24/09/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Olá Professor, para começar nossos estudos sobre operações com conjuntos sugerimos que você coloque algumas situações-problema para que seus alunos possam refletir. Peça a eles que registrem as possíveis soluções. Aqui vão alguns exemplos:
Professor para revisar os conceitos fundamentais de conjuntos, especificamente operações com conjuntos, sugerimos que você leve seus alunos ao laboratório de informática. Depois de acomodados, peça a eles que acessem o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/amem/encomendas/opera_conjuntos/index.html que apresentará a seguinte tela:
peça a eles que, com o mouse, cliquem na opção “União de dois conjuntos”. Aparecerá a seguinte tela:
Na parte superior do conjunto B, existe um ponto com os dizeres “Arraste”, . Peça aos seus alunos que cliquem e permaneçam pressi onando o botão do mouse neste ponto e arraste-o para direita ou para esquerda . O aluno terá a noção de como efetuar a operação de união de dois conjuntos utilizando o Diagrama de Venn, A B. Neste momento, Professor, seria interessante que você fizesse uma intervenção para ressaltar o resultado da operação quando:
Peça a eles que façam anotações das situações acima detalhadas.
Retornando a tela anterior, a do menu anterior, peça a eles agora que acessem a opção “Interseção de dois conjuntos”, aparecerá a tela:
da mesma forma da operação anterior, na parte superior do conjunto B, existe um ponto com os dizeres “Arraste”, . Peça aos seus alunos que cliquem e permaneçam pressionando o botão do mouse neste ponto e arraste-o para direita ou para esquerda. O aluno terá a noção de como efetuar a operação de interseção de dois conjuntos utilizando o Diagrama de Venn. Neste momento, Professor, seria interessante que você novamente fizesse uma intervenção para ressaltar o resultado da operação quando:
Peça a eles que façam anotações das situações acima detalhadas.
Novamente, retorne a tela anterior, a do menu anterior, peça a eles agora que acessem as opções “Interseção de três conjuntos” e em seguida “União e Interseção de dois conjuntos”. A forma de operação é a mesma. Professor, neste momento seria importante verificar se existe ainda alguma dúvida entre seus alunos para saná-las definitivamente.
Mais uma vez, retorne ao anterior, e peça a seus alunos que acessem a opção “Complementar de um conjunto com relação a outro”, mas ATENÇÃO! A opção do menu indica complementar, mas a operação que é feita é a diferença, isto não invalida o aplicativo, ok. Aparecerá a tela:
da mesma forma da operação inicial, na parte superior do conjunto B, existe um ponto com os dizeres “Arraste”, . Peça aos seus alunos que cliquem e permaneçam pressionando o botão do mouse neste ponto e arraste-o para direita ou para esquerda. O aluno terá a noção de como efetuar a operação de diferença de dois conjuntos utilizando o Diagrama de Venn. Neste momento, Professor, seria interessante que você mais uma vez fizesse uma intervenção para ressaltar o resultado da operação quando:
Peça a eles que façam anotações das situações acima detalhadas.
Professor, por favor novamente, peça a seus alunos que retornem ao menu principal e agora acessem a “Exercício”, aparecerá a tela:
seguindo as instruções da tela, Professor, peça a seus alunos que cliquem, com o mouse, e permaneçam pressionado na extremidade superior do vetor, ou seja, na seta e a mova para o local que deve ser colocado o número. Após isto, peça seus alunos para identificarem as seguintes operações em uma folha de papel:
Agora peça a seus alunos que retomem os problemas iniciais para que agora os resolvam em uma folha de papel com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da aula. Professor, recolha as folhas e as utilize como avaliação.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/04/2012
Três estrelasIdéia razoavelmente boa , mas inserir elementos nos conjuntos talvez possa facilitar a compreensão.
05/03/2012
Cinco estrelasMuito boa! Parabéns!
03/08/2010
Quatro estrelasachei interessante e vou trabalhar com meus alunos
24/03/2010
Quatro estrelasMuito legal!!!
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Carlos Sou prof. de Matemática e acredito que o foco da aprendizagem está na vizualização, montagem e construção da atividade proposta ou melhor, criada pelo próprio aluno partindo de sua necessidade diária. Sua aula é de grande importância para o 1° ano, quando precisam interpretar problemas diarios, e o diagrama é ótimo neste sentido. Adorei sua aula Abraços Cláudia
24/03/2010
Quatro estrelasgostei da aula, atraente, e facilitadora, os alunos vão se envolver e entender o conteudo com mais facilidade . senilde catelan
24/03/2010
Quatro estrelasnão ! Esse conceito de teoria de conjunto é totalmente fora da realidade de ensino... desse jeito fica difícil tentar trabalha com esses materias de apoio....
24/03/2010
Quatro estrelasEu como professor de Matemática sempre tenho procurado uma maneira de fazer com que meus alunos sintam gosto em estudar matemática e esse tema em especial às vezes se torna sem sentido para os alunos com essa inovação eles vão adorar.