Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A origem e o significado das palavras

 

24/10/2008

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender que toda palavra tem uma origem e um significado e que é muito importante ter esse conhecimento. Poderão refinar seus conhecimentos a cerca da organização e manipulação de um dicionário. Estas são aulas que podem ser trabalhadas com alunos que tenham algum tipo de deficiência, seja Física ou Mental. É sempre importante lembrar aos professores que as atividades feitas em grupos ou pequenos grupos são importantes, pois se trata de ser uma estratégia inclusiva. Conforme aponta alguns estudiosos da área da Educação Especial, todos os alunos, inclusive os sem deficiência, precisam ter a convivência com pessoas com deficiência.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que os alunos tenham conhecimento sobre como se utiliza um dicionário. Antes dessas aulas, deve-se solicitar que os alunos façam a seguinte Tarefa da Casa: - perguntar a seus pais ou responsáveis o porquê de seu nome. Por que os pais escolheram seu nome e se eles conhecem a origem e o significado do nome que deram ao filho.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas para as aulas serão:
- aula interativa;
- utilização do laboratório de informática.

AULA 1

Atividade 1

Inicialmente o professor conversará com os alunos sobre a origem das palavras, dizendo que todas as palavras têm uma origem e um significado.
Apresentar o recurso sobre a origem da palavra fanático.

Recurso:  
 

Atividade 2

Pedir para que os alunos contem o que conversaram com seus pais ou responsáveis sobre a origem e o significado de seus nomes. É importante que o professor dê a oportunidade de todos falarem sobre seus nomes.

AULA 2

Atividade 1

Se por acaso algum aluno não apresentou a origem e o significado de seu nome, o professor pode fazer isso neste momento, para que nenhum aluno fique sem esta informação.
Feito isso, o professor pede para que os próprios alunos dividam a sala em pequenos grupos, em ordem alfabética. Pode pedir para que um aluno voluntário escreva no quadro os nomes dos alunos da turma para que essa divisão possa ser feita da melhor maneira possível, e para que possam visualizar melhor a ordem alfabética.
Neste momento, poderá verificar se os alunos sabem fazer isso e então fazer uma analogia à organização de um dicionário, que um dicionário é organizado por ordem alfabética e etc.
Depois desta atividade, pedir que cada grupo elabore um “Dicionário” em forma de cartaz colocando a origem e o significado de seus nomes.

AULA 3

Atividade 1

Depois que os cartazes estiverem prontos, perguntar aos alunos em que lugar da sala de aula ou da escola eles gostariam de fixá-los.
Perguntar aos alunos o que eles aprenderam com estas atividades, se gostaram de fazê-las, se eles têm alguma dúvida. Neste momento o professor, poderá fazer com os alunos a prática da Auto-avaliação, para que eles mesmos possam compreender que é importante saber avaliar o que eles mesmos fazem e além desta conversa pedir que eles elaborem uma redação sobre as atividades realizadas.

Atividade 2

Neste momento os alunos fazem uma redação com caráter de auto-avaliação sobre a realização de todas as atividades que foram feitas sobre a origem e o significado das palavras.

 

 

link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11795/videomaiseducacaofanatico.mpg  
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fanático Vídeo
Recursos Complementares
Sugere-se que o professor disponha aos alunos dicionários comuns e livros com a origem e significado de nomes próprios.
Avaliação
A avaliação para estas aulas pode ser feita nos momentos das atividades, por meio da participação dos alunos nas atividades e, sobretudo perceber quais foram as dificuldades encontradas para tentar saná-las.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.