10/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
1º ETAPA:
Exiba os vídeos a seguir para os alunos.
A Corte desembarca na colônia: parte I
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9801
A Corte desembarca na colônia: parte II
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9793
Após a exibição do vídeo, divida os alunos em grupo.
Utilizando a entrevista do coronel e historiador militar Manoel Soriano Neto à revista Verde Oliva (http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/a-chegada-da-corte-portuguesa-ao-brasil/), os alunos irão desenvolver as seguintes atividades:
1) Buscar no texto as principais medidas tomadas por D.João VI, que transformaram o Brasil em capital do Império português no além-mar;
2) Buscar na entrevista a opinião do autor sobre D.João VI;
3) Investigar se ocorreu alguma mudança na área militar no Brasil, após a vinda de D. João;
4) Apontar, de acordo com a opinião do autor, a medida administrativa mais importante tomada por D.João.
A partir das informações colhidas acima cada aluno irá produzir um texto com cerca de 25 linhas, que pode ser usado na produção do diálogo na segunda etapa da aula.
2º ETAPA:
Leve os alunos para o Laboratório de informática. Peça para formularem um diálogo entre Carlota Joaquina e D.João VI. Como fonte, eles podem usar o texto que fizeram e acrescentar informações dos links a seguir:
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/vinda_familia_real.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corte-portuguesa-do-brasil/corte-portuguesa-no-brasil.php
http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/corte_rj.html
Nome | Tipo |
---|---|
A Corte desembarca na colônia: parte II | Vídeo |
A Corte desembarca na colônia: parte I | Vídeo |
Os diálogos produzidos podem trocados entre os grupos e apresentados para a turma.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/04/2010
Cinco estrelasÉ uma exelente idéia, e uma inovação em sala, você esta sendo de fundamental importância, neste momento: mais o meu principal problema é que quando se fala de história, é como se colocassemos, eles pra trabalhar num serviço brassal, e gostaria muito de poder ajudá-los, porque, vejo que são meninos e meninas que aparentam não ter muitas perpectivas na vida. Portanto, quero mudar esse contexto,e precisamos de ajuda e conto com sua colaboração, conselhos; muito obrigada.