Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A vinda da corte portuguesa para o Brasil

 

10/12/2009

Autor y Coautor(es)
Virna Ligia Fernandes Braga
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos irão compreender que a transferência da corte portuguesa para o Brasil representou a transferência do centro decisório e de poder de Portugal para o Brasil.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Expansão Marítima e a descoberta do Brasil.
  • O Pacto Colonial e suas consequências para o Brasil.
  • Política e Sociedade no Brasil Colonial.
Estratégias e recursos da aula

1º ETAPA:

 Exiba os vídeos a seguir para os alunos.

A Corte desembarca na colônia: parte I

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9801

A Corte desembarca na colônia: parte II

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9793

Após a exibição do vídeo, divida os alunos em grupo.

Utilizando a entrevista do coronel e historiador militar Manoel Soriano Neto à revista Verde Oliva (http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/a-chegada-da-corte-portuguesa-ao-brasil/), os alunos irão desenvolver as seguintes atividades:

1) Buscar no texto as principais medidas tomadas por D.João VI, que transformaram o Brasil em capital do Império português no além-mar;

2) Buscar na entrevista a opinião do autor sobre D.João VI;

3) Investigar se ocorreu alguma mudança na área militar no Brasil, após a vinda de D. João;

4) Apontar, de acordo com a opinião do autor, a medida administrativa mais importante tomada por D.João.

A partir das informações colhidas acima cada aluno irá produzir um texto com cerca de 25 linhas, que pode ser usado na produção do diálogo na segunda etapa da aula.

2º ETAPA:

Leve os alunos para o Laboratório de informática. Peça para formularem um diálogo entre Carlota Joaquina e D.João VI. Como fonte, eles podem usar o texto que fizeram e acrescentar informações dos links a seguir:

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/vinda_familia_real.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corte-portuguesa-do-brasil/corte-portuguesa-no-brasil.php

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/corte_rj.html

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A Corte desembarca na colônia: parte II Vídeo
A Corte desembarca na colônia: parte I Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Os diálogos produzidos podem trocados entre os grupos e apresentados para a turma.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rejane de Sousa Mira, ESC EST SAO PEDRO , Tocantins - dijo:
    rejane.itpac@hotmail.com

    02/04/2010

    Cinco estrelas

    É uma exelente idéia, e uma inovação em sala, você esta sendo de fundamental importância, neste momento: mais o meu principal problema é que quando se fala de história, é como se colocassemos, eles pra trabalhar num serviço brassal, e gostaria muito de poder ajudá-los, porque, vejo que são meninos e meninas que aparentam não ter muitas perpectivas na vida. Portanto, quero mudar esse contexto,e precisamos de ajuda e conto com sua colaboração, conselhos; muito obrigada.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.