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Os registros informal e formal no editorial da mídia impressa

 

18/09/2009

Autor y Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer marcas linguísticas típicas dos registros informal e formal. em editoriais de revistas e jornais;analisar, por meio dos recursos estilísticos e semânticos, o efeito de sentido consequente do uso do registro informal; relacionar o assunto de um editorial às informações expressas em quadrinhos que ilustram a situação de um editorial;reconhecer a estrutura textual de um editorial;conhecer a função de um editorial em um jornal ou revista.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve conhecer os níveis de registro da linguagem; a organização dos cadernos de alguns jornais; ter alguns conhecimentos sobre textos de opinião.

Estratégias e recursos da aula

Atividades em pequenos grupos em sala de aula
Editorial xerocado retirado da Revista Todateen, março de 2003
Cópias de editoriais que abordem temáticas ao mesmo tempo polêmicas e de interesse dos alunos.
Laboratório de informática

Aula 1

Atividade 1 - Atividade oral - Motivação
Selecione editoriais de revistas ou jornais, como, por exemplo, da Folhateen – destinado ao público jovem - encarte do Jornal Folha de São Paulo, ou de revistas como Gloss, Todateen, Capricho, entre outras, em que são publicados temas de interesse dos alunos.
Apresentamos abaixo atividades de leitura a partir do editorial “Dê a volta por cima”, retirado da revista Todateen, o qual despertou o interesse dos alunos. Para motivar a interação do aluno, antes de entregar o texto, que poderá ser xerocado, ou escaneado e apresentado em datashow, para melhor visualização dos recursos gráficos, promoveu-se uma conversa com os alunos a partir das questões abaixo. Para criar um “clima” de informalidade para a introdução do assunto, dispõe-se a turma em círculo.

1) Alguém de vocês já levou o fora do namorado, ou da namorada? Como isso aconteceu?
2) Quais outras expressões vocês conhecem que têm sentido semelhante ao “dar o fora”?
3) Em que situação esta expressão é usada? Em uma situação informal ou formal?
4) Se fosse em uma situação de uso do registro formal, que expressão seria usada?
5) Como você daria a volta por cima se levasse o fora do (a) namorado (a)?

Nesse momento, a maioria dos alunos relata situações em que amigos, parentes e conhecidos teve o relacionamento afetivo interrompido. Além disso, este assunto propicia ao grupo expressar opiniões e julgamentos das situações narradas e também travar discussão sobre o comportamento homem x mulher, o que é interessante, pois é uma atividade que prepara o aluno para a produzir textos dissertativos argumentativos.

Atividade 2 – Leitura silenciosa para percepção do sentido global do texto e dos quadrinhos que ilustram o tema abordado no editorial.

Aula 2

Atividade – Análise compreensiva /interpretativa do texto
Entrega aos alunos do texto xerocado. Dele retiraram-se as pistas de contextualização, para que eles reconhecessem, por meio do registro usado, a que público se destinava o texto. Após a leitura silenciosa, procede-se à análise compreensiva e interpretativa do texto, a partir das questões que se seguem abaixo. As respostas podem ser escritas no caderno e corrigidas oralmente com o grupo.
Segue o editorial:


Dê a volta por cima!


Um fora não precisa
ser o fim do mundo. Basta encará-lo como um aprendizado e uma oportunidade para encontrar alguém mil vezes mais interessante do que o ex.

Veridiana Mercatelli

"Levar um fora é tão comum quanto comer arroz com feijão e tão dolorido quanto arrancar um bife de cutícula. É ruim, não há dúvidas. Aliás, todo mundo já passou ou passará pelo tormento do “chute”.O choro, interminável, faz parte do script. A gente chora no banheiro, na cama, no colo da mãe, lavando a louça, abraçando o cachorro, estudando matemática... Sem contar que é só sair de casa para esbarrar com casais de mãos dadas, irritantes de tão felizes.

Mas não são somente os namorados que causam estragos no coração. Lembra-se daquele ficante estilo “cafa” que chegou com o discurso não-estou-pronto-para-compromissos, justamente quando você já estava escolhendo a aliança? Esse tipo também é um estraga prazer e tanto, fala a verdade?
Antes de arrancar os cabelos que você pagou uma nota para hidratar na semana passada, tenha algo em mente: dá, sim, para não sofrer tanto, seja pelo namorado, seja pelo ficante. Afinal, há muitos garotos n esse mundo e um deles, com certeza, foi feito sob medida para você."


