Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reconhecendo pleonasmos

 

27/10/2009

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Walleska Bernardino

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer pleonasmos;
• criar tirinhas e quadrinhos com imagens (pleonasmos).

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter ciência de que na língua há expressões que indicam redundância, ou seja, constituem-se pela mesma ideia, como “subir pra cima”; “descer pra baixo.”

Estratégias e recursos da aula

Aula
Atividade 1

Como motivação inicial, o professor exibirá o vídeo humorístico “Pleonasmo”, que está disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=CbiWtviYS2M Acesso em 13/09/09.
Depois de assistido o vídeo que trata divertidamente de expressões pleonásticas, tais como “certeza absoluta”, “comparecer pessoalmente”, “encarar de frente”, dentre outras, o professor dará um tempo para que os alunos, em duplas, consigam escrever o maior número possível de expressões pleonásticas, tendo em vista que os discentes já foram alertados quanto aos pleonasmos pelo vídeo assistido. Nesta dinâmica, ganha a dupla que conseguir escrever o maior número possível de redundâncias.
Importante: À guisa de exemplificação, seguem algumas expressões e um texto interessante sobre o assunto para que o professor possa estudar e ter maior conhecimento da temática, conduzindo, assim, as discussões. Sugiro que o texto seja lido com os alunos, pois se refere de forma bem humorada ao pleonasmo no cotidiano.
• Entrar pra dentro
• Sair pra fora
• Subir pra cima
• Descer pra baixo
• Hemorragia de sangue
• Plebiscito popular
• Consenso geral
• Opinião individual
• Unanimidade de todos
• Encarar cara a cara
• Repetir de novo
• Vereador municipal
• Decapitar a cabeça
• Minha autobiografia
• Habitat natural
• Estrelas do céu
• Monocultura exclusiva
• Gritar alto
• Segredo secreto

O pleonasmo nosso de cada dia

(Roberto Mauro Thomaz)

