30/11/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Como prática social inicial sugerimos a leitura do poema: "Eu, etiqueta" de Carlos Drummond de Andrade.
O poema no formato de áudio encontra-se no seguinte endereço:http://grurinha.multiply.com/video/item/98
O poema está na voz do ator Paulo Autran.
Neste momento é importante introduzir o tema proposto. O poema cumpre bem esta função. O mesmo será trabalhado com maior profundidade durante a instrumentalização, mas o professor poderá fazer algumas reflexões para perceber a perspectiva dos alunos sobre o assunto em questão. Algumas perguntas e esclarecimentos são importantes:
Neste momento o professor pode selecionar algumas questões indicadas pelos alunos, sobre o que eles gostariam de saber mais sobre o tema proposto. O foco sugerido é:
Desvendando conceitos:
Para que se compreenda o sentido de cada conceito (título da aula) o professor pode apresentar, ou pesquisar com os alunos, o significado dos termos no dicionário:
Significados encontrados no dicionário Houaiss (do site: http://www.uol.com.br/)
Consumo:
substantivo masculino
ato ou efeito de consumir;
1 o que se gasta; dispêndio, despesa, consumação.
Consumismo:
substantivo masculino;
1 ato, efeito, fato ou prática de consumir ('comprar em demasia').
Consumidor:
adjetivo e substantivo masculino.
que ou o que consome;
1 que ou aquele que adquire mercadorias, riquezas e serviços para uso próprio ou de sua família; comprador, freguês, cliente.
Textos sugeridos para leitura:
Texto que trata sobre consumo e consumismo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo. Acesso em 14/09/2009.
Texto que trata da influência da mídia nos atos de consumo. Disponível em: http://primeirapauta.com/br/?p=%20111. Acesso em 14/ 09/2009.
Página que traz definições de consumo e consumismo. Disponível em:http://www. suapesquisa.com/o_que_e/consumismo.htm. Acesso em 14/09/2009.
Página que traz informações sobre consumo consciente. Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/consumo-consciente1.htm. Acesso em 14/09/2009.
Portal do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.portaldomeioambiente.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=365:consumo-responsavel&catid=1060:consumo-responsavel&Itemid=737 Acesso em 14/09/2009.
Critérios para avaliação:
"Jogo do Dicionário":
De posse do texto: Eu, etiqueta (Carlos Drummond de Andrade), os alunos deverão destacar palavras das quais não sabem o significado.
As palavras poderão ser anotadas no quadro-negro.
O professor vai indicando as palavras do quadro que deverão ser conceituadas pelos alunos sem o auxílio do dicionário. O objetivo é que os alunos escrevam no papel qual imaginam ser o significado de tal palavra e aprendam a interpretar no contexto. Para isto sugerimos:
Depois que todos registrarem os conceitos de cada palavra, deverão ler em voz alta.
Somente depois um dos alunos lê então o significado da palavra encontrado no dicionário, o aluno que acertar o significado vai acumulando pontos.
Obs: quantidade de pontos e regras do jogo poderão ser definidas por professores e alunos.
Critérios para avaliação: Avaliar a participação dos alunos durante a atividade, percebendo principalmente o uso da linguagem verbal/gramatical durante os momentos de expressão oral.
Escrita e Interpretação de texto:
1) Na poesia Eu, etiqueta, Carlos Drummond de Andrade se define de várias formas, entre elas:
A partir do que foi discutido sobre consumo e consumismo, descreva de forma sintetizada, qual a relação dessas palavras com os atos de consumo e consumismo.
2) Mais adiante o autor do texto deixa claro que já não é mais "ser, pensante", e que seu nome tem de ser retificado para "coisa, coisante". Que interpretação podemos fazer deste pensamento do autor?
3) No texto o autor também afirma: "Estou, estou na moda". O que siginifica "estar na mod a" para você? Como a moda contribui para a expansão do capitalismo no Brasil?