1) A que público o editorial se destina? Justifique sua resposta.
2) Em que meio de comunicação você acredita que foi publicado? Jornal? Revista?
3) O que nos possibilita pensar que este texto pode ter sido publicado em uma revista para jovens?
4) Que nível de registro, formal ou informal, predomina neste texto?
5) Que expressões caracterizam o registro usado?
6) Que efeito de sentido é sugerido com o uso de comparações como: “Levar um fora é tão comum quanto comer arroz com feijão e tão dolorido quanto arrancar um bife da cutícula”?
7) Que expressões ou palavras sugerem a aproximação com o leitor?
8) Qual seria o efeito de sentido produzido por meio do uso deste tipo de linguagem neste contexto?
9) Qual é a opinião apresentada no texto a respeito de se levar um fora?
10) Que argumentos são apresentados para defender essa opinião?


Aula3

Atividade 1
1) Explicar a estrutura formal do gênero editorial a partir do texto em estudo.

Atividade 2

2) Leitura da ilustração em quadrinhos, a partir das perguntas abaixo:

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1) Que relação há entre o assunto do editorial e os quadrinhos?
2) Que outros recursos foram usados além da língua escrita?
3) Qual o efeito de sentido produzido ao se usar tais recursos?
4) O título dos quadrinhos é “Dor-de-Cotovelo” . O que significa esta expressão?
5) A quem ela se refere neste contexto?
6) Que expressão usada no 2º quadrinho justifica o nome “Só rindo”, dado aos quadrinhos?
7) Qual é a relação existente entre esse nome e o humor presente nos quadrinhos?


Aula 4

Atividade 1
Produção de Texto

Propor aos alunos a produção do editorial estudado, fazendo a inversão para o registro formal. Esta atividade pode ser realizada em dupla ou em grupo.


Atividade 2

Leitura dos textos pelos alunos. Comentar como a mudança do registro pode criar um efeito de sentido diferente no texto.

Atividade 3

O professor pede aos alunos que levem para a próxima aula jornais ou revistas de circulação nacional ou local.

Aula 5

Atividade 1
Os alunos se reúnem em grupo e escolhem um editorial para ser lido e comentado para a turma, explicando as condições de produção do texto, o nível de registro usado, e identificando os elementos que estruturam o gênero editorial. Em seguida, eles realizam pesquisa na internet para obterem informações de como produzir um editorial. A partir dessa pesquisa, verificam, sob a orientação do professor, se identificaram corretamente os elementos que caracterizam o editorial.

Atividade 2
O professor orienta os alunos que assistam, durante uma semana, a diferentes notícias nos jornais na mídia televisiva e também que leiam diferentes jornais impressos, ou na internet, e selecionem um dos temas que sejam polêmicos e lhes chamam a atenção. Orienta também que organizem por escrito, em forma de tópicos, as idéias sobre o tema escolhido, e ainda, pesquisem sobre ele em diferentes fontes: revistas, livros, internet, fazendo anotações dos pontos principais.

Aula 6
Atividade 1
Os alunos apresentam os temas pesquisados.

Atividade 2
Produção de um editorial – atividade em dupla ou grupo.
O professor propõe que a dupla ou grupo produza um editorial a partir do tema escolhido para ser publicado no jornal da escola. Orienta que escolhido o tema, deve-se pensar no registro de linguagem adequado a ser usado.

Aula 7

Atividade 1

Leitura e escolha do editorial que vai ser publicado no jornal.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento nas atividades. Já as produções serão entregues ao professor que fará a correção, devolvendo os textos aos alunos, para serem reescritos, se necessário. Após a reescritura dos editoriais, os alunos escolhem aqueles que devem ser publicados no jornal da escola para leitura de todos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • Priscila de Loureiro Coelho, UNIP , São Paulo - dijo:
    cill@uol.com.br

    23/02/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Adorei! Parabéns, professora.


  • Elzilene de Sales Dias, Diretoria Regional de Ensino , Tocantins - dijo:
    leny.zi@hotmail.com

    13/08/2010

    Quatro estrelas

    A sua aula contribuirá muito com a elaboração de uma oficina que farei sobre editorial. Muito boa sua abordagem. Espero contribuir e muito com outros colegas atravez da oficina. Tenho algo para trocar com vocês também. Abraço.


  • lourdes, Coordenadora Pedagógica , Rio Grande do Sul - dijo:
    lourdesadelina@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Cara professora. Com uma aula dessas queria eu ser sua aluna. As suas aulas não são 10. São 11. Parabéns.


Sem classificação.
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