas
· Gibis
· Imagens impressas
· Canetas hidrográficas coloridas
· Cola
· Tesoura de ponta arredondada
- Atividade II
Essa atividade pode ser realizada no laboratório de informática, caso a escola disponha, com a utilização do software Régua e Compasso.
O aplicativo pode ser obtido no link http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/car.overview.html
Nesse software encontramos ferramentas como segmentos de reta, reta, arcos, círculos, semirretas, polígonos, diferentes tipos de traçados e também há como desenhar com o mouse. Há um tutorial com animações e textos explicativos sobre o Régua e Compasso no link
http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x.html
É um aplicativo de fácil utilização. As ferramentas ficam dispostas na parte superior da janela. Para editar os elementos utilizados, basta clicar com o botão direito em cima do objeto e selecionar cor, traçado e espessura desejados. Como mostra a janela abaixo.
No canto inferior esquerdo da janela vão aparecendo os comandos em forma de perguntas enquanto a construção é feita.
Proponha aos alunos que componham com essas ferramentas uma composição de linhas mistas, poligonais abertas e fechadas, curvas abertas e fechadas com traços contínuos, pontilhados, tracejados, fortes, médios ou fracos.
Caso a escola não disponha de um laboratório de informática ou não tenha acesso ao software sugerido, essa composição pode ser feita à mão pelos alunos em sala de aula.
Nesse caso, proponha aos alunos que confeccionem um painel utilizando as diversas formas das linhas e tipos de traçado.
Após a realização da atividade, monte juntamente com os alunos um mural para expor os trabalhos da turma.
- Sugestão para realização de atividade alternativa:
· Papel ou cartolina branca
· Canetas hidrográficas coloridas
· Giz de cera coloridos
· Lápis de cor coloridos
· Réguas
· Compassos
· Bases curvas para utilizar como molde (tampas de garrafa por exemplo)
· Moldes com várias formas geométricas planas
· Barbante ou fita adesiva (para prender os trabalhos)
Professor, avalie os alunos observando se, durante a realização das atividades, conseguem distinguir as diferentes formas de representação das linhas e seus traçados.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/03/2011
Três estrelasAdorei! Aula muito criativa e interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa otima ajuda