4) Ao afirmar estar na moda o a utor conclui: "É duro andar na mo da, ainda que a mod a seja negar minha identida de". Que interpretação podemos fazer desta afirmação?
Critérios para avaliação:
Avaliar a capacidade de interpretação de texto;
Avaliar o uso correto da linguagem e escrita (principalmente uso de verbos/gramática)
A atividade de escrita e interpretação de texto poderá ser discutida em seminário organizado pelo professor. Os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos para discutir as respostas dadas às questões. Após esta discussão deverão selecionar algumas do grupo para apresentar para o grande grupo (seminário).
O professor será o mediador do debate e deverá fazer com as questões sejam refletidas a partir de situações contemporâneas que podem ser percebidas na mídia e/ou no dia-a-dia.
Critérios para avaliação: Avaliar a participação dos alunos durante o debate, percebendo principalmente o uso da linguagem verbal; avaliar a capacidade de síntese dos alunos ; avaliar os critérios e metodologias utilizadas para a apresentação do grupo; avaliar a relação do alunos com o grupo.
Assistir com os alunos a seguinte animação:
Objetivo
Despertar nos alunos senso crítico no que tange ao consumismo, cultura de massa, globalização e a influência da mídia no comportamento das pessoas.
Descrição do recurso: Curta de animação da década de 1980, produzido por Marcos Magalhães, que discute sobre a questão da invasão da cultura americana e a dependência que isso causa. E como a cultura de massa é utilizada para a dominação e condicionamento sobre nossos próprios desejos de consumo e influenciar no nosso cotidiano.
Sugestão de roteiro para trabalhar o vídeo:
Para interpretação do vídeo sugerimos este endereço que apresenta algumas sugestões pedagógicas de uso por professores:http://www.portacurtas.com.br/parecerfilme2.asp?Cod=811#
Solicitar que os alunos procurem conhecer o código do consumidor.
Algumas perguntas podem ser realizadas para instigá-los a procurar seus direitos:
Nome | Tipo |
---|---|
Meow | Animação/simulação |
Aulas:
O Consumismo e Cildo Meireles: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2590 acessado em 18/09/2009
Consumo consciente - precisamos realmente de tudo que queremos? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=180 acessado em 18/09/2009
A indústria cultural somos nós. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1367 acessado em 18/09/2009
A avaliação está descrita no decorrer da aula. Mas o professor pode ser valer de outros recursos, tais como: propor a turma que anote todos os gastos do mês de sua família, e no final do mês faça uma análise, junto aos seus familiares do que realmente era necessário e o que foi supérfluo. Esta auto-avaliação do grupo familiar pode contribuir para um planejamento mais eficiente dos gastos da família.
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/05/2013
Cinco estrelaseu adorei amei gostei eu achei exelente maravilhoso por que eu quero dar os parabens a esse professor thal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
14/06/2012
Cinco estrelasSou professora de Língua Portuguesa e achei a aula magnífica! Estratégias adotadas, orientação perfeitamente didática. Para o professor, uma excelente ferramenta. Obrigada por disponibilizar material tão rico!
03/05/2012
Cinco estrelasGostei da aula, bastante diversificada... Pretendo aplicá-la. Só um fato me intrigou bastante. Quando vc clica no endereço ou copia e cola na barra de endereços deste site: http://primeirapauta.com/br/?p=%20111 Ele aparece a página de carrinhos em miniatura do facebook. Censura isto? Pois o artigo parece ser bem interessante. Pois o texto trata da influência da mídia nos atos de consumo. Foi uma coincidência ou ato proposital? Se puderem rever este erro agradeceria. E parabéns pelo trabalho
07/06/2011
Cinco estrelasSimplesmente maravilhoso! É uma ótima ferramenta para os professores. Me ajudou bastante e usarei sempre! Obrigada!
18/08/2010
Cinco estrelasPessoal estou no primeiro ano da minha vida como professora e adorei essa aula, já gostava muito desse poema do Carlos Drummond e essa aula deu uma direçao muito bacana para o meu trabalho Parabéns!!!!