Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ritmo e movimento: brincando com os sons do corpo

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula tem por objetivo: construir coletivamente um conceito para ritmo, bem como verificar a possibilidade de produzirmos sons de qualquer lugar, inclusive do corpo.

Duração das atividades
1 hora;1 aula de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários outros conhecimentos tratados pelo professor para a realização da presente aula

Estratégias e recursos da aula

O espaço deve ser nem restrito, nem amplo, o suficiente para que todos os alunos consigam explorar o corpo e produzir diferentes sons.

Materiais: televisão, DVD, vídeos de fanfarra, de beat Box, do grupo barbatuque e  do ritmo circadiano.

Atividade 1

“Ritmo é...”

Reunir os alunos em círculo e questioná-los: o que vocês entendem por ritmo? (aprox. 5 min.)

Atividade 2

"Assistir aos vídeos ..."

Fanfarra: http://www.youtube.com/watch?v=soCA47rnL5A

Beat box: http://www.youtub e.com/watch?v=Ta-ATE OOo8M

Grupo barbatuque: http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo

Ritmo circadiano: http://www.youtube.com/watch?v=wn5dmVMYu-U

Após a apreciação, questionar os alunos: O que foi visto no vídeo? O que eles estavam fazendo? Como alguns sons foram produzidos? (Neste momento, o professor deverá encaminhar a discussão para que os alunos compreendam que existem várias formas rítmicas além das musicais). Neste momento, o professor deve explicar que ritmo é uma sequência de movimentos ou sons que se repetem. (Aprox. 20 min.)

Atividade 3

“Criando sons”

 

Pedir aos alunos que individualmente tentem criar sons com o próprio corpo, não sendo  permitido usar a voz . (aprox. 10 min.)

Atividade 4

“Demonstrando a criação”

Pedir que cada um que apresente o som criado para que os outros o imitem. (aprox. 25 min.)

Atividade 5

“Entrando no ritmo”

 

A partir da construção do conceito de ritmo, o professor deve enfatizar a necessidade de cadência entre sons e movimentos, propondo as brincadeiras:

a) “Repita e continue”: os alunos, em círculo, um aluno deverá realizar um movimento; o aluno a sua esquerda deve realizar o movimento do colega e criar um novo, e assim sucessivamente. (aprox. 10 min.)

b) “Morto – vivo – careca – cabeludo”: os alunos, em circulo, de pé, obedecem as seguintes ordens: morto (ficam agachados), vivo (ficam de pé), careca (ficam com as mãos na cabeça), cabeludo (ficam como os braços abertos acima da cabeça). (aprox. 10 mim.)

Avaliação

Apresentar aos alunos 3 movimentos e 2 formas de produzir som (por exemplo mãos no joelho, mãos na cintura e mãos para cima e 2 palmas e uma batida de pé, respectivamente). Pedir que, em grupos de 3 alunos, criem uma seqüência dos movimentos e sons propostos, variando a ordem dos mesmos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Fernando, Universidade Federal de Goiás , Goiás - dijo:
    fernandofbpa@hotmail.com

    05/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Muito boa para introdução ao estudo dos ritmos na dança. Me ajudou muito


  • luziaalvesguimaraes, professora luzia , Espírito Santo - dijo:
    luziaguimaraes@hotmail.com

    09/06/2011

    Quatro estrelas

    sao sugestões de atividades valiosíssimas, prontas pra serem trabalhadas, adaptadas, enfim.


  • Sandra Maass, Unidade de Educação Infantil Dilma tERESINHA hARBS , Santa Catarina - dijo:
    sandra-maass@hotmail.com

    25/04/2010

    Cinco estrelas

    é uma ótima atividade, pois as crianças precisam prestar bastante atenção.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.