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Aprendendo sobre a história da capoeira

 

22/02/2010

Autor y Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a capoeira como manifestação cultural que abrange vários sentidos e os elementos históricos que constituem essa prática.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula os alunos necessitam de conhecimentos adquiridos a partir de suas experiências de vida.


Estratégias e recursos da aula

Será necessário a utilização de data show ou de fotos impressas para exibição de imagens sobre a origem histórica da capoeira.
Será aplicada uma atividade escrita (caça palavras).


Atividade 1


Reunidos na sala de aula o professor iniciará a aula questionando às crianças sobre o que começamos a aprender na aula anterior (Refletindo sobre a capoeira). Retomando a questão problema sobre “o que é capoeira”? O professor irá concomitantemente exibindo as imagens e contando a história da capoeira fundamentada nos textos descrito abaixo:


Texto 1

A história da capoeira começou há muito tempo atrás quando no Brasil os negros eram escravizados para trabalharem nas fazendas. Esses escravos eram trazidos da África onde eram capturados e colocados nos navios negreiros, embarcações utilizadas para transportar os negros pelo Oceano Atlântico. Chegando aqui os negros eram comprados como mercadoria pelos senhores de engenho que os obrigava a trabalhar na plantação de cana de açúcar sem receber nada por isso. A grande maioria desses negros era vigiada e castigada pelos feitores, que eram homens brancos e de confiança dos donos das fazendas. Sofrendo pelos maus tratos, pelo trabalho forçado, pela saudade de sua terra e por doenças, muitos desses negros se revoltavam e fugiam para as matas formando os quilombos. Para capturar esses fugitivos os senhores de engenho contavam com a ajuda dos capitães do mato que eram negros armados que recebiam dinheiro por essa tarefa. Ao serem recapturados os escravos eram levados para o tronco para serem castigados com várias chibatadas, novamente colocados para o trabalho na lavoura eles passaram a ensinar a capoeira para os outros escravos. Como eram proibidos de praticar qual quer tipo de luta, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas combinadas com os golpes de ataque e defesa. Como podemos ver a criação da capoeira além de servir como uma arma de luta contra a opressão também contribuiu para manter a tradição cultural dos negros africanos. Vista como uma dança pelos senhores de engenho sua prática era permitida, nos terreiros perto das senzalas locais onde os escravos eram recolhidos para dormir.

Texto 2

A palavra capoeira é originária do Tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugeri do que a capoeira obti vesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais que tinham escravos.
A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura a luta, a dança, a cultura popular e a música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
A música é um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os senhores de engenho, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. A música é composta de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira: de bem lento (Angola) a bastante acelerado (São Bento Grande). Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas (ladainhas). As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma lavadeira. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir. Os capoeiristas mudam o estilo das canções frequentemente de acordo com o ritmo do berimbau. Desta maneira, é na verdade a música que comanda a capoeira, e não só no ritmo mas também no conteúdo.
Os instrumentos são tocados numa linha chamada bateria. O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. O berimbau varia de afinação, podendo ser o Berimbau Gunga (mais grave), Médio (médio) e viola (mais agudo). Os outros instrumentos são: pandeiro, atabaque, caxixi e com menos freqüência o ganzá e o agogô.
Para jogar a capoeira os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau e cantando a música enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. O jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau ou quando algum capoeirista da roda entra entre os dois e inicia um novo jogo com um deles.
Em geral a capoeira não busca destruir o oponente, de maneira geral o capoeirista prefere mostrar sua superioridade "marcando" o golpe no oponente sem, no entanto, completá-lo. Se o seu oponente não pode evitar um ataque lento, não existe razão para utilizar um golpe mais rápido.
A ginga é o movimento básico da capoeira, é um movimento de pernas no ritmo do toque que lembra uma dança, porém capoeiristas experientes raramente ficam gingando estão constantemente atacando, defendendo, e "floreando" (movimentos acrobáticos). Além da ginga são muito comuns os chutes em rotação, rasteiras, golpes com as mãos, cabeçadas, esquivas, saltos, mortais, giros apoiados nas mãos e na cabeça, movimentos acrobáticos e de grande elasticidade e movimentos próximos ao solo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira_(artes_marci ais)

Links com as fotos para serem exibidas durante a apresentação do histórico da ca poeira.

