Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


BRINCADEIRAS POPULARES EM SALA DE AULA: UM INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA.

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Glória Maria de Oliveira e Soymara Vieira Emilião

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através da brincadeira “O que é, o que é?”, os alunos das diversas fases do conhecimento de leitura e escrita, entrarão em contato com um material escrito e farão uso social do mesmo, ampliando seu repertório, conhecendo novas palavras.

Conhecimento de um novo tipo de texto.

Fazer leitura por inferência.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Folha com a atividade.

Atividade 1

Perguntar se as crianças conhecem a brincadeira do “O que é, o que é?”. Convidar as que conhecem para lançar os desafios do “O que é o que é ?” para o restante a turma.

Após perceber que o grupo já compreendeu a proposta da brincadeira, criar seus próprios desafios para turma adivinhar, entregar a folha do “O que é, o que é ?”.

Obs: o modelo abaixo são sugestões; o professor pode criar novas propostas.

A atividade pode ter duas propostas, com objetivos distintos.          

Primeira proposta:

Modelo:

NOME DA ESCOLA:
NOME:
DATA: ____/____/____


ADIVINHAS

1) O QUE É O QUE É, TEM COROA, MAS NÃO É REI, TEM ESCAMAS, MAS NÃO É PEIXE?

__________________________________________________________

2) O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?

_________________________________________________________

3) O QUE É O QUE É, ENTRA NA ÁGUA MAS NÃO SE MOLHA?

____________________________________________________________

4) O QUE É O QUE É, TEM BARBAS MAS NÃO É HOMEM, TEM DENTES MAS NÃO COME?

____________________________________________________________

5) O QUE É O QUE É, UMA CASINHA BRANCA, SEM PORTAS E SEM TRANCAS?

_____________________________________________________________________

6) O QUE É O QUE É, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?

_______________________________________________________________________



OBS:

Nesta proposta, o professor lê as adivinhações com a turma, descobre junto com os alunos a resposta e propõe que cada um escreva a descoberta da turma.

O objetivo desta atividade é trabalhar a construção da escrita.


Segunda proposta:

Modelo com banco de dados


NOME DA ESCOLA:
NOME:
DATA: ____/____/____


ADIVINHAS

PINTE A RESPOSTA CORRETA PARA CADA ADIVINHA.

1) O QUE É O QUE É, TEM COROA, MAS NÃO É REI, TEM ESCAMAS, MAS NÃO É PEIXE?

ARROZ                ABACAXI                CENOURA

2) O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?

CHUVA                  CHAVE                   CHURRASCO

3) O QUE É O QUE É, ENTRA NA ÁGUA, MAS NÃO SE MOLHA?

SAPO                 SOMBRA                      SUCO

4) O QUE É O QUE É, TEM BARBAS MAS NÃO É HOMEM, TEM DENTES
MAS NÃO COME?

AMOR                  SAPATO                 ALHO

5)O QUE É O QUE É, UMA CASINHA BRANCA, SEM PORTAS E SEM TRANCAS?

OLHO                  ÁGUA                  OVO

6) O QUE É O QUE É, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?

MANGA                 MATO                     MENIINA


OBS:

Neste modelo, a professora faz o mesmo procedimento: lê junto com a turma e descobre coletivamente a resposta para cada adivinhação. Mas, ao invés de escrever a respostas, os alunos farão um trabalho de leitura que, com o banco de dados, favorece que os alunos utilizem seus conhecimentos e estratégias de leituras para descobrir a palavra correta.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante a atividade, observando se os alunos compreenderam este tipo de texto e se envolveram com o trabalho.

Também é possível observar como os alunos estão construindo sua escrita, em que fase da alfabetização os alunos se encontram (ver FERREIRO, Emília & Teberosky. Psicogênese da Língua Escrita. Ed. Artmed).  No modelo com banco de dados, observar se já são capazes de, através de estratégias de leitura, descobrir a palavra correta.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/6 - 16,67%
  • Quatro estrelas 5/6 - 83,33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marcia Virginia Ferreira Bastos, EPG CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE , São Paulo - dijo:
    mavifeba@uol.com.br

    11/08/2013

    Quatro estrelas

    Gostei,estou pesquisando brincadeiras.


  • Leticia Verissimo dos Santos, Escola Municipal Luiz Rodrigues Monteiro- Mais Educação , Tocantins - dijo:
    leticia.verissimo.14@hotmail.com

    03/06/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom.. A brincadeira chama a atenção de todos, pois ainda hoje não ví quem não goste de brincar de adivinha..


  • claudete, Instituto superior de Educação Antonino Freire- ISEAF , Piauí - dijo:
    freitasdete@hotmail.com

    20/09/2011

    Quatro estrelas

    É interessante a aula porque o aluno pode aprender a ler e a escrever sem perceber o que está ocorrendo e sem achar chata a aula de português.


  • Adriana Santos, SESC , Rio de Janeiro - dijo:
    drica_adrianasantos@yahoo.com.br

    30/07/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante


  • Luciene Magalhães Baracat, SEED - EM.Tilma , Mato Grosso do Sul - dijo:
    lucienemagalhaes@globo.com

    30/06/2010

    Quatro estrelas

    Achei super bacana essas dicas de aulas, trabalhandas com "O QUE É O QUE É". Abraços!


  • Eliane Ludwig, EEB. Raul POMPÉIA , Santa Catarina - dijo:
    eliane_ludwig@hotmail.com

    28/06/2010

    Quatro estrelas

    LEGAL SUA AULA! Tambémtrabalho bastante com atividades lúdicas. Acredito que as mesmas são de muita importancia na Educação, pois, proporcionam às crianças exteriorizar suas fantasias, sentimentos, realidade, emoções e que as brincadeiras envolve imaginação percepção, espontaneidade, ritmo, observação, equilíbrio e criatividade. Valeu! Abraço


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.