08/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Como aplicar o método sociológico a outras disciplinas a fim de enriquecer o conhecimento, otimizando o estudo.
Conhecimentos sobre o método e a interdisciplinaridade das Ciências Sociais
A sugestão aqui é propor aos alunos que observem os mapas a seguir, relacionando cada região do Brasil à localização de cada Estado
Depois de visualizar o mapa o professor poderá levantar as seguintes questões a serem respondidas oralmente pelos alunos, a fim de dar dinâmica à aula:
Qual é a base primordial de sustentação das sociedades brasileiras? (Dentre as respostas ressaltar aquela que se aproximar do tema agricultura ou trabalho)
Quais são os problemas sociais relacionados à agricultura desde a colonização do Brasil? (Dar ênfase às respostas sobre a questão da fome ou da má distribuição de terras)
Na sua opinião, a produção de alimentos é maior ou menor que o seu consumo? (Apontar a resposta correta: maior)
Se a produção é maior que o consumo, por que ainda persiste o problema da fome no mundo? (Dar orientações, depois das respostas, sobre o problema da má distribuição da produção de alimentos relacionando-o com as vantagens e desvantagens do CAPITALISMO e o pensamento de Karl Marx)
Apresentar para os alunos o vídeo:
Aula 3 – Geografia – Yomar Seixas
Disponível em: www.youtube.com/watch?v=N3Dt4eSlFpc
Após a exibição do vídeo, o professor promover um debate sobre:
• as leis que regem a distribuição de terras no Brasil e o que isso tem a ver com os movimentos sociais como: o Movimento dos Sem-Terra, Movimento dos Sem-Teto e a miséria em determinadas regiões do Brasil que provoca o movimento de migração;
• As propostas de lei que são votadas no Congresso a respeito da Reforma Agrária e o que mudou desde o início do período colonial.
Exponha no quadro as conclusões do debate, para que todos vejam e se manifestem a respeito.
Fonte eletrônica (mapas):
http://www.blumar.com.br/novo_site/maps/brasil/mapa_brasil.gif
Distribuir uma folha, em que deva constar nome e data, para cada aluno, antes da exibição do vídeo para que eles possam anotar em forma de tópicos, esquema ou parágrafos: as dúvidas, opiniões e/ou sugestões sobre o tema exposto no vídeo. Recolher os textos. Isto servirá para analisar e avaliar o tipo de abordagem feita pelos alunos. Ou seja, até que ponto as informações foram apreendidas e relacionadas com o conhecimento pré-adquirido pelo aluno, bem como o nível de interesse do assunto.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!