Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Releitura de uma obra de Van Gogh

 

27/09/2008

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estudar sobre a biografia e a técnica de Van Gogh. Entender a diferença entre a releitura de uma obra e a cópia. Discutir sobre os diferentes pontos de vista em relação à obra e a personalização que cada um dá a releitura.
Duração das atividades
Uma seqüência de atividades de 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O que é uma obra de arte. A importância de uma produção artística e sua relação com a subjetividade. Ferramentas básicas do programa Photofiltre.
Estratégias e recursos da aula

Orientações didáticas para o professor:
 

A proposta consiste em uma releitura da Obra de Van Gohn, um texto pode ter diferentes pontos de vistas, assim como uma obra de arte. Quanto mais repertório sobre arte o aluno possui, maior será sua capacidade de criação.
É importante diferenciar para o aluno uma releitura e uma cópia da obra. Reler uma obra é atribuir um significado subjetivo do olhar do artista.
A biografia e o estudo da técnica do artista deve ser para contextualizar a obra e a mensagem do artista, não se deve limitar a uma decoreba de datas e lugares.
Discuta com os alunos que uma releitura não precisa necessariamente ser na mesma expressão artística, por exemplo, poderia se fazer uma releitura desta obra através de escultura, fotografia, etc.
 

Seqüência didática

 

 

1. Apresente a obra aos alunos e peça para os alunos compartilharem a primeira impressão que têm;
2. Discuta os diferentes pontos de vista.
3. Chame a atenção para as características da obra, as pinceladas, as cores utilizadas, pergunte aos alunos se eles reconhecem o estilo ou autor da obra.
4. Traga uma foto do autor Van Gogh e conte a história do autor (Biografia) como se estivesse contando uma história, para incrementa coloque uma música de fundo. Para ajudar na pesquisa de dados http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_Van_Gogh
5. Converse sobre a época, os costumes, quem eram os artistas importantes, que tipo de arte era valorizada. Para enriquecer traga obras dessa época, assim o aluno pode entender o valor da contribuição de Van Gogh, o quanto ele inovou.
6. Faça uma visita virtual ao museu de Van Gogh, http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=sectie_museum
7. Peça novamente para os alunos olharem para a obra e destacarem o que percebem de novo, após conhecer o contexto em que ela foi feita.
8. Apresente a proposta de releitura e explique a diferença entre releitura e cópia, mostre algumas releituras para os alunos para que fique clara a necessidade de personalização da releitura. Neste site os alunos poderão ver algumas releituras http://www.historiadaarte.com.br/arteadolescente.html
9. Faça a proposta para os alunos de usarem o programa Photofiltre.
 

PhotoFiltre é uma ótima alternativa para quem trabalha com ediçã o de im age ns e não pode desembolsar a grande quantidade de dinheiro que licenças dos programas deste tipo e xigem. E, para quem acha que as alternativas gratuitas são muito limitadas, deve conhecer agora mesmo este editor, para mudar este conceito. Ele possui uma série de ferramentas que lhe permitem fazer trabalhos profissionais e que não deixam a desejar.PhotoFiltre trabalha com filtros, seleções vetoriais, máscaras e muitos outros recursos simples ou avançados, os quais você pode aproveitar também na versão em português, através da atualização com a tradução completa para o programa. É versátil, completo e, ao mesmo tempo, fácil de usar.
Fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/PhotoFiltre.htm
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/735/imagens/Figura3.gif


Exemplos releitura da obra utilizando o programa PhotoFiltre.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/735/imagens/Figura5.gif

Releitura elaborada por: Libi Blackcat

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/735/imagens/Figura4.gif

Releitura elaborada por: Neilymarcia Araujo de Ribeiro Alves

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Para fazer o download do programa: http://baixaki.ig.com.br/download/PhotoFiltre.htm http://www.historiadaarte.com.br/arteadolescente.html http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=sectie_museum http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_Van_Gogh
Avaliação
Identifique se os alunos conseguiram personalizar suas obras, mas ao mesmo tempo compreendendo a técnica do artista. É interessante pedir para o aluno explicar qual mensagem ele quis transmitir com sua releitura.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/9 - 55,56%
  • Quatro estrelas 3/9 - 33,33%
  • Três estrelas 1/9 - 11,11%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • brenda, Brenda , Rio de Janeiro - dijo:
    brenda_anova_gatinha@hotmail.com

    26/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito Interessante!!!♥


  • Manoel, Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba EREMT , Pernambuco - dijo:
    mjsilva_2007@yahoo.com.br

    30/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente tabalho. Boa referência para a dinâmica dos trabalhos em sala de aula.


  • erenice socreppa, PREFEITURA MUNICIPAL , Santa Catarina - dijo:
    kuka_oo@hotmail.com

    29/06/2010

    Cinco estrelas

    Ola! Em se falando de releitura eu acho o maximo pois podemos trabalhar com varios materiais e formas, tbm em forma de teatro....e depois eu AMO artes, sou suspeita a falar mal da ARTE!!!!! se pudesse viveria 24 horas ingerindo artes.


  • nellys, novo horizonte , Goiás - dijo:
    nellys_ph@yahoo.com.br

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    parabéns pelo trabalho


  • nellys, novo horizonte , Goiás - dijo:
    nellys_ph@yahoo.com.br

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    parabéns pelo trabalho


  • Doacir Domingos Filho, BENEDITO DE PAULA LOURO C R E E MEDIO , Paraná - dijo:
    dominifilho@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Acredito que o termo releitura não deve ser usado nas aulas de de arte, no caso de observar ou apreciar a obra e depois criar algo, poderíamos chamar então de citação ou pastiche... posso esta precipitado, mas creio que é isso....


  • Sandra Miranda Siqueira, MARIO KOZEL FILHO , São Paulo - dijo:
    gabimiranda@globo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A satisfação de fazer um bom trabalho é a minha grande preocupação. Nós da Rede de Ensino Estadual, nós que eu digo professores de Arte, estamos enfrentando uma grande rejeição por parte dos professores antigos, que vem com os desenhos mimiografados. Está aula que você propõe ao aluno, uma verdadeira aula sobre reeleitura de obra. Porque a grande maioria de professores de Arte, definem reeleitura de Obra copiar a mesma. Espero que no ano de 2009, tudo isso já tenha sido superado. Ok...


  • Mara, SOCIEDADE EDUC PROFª LECI RAMALHO SEPLER , Rio de Janeiro - dijo:
    kardosomara@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns a todos os autores das aulas aqui postadas! Sou professora e trabalho com Informática Educativa e usarei esses planejamentos para as minhas aulas de 2009, pois são muito enriquecedores! Estou muito feliz por encontrar este site e poder assim aprimorar os recursos para o engrandecimento aos meus "baixinhos". Um grande abraço a tds os autores e obrigado por compartilharem este conhecimento bjs Mara


  • Helena Cristina de Azeredo, EEB ELIZABETH KONDER REIS , Santa Catarina - dijo:
    hcris26@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bom, acho a sugestão da aula viável, uma vez que atividades como essa fazem parte do processo pedagógico que desenvolvo com os alunos e sei como os mesmo crescem com a prática. No entanto, percebo que há um equívoco em chamar a prática de "releitura". Acho mais adequado termos como "produção artística", "leitura poética" ... Uma vez que a releitura sugere que algo seja reescrito em outra linguagem, e nossos alunos, ainda não desenvolveram uma linguagem própria, por isso, não a fazem. Um abraço


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.