30/09/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Conhecer as características físicas do cavalo, seu habitat e sua alimentação.
Identificar algumas necessidades básicas que o animal necessita: higiene, carinho e atenção.
Conhecer a função de cada espaço em que o cavalo vive.
Interagir com o cavalo.
Características físicas, habitat e alimentação dos cavalos.
Cuidados básicos: higiene e carinho.
Atividade 1 - O professor deverá fazer um levantamento prévio acerca do tema “Cavalos”, para saber o que as crianças já sabem a respeito do animal. E para despertar maior interesse pela temática “Cavalo”, o professor poderá organizar uma visita com a turma a um clube, chácara ou cavalaria da polícia militar, para que as crianças possam observar as características físicas do cavalo, sua alimentação e conhecer outras espécies da família eqüídea, bem como os cuidados que devemos ter com os mesmos.
OBS: Antecipadamente o professor deverá solicitar uma autorização dos pais para a aula passeio.
1º Momento – No momento da roda, o professor deve iniciar a discussão indagando: Vocês conhecem um cavalo? Como é o corpo do cavalo? O que ele come? Como se chama a fêmea do cavalo( explicitar para as crianças o significado da palavra fêmea)? Como se chama o filhote do cavalo? Vocês sabem por que o cavalo é útil aos homens? Quem já andou em um cavalo? Durante os questionamentos, o professor deverá fazer os registros das falas das crianças e expor no painel da sala. Em seguida o professor deverá levantar com as crianças algumas questões a serem respondidas durante o estudo. Exemplo: Qual o tempo de gestação da égua? Pesquisar algumas raças de cavalos; comparar as raças: pônei e cavalo. Depois o professor deverá elaborar com as crianças um bilhete aos pais informando o tema da pesquisa: “Cavalos”, solicitando que enviem materiais para enriquecer o estudo (revistas, livros, fotos, páginas da internet,DVD,CD). O professor deverá explicar às crianças a importância da escrita do bilhete, evidenciando a função da leitura e escrita, que escrevemos para comunicar algo a alguém.
OBS: O professor também tem o papel de pesquisador, o qual deverá trazer material acerca do cavalo compartilhando com as crianças.
2º Momento – Antes de sair com as crianças para a aula passeio, o professor deverá relembrar os questionamentos levantados anteriormente: O que queremos saber sobre o cavalo? Falar sobre a importância do respeito aos combinados, informando que não devem sair de perto do grupo e só tocar nos cavalos se for permitido pelo proprietário/cuidador. As crianças devem observar os espaços físicos dos cavalos: onde dormem, o que comem, onde tomam banho e o que fazem em outros espaços.
3º Momento – Após as observações, as crianças deverão entrevistar o responsável pelos cavalos (professor de hipismo ou responsável). Durante este momento o professor deverá mediar a entrevista possibilitando que as crianças construam e elaborem suas questões, como exemplo:
- O cavalo é macho ou fêmea?
- O que eles comem?
- Onde eles domem?
- O que eles fazem?
- O cavalo gosta de receber carinho?
Sugestão: O professor deve estar atento para as indagações das crianças, registrando através de anotações, fotos e filmagens
4º Momento – Se houver segurança, os professores juntamente com a pessoa responsável pelo cavalo poderão deixar as crianças fazer um passeio, se assim o desejarem.
Avaliar se as crianças:
- Despertaram o interesse para investigar e observar o modo de vida do cavalo;
- Conheceram as características físicas do cavalo;
- Compreenderam a função de cada espaço em que o animal vive;
- Conheceram alguns elementos que compõe seus cuidados básicos: alimentação, higiene, carinho e atenção;
- Interagiram com o cavalo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!