29/10/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Conhecer a ação de diferentes medicamentos e relacioná-los com os riscos da automedicação.
Noções sobre funcionamento do corpo humano. Conhecimentos sobre microorganismos.
Professor, para iniciar a aula apresente algumas charges que apresentam de forma crítica o tema USO DE MEDICAMENTOS.
Dica! – As charges aqui apresentadas estão disponíveis nos endereços citados. Poderão ser utilizadas outras charges referentes ao tema que levem à reflexão desejada. Na internet é possível encontrar muitas charges para os mais diversos assuntos. A interpretação de charges é particularmente interessante porque desenvolve o raciocínio e estimula o pensamento crítico em relação ao tema de estudo.
As quatro charges sugeridas abaixo apresentam uma crítica quanto ao uso indiscriminado de medicamentos, o interesse da indústria na sua venda e o hábito da auto-medicação.
Apresente-as aos alunos e procure explorar o seu significado através de comentários feitos por eles.
http://www.nossanoite.com.br/divadomasini/fotos/medicacao.jpg
http://crabjelly.zip.net/images/Hipocondriaco.jpg
http://www.comshalom.org/interatividade/entretenimento/divirtase/imagens/divirta-se1.jpg
O estudo de charges permite a um trabalho interdisciplinar com o professor de Língua Portuguesa. O trabalho com as charges, além de despertar o interesse na disciplina que a está utilizando, busca um diálogo entre as áreas de comunicação e de Letras, já que desenvolve aspectos referentes às linguagens verbal e não- verbal, a partir de uma perspectiva intertextual de comunicação.
O texto de “Tatiana Nunes de Lima Camara”, disponível no endereço abaixo apresenta informações a respeito do uso didático de charges.
http://www.filologia.org.br/ixcnlf/12/02.htm
Promova uma análise do que foi apresentado nas charges e apresente as questões abaixo para serem discutidas no grande grupo:
Professor, apresente neste momento o recurso de áudio disponível no portal do professor, intitulado “Dia do Médico”.
Este áudio, entre outros assuntos, apresenta informações sobre os riscos da automedicação. O trecho de interesse tem início aos 3 minutos e 20 segundos.
Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.
O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:
http://portaldoprofess or.mec.gov.br/storage/ recursos/370/dia_do_ medico.mp3
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Resumo do Áudio (trecho de interesse)
O áudio tem na abertura uma homenagem ao médico pelo seu dia – 18 de outubro.
O trecho recomendado começa com um alerta sobre os riscos da automedicação. Em uma entrevista, a farmacêutica informa sobre a ação positiva e negativa do mesmo remédio em locais diferentes do organismo, bem como sobre o perigo da reutilização de receitas antigas e da combinação de medicamentos.
Promova uma análise do que foi apresentado no áudio. Apresente duas questões para serem discutidas no grande grupo:
Para que os alunos conheçam um pouco mais sobre o funcionamento de alguns medicamentos proponha uma atividade de pesquisa no laboratório de informática.
Divida a turma em quatro grandes grupos que pesquisarão temas distintos: ANTIBIÓTICOS. ANTIINFLAMATÓRIOS, ANTITÉRMICOS e ANALGÉSICOS.
Cada grupo pode dividir-se em subgrupos ou duplas (de acordo com a disponibilidade de computadores no laboratório).
Importante – solicite que cada grupo apresente uma produção escrita da pesquisa realizada.
Os alunos poderão utilizar os prog ramas de busca tradicionais para navegar em diferentes páginas da internet durante a realização da pesquisa.
Recomende que registrem em seus cadernos as informações relevantes que encontrarem, anotando sempre o endereço e o nome do sítio de onde foram extraídas (para verificar eventuais dúvidas posteriormente)
Abaixo são sugeridos alguns sítios para pesquisa de cada grupo.
(acessados em 12.09.09)
GRUPO 1 - ANTIBIÓTICOS
Como Tudo Funciona –
COMO FUNCIONAM OS ANTIBIÓTICOS
http://saude.hsw.uol.com.br/questao88.htm
Sociedade Brasileira de Infectologia
ANTIBIÓTICO NECESSITA DE PRESCRIÇÃO MÉDICA
Saúde é Vital – Abril online e Conselho Regional de Farmácia - Pará
SAIBA USAR OS ANTIBIÓTICOS
http://saude.abril.com.br/edicoes/0299/medicina/conteudo_283493.shtml
http://www.crfpa.org.br/Noticias/JANEIRO2009/1201not1514.htm
MECANISMOS DE AÇÃO DOS ANTIMICROBIANOS
http://www.unb.br/ib/cel/microbiologia/antibioticos/antibioticos.html#mecanismos
GRUPO 2 - ANTIINFLAMATÓRIOS
MD Saúde
AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTIINFLAMATÓRIOS
http://www.mdsaude.com/2008/11/antiinflamatrios.html
Bebe .com.br
USO DE ANTI-INFLAMAT ÓRIO PODE EXP OR CRIANÇAS A SÉRIOS RISCOS
http://bebe.com.br/03_05/saude/antiinflamatorio.php
MD Saúde
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANTIBIÓTICOS E ANTIINFLAMATÓRIOS?
http://www.mdsaude.com/2008/09/antibiticos-x-antiinflamatrios.html
GRUPO 3 – ANTITÉRMICOS
Superinteressante online
ANTITÉRMICOS
http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_113290.shtml
Mundo Estranho
COMO AGEM OS REMÉDIOS ANTITÉRMICOS?
http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_285741.shtml
Guia BD
FEBRE: O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER
http://www.guiabd.com.br/mcv2.asp?sd=20050615184616&cat=20050614140822
GRUPO 4 - ANALGÉSICOS
Como Tudo Funciona
COMO FUNCIONA A ASPIRINA
http://saude.hsw.uol.com.br/aspirina.htm
Paraná online
ABUSO DE ANALGÉSICOS PODE LEVAR À DOR DE CABEÇA DIÁRIA
http://www.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/43225/?noticia=ABUSO+DE+ANALGESICOS+PODE+LEVAR+A+DOR+DE+CABECA+DIARIA
Info Escola
ANALGÉSICOS
http://www.infoescola.com/medicina/analgesicos/
Para socializar as informações pesquisadas na aula anterior proponha a realização da dinâmica do compromisso agendado.
