29/10/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Essa aula tem por objetivo: construir coletivamente um conceito para ritmo, bem como verificar a possibilidade de produzirmos sons de qualquer lugar, inclusive do corpo.
Não são necessários outros conhecimentos tratados pelo professor para a realização da presente aula
O espaço deve ser nem restrito, nem amplo, o suficiente para que todos os alunos consigam explorar o corpo e produzir diferentes sons.
Materiais: televisão, DVD, vídeos de fanfarra, de beat Box, do grupo barbatuque e do ritmo circadiano.
“Ritmo é...”
Reunir os alunos em círculo e questioná-los: o que vocês entendem por ritmo? (aprox. 5 min.)
"Assistir aos vídeos ..."
Fanfarra: http://www.youtube.com/watch?v=soCA47rnL5A
Beat box: http://www.youtub e.com/watch?v=Ta-ATE OOo8M
Grupo barbatuque: http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo
Ritmo circadiano: http://www.youtube.com/watch?v=wn5dmVMYu-U
Após a apreciação, questionar os alunos: O que foi visto no vídeo? O que eles estavam fazendo? Como alguns sons foram produzidos? (Neste momento, o professor deverá encaminhar a discussão para que os alunos compreendam que existem várias formas rítmicas além das musicais). Neste momento, o professor deve explicar que ritmo é uma sequência de movimentos ou sons que se repetem. (Aprox. 20 min.)
“Criando sons”
Pedir aos alunos que individualmente tentem criar sons com o próprio corpo, não sendo permitido usar a voz . (aprox. 10 min.)
“Demonstrando a criação”
Pedir que cada um que apresente o som criado para que os outros o imitem. (aprox. 25 min.)
“Entrando no ritmo”
A partir da construção do conceito de ritmo, o professor deve enfatizar a necessidade de cadência entre sons e movimentos, propondo as brincadeiras:
a) “Repita e continue”: os alunos, em círculo, um aluno deverá realizar um movimento; o aluno a sua esquerda deve realizar o movimento do colega e criar um novo, e assim sucessivamente. (aprox. 10 min.)
b) “Morto – vivo – careca – cabeludo”: os alunos, em circulo, de pé, obedecem as seguintes ordens: morto (ficam agachados), vivo (ficam de pé), careca (ficam com as mãos na cabeça), cabeludo (ficam como os braços abertos acima da cabeça). (aprox. 10 mim.)
Apresentar aos alunos 3 movimentos e 2 formas de produzir som (por exemplo mãos no joelho, mãos na cintura e mãos para cima e 2 palmas e uma batida de pé, respectivamente). Pedir que, em grupos de 3 alunos, criem uma seqüência dos movimentos e sons propostos, variando a ordem dos mesmos.
Quatro estrelas 3 calificaciones
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05/06/2012
Cinco estrelasExcelente aula. Muito boa para introdução ao estudo dos ritmos na dança. Me ajudou muito
09/06/2011
Quatro estrelassao sugestões de atividades valiosíssimas, prontas pra serem trabalhadas, adaptadas, enfim.
25/04/2010
Cinco estrelasé uma ótima atividade, pois as crianças precisam prestar bastante atenção.