22/09/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Orientações didáticas para o professor:
Introdução
A harmonia da natureza manifesta-se no ciclo da vida. Nossa natureza é formada pelas plantas, animais e até mesmo o próprio Homem. Há um equilíbrio ecológico para que todos possam sobreviver. Você já pensou no que ocorreria se alguns animais desaparecessem? E a devastação de plantas e habitat dos animais? Vamos aprender sobre consumidores e reprodutores!
Vamos descobrir os maravilhosos mistérios da cadeia alimentar!
Para isso, você e seus amigos irão se dividir em times e o mais legal é que enfrentarão desafios e missões.
Filmes, poesias, músicas serão as pistas em busca do tesouro do conhecimento.
Participe, brinque e aprenda!
A aventura começa agora!
Desafio
Instruções do jogo
Vocês terão que responder algumas questões. Não se preocupem, pois as respostas estarão nos sites indicados nas referências. Será preciso, atenção e concentração para encontrá-las com rapidez. Certifique-se que todos de sua equipe leiam todas as perguntas e as respostas encontradas.
As missões terão uma pontuação maior que os desafios, portanto se dedique a elas com muita criatividade.
Todos receberão pontos quando completarem os desafios e missões, no entanto, a pontuação estará relacionada com o tempo, ou seja, quanto mais rápido o time finalizar, maior será sua pontuação.
Cada time deverá eleger um líder, esse será responsável por comunicar o professor que o time finalizou o desafio ou missão.
Caso algum membro do time atrapalhe os colegas das outras equipes nas realizações das atividades, o time todo perderá ponto. A colaboração é fundamental!
Lembrem-se todos serão vencedores!
Quadro de pontuação
Missões
1º primeiro time a terminar- 8 pontos
2º time- 7 pontos
3º time – 7 pontos
4º time – 6 pontos
5º time- 6 pontos
6º time- 5 pontos
7º time- 5 pontos
8º time- 4 pontos
Desafios
1º primeiro time a terminar- 4 pontos
2º time- 3 pontos
3º time – 3 pontos
4º time – 2 pontos
5º time- 2 pontos
6º time- 2 pontos
7º time- 1 pontos
8º time- 1 pontos
1º Desafio
O time deve se reunir e escolher um nome, um símbolo- desenhar este símbolo e escrever junto o nome da equipe e ainda inventar uma saudação. O líder deve levar o cartaz pronto para o professor. Sejam criativos!
1ª Missão
Após assistir ao filme Rei leão, faça um pequeno texto com pelo menos 5 linhas. Respondendo a questão:
- Por que o leão é considerado rei da floresta?
O texto deve ser levado ao professor pelo líder, no entanto todos devem contribuir na elaboração.
2º desafio
Responda as questões abaixo. Todas as respostas devem estar corretas para que o time receba a pontuação. Portanto, atenção! Preencha a folha que receberem e assim que tiverem terminado o líder deve comunicar o professor. Para auxiliar utilize esse recurso:
Quais são os elemento s básicos que compõem uma cadeia alimentar?
O que é teia alimentar?
Como a ação do Homem pode prejudicar a teia alimentar?
O que é uma cadeia alimentar?
O que são decompositores?
O que são seres autótrofos?
O que é desequilíbrio ecológico?
O que são animais herbívoros e carnívoros?
Explique como a ação de um inseticida pode atingir uma cadeia alimentar?
Como a poluição dos mares pode afetar a cadeia alimentar marinha ?
2ª Missão
A equipe deve colocar estas cadeias alimentares em ordem. No menor tempo possível e corretamente, ao finalizar o líder deve comunicar a professora.
TRIGO
RAPOSA
GAFANHOTO
GALINHA
CORUJA
MILHO
RATO SILVESTRE
GAFANHOTO
BOIPEVA
CAPIM
SAPO
DECOMPOSITORES
GAFANHOTO
JAGUATIRICA
COBRA
AVES
ÁRVORE
AVE
INSETOS ALADOS
3º Desafio
Façam 3 desenhos que possam representar ações maléficas que o Homem pode causar para o desequilíbrio ecológico da teia alimentar.
3ª Missão
O time deve escolher uma música e fazer uma paródia com o seguinte tema: Teia Alimentar e equilíbrio ecológico.
4º Desafio
Leiam à poesia e se inspirem. Libere o poeta que há na equipe e criem uma poesia. Afinal a vida é sempre mais bela acompanhada de poesia
4ª Missão
Time ao final dessa aventura, faça uma propaganda conscientizando os homens sobre o equilíbrio que precisamos na natureza. O grupo pode preparar uma representação.
Nome | Tipo |
---|---|
Cadeia alimentar | Animação/simulação |
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/07/2014
Quatro estrelasAtividade bem completa e trabalha a conscientização da criança com o meio ambiente