A palavra pleonasmo não é popular, e muita gente nem sabe ao menos o que significa. Pleonasmo é uma figura de linguagem, a palavra é de origem grega e significa redundância de termos, o exagero, a superabundância. E apesar de muitas pessoas ignorarem a sua definição ela está na boca do povo, e como diria um professor meu o pleonasmo "está na pragmática". Basta uma olhada rápida para as conversas do dia-a-dia, seja no bar, na biblioteca, no escurinho do cinema, no ponto de ônibus. Nem em entrevista para conseguir um emprego o pleonasmo dá sossego, aí é que ele aparece mais porque é o momento em que queremos impressionar e esquecemos de nos policiarmos.
Um anúncio de jornal oferece uma ótima oportunidade para um grande cargo em uma conceituada empresa. Você então rapidamente se candidata para a vaga e marca uma entrevista com o executivo da empresa e frente a frente com seu futuro chefe vai fazer de tudo para causar uma boa impressão, afinal a primeira impressão é a que fica.
- O que você pretende contribuir com a empresa se for contratado? - Pergunta o seu futuro chefe.
- Pretendo trabalhar muito na filial em Belo Horizonte e ampliar enormemente as vendas e, em consequência ao alto faturamento, criar novos empregos. - Você responde eloquentemente.
- Infelizmente você não serve para a nossa empresa, o seu perfil não vem de encontro ao que estamos esperando, você se sairia melhor em um circo.
- Como assim, você está me chamando de palhaço? - Você responde indignado.
- Não me entenda mal, o seu perfil é muito mais para mágico do que para palhaço.
- Ainda não consigo entender.
- Ora bolas! Alguém consegue criar algo velho?
Que baita injustiça ser preterido em favor do pleonasmo. Por isso devemos estar atentos em todos os momentos.
Quero tomar a liberdade e ajudá-lo(a) com algumas dicas que serão importantes para evitarem situações como esta.
No seu habitat natural tente ser cercado por muitos livros e sempre que for necessário recorra ao dicionário. Ops! Acho que cometi uma gafe: todo habitat é natural. Desculpe-me por est a falha, mas vamos seguir c om as orientações. Com o o mundo está globa lizado e as pessoas estão mais próximas umas das outras estamos enfrentando um grande fenômeno, ou melhor, a febre de convivermos juntos. Agora surgiu uma grande dúvida. É possível conviver separadamente? Não desanime se o pleonasmo está tentando atrapalhar a sua vida. Não dê bola para ele, pense no seu futuro, imagine-se recebendo o Oscar e naquela cerimônia maravilhosa de entrega você frente a frente com miríades de pessoas quiçá milhões, com o microfone em punho discursando: "Agora que estou famoso(a) escreverei minha autobiografia muito em breve".
E se algum engraçadinho quiser estragar o seu discurso dizendo que se é autobiografia, já é sua e não pode ser de outro, não fique triste, mantenha a pose e siga em frente no seu maravilhoso discurso, mantenha o sorriso nos lábios, porque afinal de contas você não é contorcionista para sorrir com o umbigo, ou é?
Olhe para frente e tente sair pela tangente homenageando a sua bela mulher, faça uma sessão nostálgica e conte para o público como você a conheceu e como era romântico, fale daquela noite em que vocês estavam a sós debaixo de uma árvore e você como poeta nato que é versejou para ela " olha amor como hoje a noite está bonita e como reluzem as estrelas do céu"... ela estará tão apaixonada que não perceberá que só podem existir estrelas no céu. Fique com os olhos fixos na platéia e se por ventura estiver presente alguma autoridade você também pode homenageá-la "obrigado pela presença do senhor general do exército, do senhor brigadeiro da aeronáutica, do senhor almirante da marinha". Afinal quem vai prestar atenção no detalhe que só existem generais no exército, brigadeiros na aeronáutica, e almirantes na marinha? Afinal errar é humano e falhas como estas são apenas pequenos detalhes; poucas pessoas imaginam que detalhes só podem ser pequenos. Nem o Roberto Carlos imaginou quando cantou " detalhes tão pequenos de nós dois". Quando as coisas não estão dando muito certo é melhor que você pegue o seu boné e vá para casa, reflita e não fique deprimido, afinal você não tropeçou usando aqueles pleonasmos absurdos e clássicos, subir pra cima, descer pra baixo, entrar pra dentro, sair para fora. E você não é o único ser humano a cometer tamanhas falhas.
Imagine que um rapaz muito tímido vai pedir a mão da mocinha lá no interior da Bahia, e o pai da moça é um coronel muito bravo. O rapaz de terno e gravata tremendo muito, o pai da moça com pose de macho e uma voz muito grave querendo saber das intenções do rapaz com a sua filha faz a seguinte pergunta: "Quais são os seus planos ou projetos para o futuro?".
Com certeza o rapaz tem que se conter muito para não cair em uma gargalhada muito grande porque no seu íntimo ele tem vontade de perguntar: "O senhor conhece alguém que faz planos para o passado?".
E, afinal, em qualquer profissão é possível cometer erros com o danado do pleonasmo. Pense no treinador da seleção brasileira depois de vencer seis jogos seguidos e quando o time chega na final ele diz emocionado para todos os jornalistas "Vou manter o mesmo time para a final". Ele fala com toda autoridade porque sabe que nem passa pela cabeça do técnico adversário que não se pode manter um outro time. Até os nossos embaixadores também contribuem para o pleonasmo nosso de cada dia, quando estão em algum país e tem a oportunidade para discursarem e defenderem os interesses do Brasil, gritam aos quatro cantos "O Brasil é grande entre os grandes países do mundo".
Afinal de contas ele é muito ocupado pra saber que os países só podem ser do mundo ou podem ser de outro lugar? Até as grandes agências de propagandas querendo fazer um comercial que prenda a atenção do telespectador, ouvinte, também tropeçam e divulgam o seguinte comercial:"Na compra de um travesseiro azul você ganha outro inteiramente grátis na cor que você quiser". Afinal de contas o telespectador quer é g anhar e ele, com cert eza, não conhece ninguém que ganhou pagando.
Até mesmo os religios os quando são invadi dos por uma grande e moção cometem falhas. Um certo dia um r eligios o estava dizendo algum as palavras em um velório e querendo exaltar a viúva exclamou: "A Dona Mariana está há muito tempo conosco em nossa comunidade, e sou testemunha da sua dedicação, apreço, e carinho que tem dispensado a nós; por isso neste momento de consternação em que se tornou viúva do falecido Joaquim Neto Paes ela merece todo o nosso amor e carinho". Afinal de contas o povo está emocionado demais para se preocupar que até que se prove o contrário, não pode haver viúva se não houver um falecido. Até o Sir Caetano Veloso que é um perfeccionista e se preocupa em exaltar a língua portuguesa em suas canções também já foi traído pelo pleonasmo, certa vez cantando emocionado para uma grande platéia soltou esta: "eu tenho meus segredos e planos secretos".
Enfim querido(a) que me lê, não fique entristecido e não perca suas noites de sono. Lembre-se: você não é o único, continue sua vida com tranqüilidade, saia para rua e encare a vida de frente porque afinal de contas até onde sei, você não conseguirá encarar a vida de costas ou de lado. Pleonasmo, eufemismo, catacrese, metáfora, metonímia e tantas outras fazem parte do nosso dia, basta termos coragem e sabedoria para conviver com elas, e se por ventura um engraçadinho ficar irritado com você porque tropeça algumas vezes, e com toda certeza tropeçará, e te mandar calar a boca, não fique irritado nem tente agredi-lo, apenas faça o que ele te pede porque afinal de contas o que mais você pode calar?
Depois de todas estas dicas acredito que você já pode se considerar um perito em pleonasmos de cada dia. Então vamos fazer um pequeno teste. Pense um pouco e em seguida responda. Qual outro pleonasmo é tão comum? "Já sei", diria você. "O pleonasmo mais comum é o voltar para trás", e acrescentaria eloquentemente "afinal de contas ninguém pode voltar para frente". Mas infelizmente nem tudo pode ser do jeito que a gente gostaria que fosse. Numa rápida olhada na gramática verificaremos que voltar pra trás não é pleonasmo. Então volte atrás e reconsidere sobre o fatídico pleonasmo.
Texto disponível em: http://www.gargantadaserpente.com/artigos/robertomauro.shtml Acesso em 13/09/09.