Cada aluno recebe uma folha com a imagem de um relógio e quatro campos para agendar um compromisso com um colega da turma. Há quatro compromissos para serem agendados, às 3, 6, 9 e 12 horas. (veja imagem)
No primeiro momento peça para que os alunos circulem pela s ala anotando o nome de um colega para cada compromisso.
Importante – oriente para que os alunos não agendem compromisso com colegas que participaram do seu grupo de pesquisa – pois não saberão discutir os outros temas.
No segundo momento, o professor diz em voz alta um dos horários do relógio. Todos o s alunos deverão enco ntrar-se com o colega que agendou seu compromisso. Nesse momento discutirão sobre o tema marcado para aquele horário. O aluno que tiver feito a pesquisa daquele tema passa as informações para o colega e também anota em seu papel. Se nenhum dos dois souber a respeito deverão deixar o espaço da anotação em branco.
Após alguns minutos o professor anuncia um novo horário e todos deverão buscar seu novo companheiro de compromisso para uma nova conversa sobre outro tema.
Na sequência o professor anuncia os outros dois horários para que todos os compromissos agendados tenham sido cumpridos.
Importante – É possível que alguns alunos não tenham conversado sobre alguns dos temas em um ou mais compromissos. Proponha um último agendamento e encontro e ntre os alunos que ficaram com sua anotação em branco e aqueles que têm a explicação sobre o tema, garantindo que todos tenham conversado sobre todos os temas.
Para finalizar a dinâmica escreva os quatro temas no quadro e anote, a partir de depoimentos dos alunos, os pontos chaves de cada tema, propostos no início da pesquisa.
Discuta ainda com os alunos:
Proponha a realização de uma entrevista com pessoas da comunidade para verificar com que frequência usam medicamentos sem indicação e quais são os principais tipos de remédios utilizados.
Desenvolva um trabalho interdisciplinar com o professor de Matemática para que os dados coletados sejam tabulados e permitam a elaboração de tabelas e gráficos.
Esse trabalho pode ser realizado pela turma e os dados obtidos podem ser apresentados nos murais da escola para toda a comunidade escolar.
Cartazes contendo os danos causados pelos remédios poderão conscientizar sobre os riscos da automedicação, enriquecendo a apresentação dos trabalhos e contextualizando o tema estudado.
Solicite que os alunos criem individualmente, a partir das informações obtidas durante as aulas, uma tabela que contenha os principais tipos de medicamentos, suas ações positivas e negativas no corpo humano e redijam em seguida um texto explicando porque não devemos nos automedicar.
O estudo de charges permite a um trabalho interdisciplinar com o professor de Língua Portuguesa. O trabalho com as charges, além de despertar o interesse na disciplina que a está utilizando, busca um diálogo entre as áreas de comunicação e de Letras, já que desenvolve aspectos referentes às linguagens verbal e não- verbal, a partir de uma perspectiva intertextual de comunicação.
O texto de “Tatiana Nunes de Lima Camara”, disponível no endereço abaixo apresenta informações a respeito do uso didático de charges.
http://www.filologia.org.br/ixcnlf/12/02.htm
O estudo de charges permite a um trabalho interdisciplinar com o professor de Língua Portuguesa. O trabalho com as charges, além de despertar o interesse na disciplina que a está utilizando, busca um diálogo entre as áreas de comunicação e de Letras, já que desenvolve aspectos referentes às linguagens verbal e não- verbal, a partir de uma perspectiva intertextual de comunicação.
O texto de “Tatiana Nunes de Lima Camara”, disponível no endereço abaixo apresenta informações a respeito do uso didático de charges.
http://www.filologia.org.br/ixcnlf/12 /02.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Dia do médico | Áudio |
O recurso “Química: em casa e na farmácia” oferece uma oportunidade de verificar a ação de antibióticos sobre colônias bacterianas e assim perceber porque é tão importante seguir a posologia indicada pelo médico, a fim de que o tratamento seja eficaz (regra que vale também para outros medicamentos).
Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/912/farmaciaemcasa/atividade2.htm
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente à situação apresentada.
Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
AUTO-AVALIAÇÃO
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que a automedicação é prejudicial à saúde.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Identifico os diferentes tipos de medicamentos mais utilizados na automedicação.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Conheço a ação dos diferentes tipos de medicamentos e identifico seus pontos positivos, porém reconheço a automedicação como sendo prejudicial.
MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo como agem os medicamentos no organismo. Reconheço que a automedicação é prejudicial à saúde e tenho argumentos para evitá-la frente ao incentivo dos meios de comunicação.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/01/2014
Cinco estrelasamei tudo parabens
21/09/2010
Quatro estrelasGostei da aula, parabenizo pela iniciativa de disponibiliza-la no portal do professor...