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http://www.pedroozorio.com.br/poesias/fundo_navionegreiro1.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/86/Africa_(orthographic_projection).svg/250px-Africa_(orthographic_projection).svg.png

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Atividade 2

“Brincando com a história da capoei ra: pique do quilombo!”

Após a exibição das imagens ou da s fotos impressas, da história contada pelo professor e do possível debate que esta atividade proporcionará, o professor vai propor uma brincadeira que retrate os elementos históricos da capoeira trabalhados anteriormente. Neste pique haverá dois pegadores; um capitã o do mato (que usará um chapéu) e  um feitor (que usará um lenço amarrado no pescoço). Todos os outros serão escravos. O espaço físico escolhido para a realização da brincadeira deverá conter ainda: uma senzala (local onde os escravos capturados são presos), um quilombo (local para onde os escravos fogem e se refugiam em segurança não podendo ser pego ) e um tronco (local onde os escravos capturados são “torturados com chibatadas” de lenço antes de serem levados para a senzala). Nesta brincadeira as crianças deverão ser orientadas de que se trata de uma ilustração, um jogo figurado dos “personagens” da história da capoeira.

Observação: os papéis de capitão do mato e de feitor deverão ser revezados entre as crianças.

Abaixo segue a atividade sugerida para a avaliação: o caça palavras.

CAÇA PALAVRAS - HISTÓRICO CAPOEIRA

Leia o texto abaixo sobre a história da capoeira e procure as palavras destacadas no caça palavras.

A história da CAPOEIRA começou há muito tempo atrás quando no Brasil os negros eram escravizados para trabalharem nas fazendas. Esses escravos eram trazidos da ÁFRICA onde eram capturados e colocados nos NAVIOS NEGREIROS, embarcações utilizadas para transportar os negros pelo Oceano Atlântico. Chegando aqui os negros eram comprados como mercadoria pelos SENHORES DE ENGENHO que os obrigava a trabalhar na plantação de cana de açúcar sem receber nada por isso. A grande maioria desses negros era vigiada e castigada pelos FEITORES, que eram homens brancos e de confiança dos donos das fazendas. Sofrendo pelos maus tratos, pelo trabalho forçado, pela saudade de sua terra e por doenças, muitos desses negros se revoltavam e fugiam para as matas formando os QUILOMBOS. Para capturar esses fugitivos os senhores de engenho contavam com a ajuda dos CAPITÃES DO MATO que eram negros armados que recebiam dinheiro por essa tarefa. Ao serem recapturados os ESCRAVOS eram levados para o TRONCO para serem castigados com várias chibatadas, novamente colocados para o trabalho na lavoura eles passaram a ensinar a capoeira para os outros escravos. Como eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta, os escravos utilizaram o RITMO e os movimentos de suas danças africanas combinadas com os golpes de ATAQUE e DEFESA. Como podemos ver a criação da capoeira além de servir como uma arma de luta contra a OPRESSÃO também contribuiu para manter a tradição CULTURAL d os negros africanos. Vista como uma dança pelos senhores de engenho sua prática era permitida, nos terreiros perto das SENZALAS locais onde os escravos eram recolhidos para dormir

Nome: ________________________________________________ Ano: _____ Turma: _______

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Recursos Complementares

Avaliação

Realização do caça palavras sobre o histórico da capoeira.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • REJANE REIS, COLÉGIO ESTADUAL 8 DE SETEMBRO , Rio Grande do Sul - dijo:
    RRK28@HOTMAIL.COM

    28/08/2012

    Três estrelas

    OLÁ! O CAÇA PALAVRAS SOBRE A CAPOEIRA É MUITO DIVERTIDO, MEUS ALUNINHOS DA 6 SÉRIE VÃO AMAR. AS VEZES ME FALTA CRIATIVIDADE. GRATA


  • EDERALDO , ESCOLA ESTADUAL FERNANDINA MALTA , Alagoas - dijo:
    deljane@uol.com.br

    30/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom! fico muito agradecido por este material. Parabéns pela didática usada...Nota 10.


  • Fabiola, Associação de capoeira Volta Que o Mundo Dá , Pernambuco - dijo:
    fabiolaribeiro_2@hotmail.com

    11/08/2011

    Cinco estrelas

    excelente atividade. amei irei passa para os meu alunos obrigada


Sem classificação.
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