Atividade 2

O professor levará para a sala imagens ampliadas de tirinhas e quadrinhos referentes ao assunto estudado, tais como os apresentadas abaixo para que professor e alunos conversem a respeito. Na sequência, os alunos deverão criar seus próprios quadrinhos ou tirinhas sobre o pleonasmo. Para essa atividade, o professor deverá providenciar canetas coloridas, réguas, cola, papéis coloridos, canetas hidrocores, etc.

Imagem disponível em:

http://www.cbpf.br/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas_imagens/portugues/portugues0022.jpg

Imagem disponível em:

http://embromar.wordpress.com/2009/09/28/tirinhas/

Imagem disponível em:

http://thinkingdesign.wordpress.com/2008/11/23/45/

Aula 2

Atividade 1

Depois de criadas tirinhas e quadrinhos com situações parecidas com as das imagens, os alunos deverão assistir ao vídeo de um a cena teatral com usos pleonásticos, disponíveis em:
http://piadas.blog.dada.net/tag/pleonasmo

Na sequência, os alunos deverão criar monólogos, como o do vídeo assistido anteriormente, a fim de recontarem alguma situação em que o pleonasmo foi alvo de muitas gargalhadas. Essa narração pode ser contada trabalhando, concomitantemente à ideia do pleonasmo, a expressividade. Para tanto, o docente poderá sortear “personagens” que deverão narrar a cena, por exemplo: caipira, empresário, feirante, palhaço, locutor de rodeio, etc. Assim, espera-se que o aluno alie a identificação e uso de uma expressão pleonástica com sua capacidade expressiva.

Atividade 2

Para avaliação formal, o professor solicitará ao aluno a reescrita do trecho abaixo, de modo a eliminar todos os pleonasmos:
"Pleonasmo de palavras inúteis
É fato real: eu gosto de escrever palavras da mesma forma que gosto de ler textos. Isso é comum em vária s pessoas de vários países do mundo. O hábito da leitura de textos deveria ser regra geral no mundo, pois existe uma multidão de pessoas que n unca toc aram num livro. Há muitos anos atrás conheci um general do exército que tinha uma filha que toda vez que via um livro abria um sorriso nos lábios, como se a leitura fosse seu habitat natural. Mas recentemente ela morreu logo depois de se casar com seu marido. Eu fui ao enterro para dar meus sentidos pêsames ao viúvo da falecida. Ele então me encarou de frente e eu pude ver labaredas de fogo saindo de seus olhos quando ele gritou alto: Vai to…. Bem, depois disso saí pra fora e nunca mais compareci pessoalmente na casa dele."
Por Christian Gurtner em 03/09/08
Disponível em: http://www.escribacafe.com/pleonasmo-de-palavras-inuteis/ Acesso em 13/09/09.

Sugestão de leituras para o professor:• OLIVEIRA, Priscila Campos de. Estilística da frase e da enunciação.

Disponível em: http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ2_03.htm Acesso em 13/09/09.

Atividades complementares

O professor poderá propor aos alunos um trabalho de pesquisa envolvendo o pleonasmo vicioso. Uma ideia seria a gravação de conversas informais com pessoas da convivência do aluno e a identificação de pleonasmos. Ou ainda, o docente poderia pedir aos alunos que identificassem pleonasmos viciosos na mídia ou em textos diversos.

Avaliação

A avaliação será feita com base nas atividades propostas: i) reconhecimento de pleonasmos; ii) produção das tirinhas e/ou quadrinhos contendo a figura de linguagem estudada; iii) reescrita do texto com eliminação dos pleonasmos viciosos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Felipe Lima, Aracy Magalhães Martins , Ceará - dijo:
    felhipelima@hotmail.com

    27/04/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito legal esta aula sobre pleonasmo. Estava precisando mesmo esclarecer um pouco isso.


  • Walliton Rodrigues Contins, Instituto Ebenézer , Minas Gerais - dijo:
    wallitonrodrigues@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nunca tinha visto uma aula tão boa. Tenho certeza que cada aluno que a realizar terá muito prazer e aprendizagem.


  • Estela Dulce Abdon Pontes Silva, E. M. Professor José Luiz Rodrigues. , Rio Grande do Norte - dijo:
    dulceabdon@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Daniela. Gostei da aula, e classifiquei-a muito proveitosa pois, já havia trabalho pleonasmos com meus alunos em anos anteriores e as aulas eram sempre interativas mas pouco diversificada. Dessa vez foi diferente. Valeu as dicas, mas não levei as gravuras pedi aos alunos que fizessem e foi muito divertido e eles adoraram demonstrar suas artes no mural de leitura, e as gravações das conversas onde apareciam os pleonasmos foram ouvidas e transcritas para as devidas correções.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.