Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Healthy food! – aprendendo sobre alimentação saudável em Inglês!

 

25/09/2009

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher, Lívia Raposo Bardy

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário em Inglês referente aos alimentos, ao refletir sobre o que é considerada uma alimentação saudável.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às atividades destas aulas, que tratam do tema alimentação, para apresentar vocabulário em inglês referente aos alimentos o professor deverá dividir os alunos em duplas para que joguem, até três vezes, um jogo da memória on-line. Este jogo contém imagens que devem ser associadas aos nomes dos alimentos em Inglês. (Fig. 1):

RECURSO
Jogo da Memória

http://www.1-language.com/memorymatchelem/food/memori1.swf

Jogo da Memória

Figura 1 – Imagem do Recurso

O objetivo deste jogo é proporcionar o primeiro contato com vocabulário referente a alimentos, nas suas formas escrita e oral.

ATIVIDADE 1

Logo após o jogo, o professor solicitará que os alunos listem as palavras encontradas nele em um arquivo de texto (usando, por exemplo, o Microsoft Word). As palavras que poderão ser encontradas são: onion, hamburger, potato, cabbage, steak, sandwich, carrot, spaghetti, tomato, cucumber, rice, chicken, steak, curry and rice, lettuce, salad e sandwich.

Feito isto, o professor lerá a lista de palavras em aula e os alunos repetirão, para que seja possível verificar se alguma palavra foi esquecida, bem como se a pronúncia está correta. Neste momento também é importante estar atento quanto a comentários dos alunos em relação a preferências alimentares para gerenciá-los, a fim de que se promova um debate em outro momento destas aulas.

ATIVIDADE 2

A partir de pesquisas na Internet cada dupla deverá classificar os alimentos da lista elaborada na atividade anterior nas seguintes categorias: 1) proteins, 2) carbohydrates (carbs), 3) fat, 4) sugar e 5) fiber considerados os macronutrientes (principais fontes de energia) dos alimentos. Por exemplo: 1) proteins – chicken

Sugerimos os seguintes sites para a realização das pesquisas (Fig. 2):

1. http://www.merck.com/mmhe/sec12/ch152/ch152b.html

2. http://efed.aces.uiuc.edu/101/foodselection.html

3. http://youthline.co.nz/content/view/103/214/lang,english/

Site Youthline

Figura 2 – Imagem do Site Youthline

Lembramos que a classificação feita deverá ter base em justificativas fundamentadas em argumentos apresentados nas pesquisas (citando a fonte, preferencialmente), para apresentação posterior.

ATIVIDADE 3

As duplas apresentarão oralmente, em Inglês, a classificação dos alimentos feita a partir das pesquisas (Fig. 3) realizadas sobre o tema nos sites (Atividade 2). Enquanto os alunos apresentam suas listas, o professor as escreve na lousa.

Observação: Caso o professor considere o tempo limitado para que todas a duplas se apresentem sugerimos que as numere e sorteie três ou quatro delas (duplas) para que apresentem suas pesquisas.

Apresentação dos Alunos

Figura 3 – Apresentação em Duplas

Fonte: http://www.dapaz.com.br/Album/2008/fotos_unicas/aprendendo_concitos_atraves_de_esperimentos/DSC03429.JPG

Acesso em: 30 de agosto de 2009.

Dando sequência, a lista deverá ser revisada, a partir de uma discussão em aula aberta. Informalmente, o professor instigará a reflexão sobre quais alimentos devem ser mais ou menos consumidos e porque – se necessário sugerimos pedir a colaboração dos professores de Ciências ou de Biologia.

O professor deverá monitorar e organizar as discussões durante este momento de forma a incentivar e proporcionar que a maioria dos alunos participe.

Concluída a discussão, o professor deverá sugerir aos alunos que incluam mais alimentos em Inglês nas categorias propostas na Atividade 2. Para tanto, sugerimos os seguintes sites:

1. http://www.languageguide.org/im/food/eng/

2. http://www.eflnet.com/vocab/food_vocabulary.php

3. http://www.youtube.com/watch?v=NCLfnH3ekRI

Ao final deste momento as duplas compartilharão suas listas, em aula aberta – o professor solicitará que alguns alunos se levantem e escrevam na lousa os alimentos encontrados. Ao final, a lista será lida em voz alta com os alunos para correção e reforço da pronúncia.


Sugestões

1. Duas duplas podem se reunir formando grupos de quatro alunos. Cada grupo criará, sob a supervisão do professor, um folheto explicativo (Fig. 4), preferencialmente em Inglês, sobre o tema “Foods we should eat – Alimentos que devemos consumir” citando, três exemplos de alimentos que devem ser consumidos diariamente, em quais momentos e quais os benefícios que trazem a saúde, de forma geral.

Exemplo de Folheto Explicativo

Figura 4 – Folheto Explicativo
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ocz9EGaXJsE/SnigidPtRDI/AAAAAAAAAMQ/P0SXEbSIa8w/s400/AF-FolhetoProdutos_dentro.jpg  Acesso em: 30 de agosto de 2009.

Caso o professor tenha dúvidas poderá encontrar explicações e orientações sobre a elaboração de folhetos em (Fig. 5):

RECURSO
Como Fazer um Folheto
http://www.slideshare.net/jugense/como-fazer-um-folheto-2000211

Folheto

Figura 5 – Imagem do Recurso

Observação:

1. Sugerimos que os folhetos produzidos pelos alunos sejam distribuídos (conforme a possibilidade) na escola e comunidade. Sugerimos que os alunos e/ou professor busquem parcerias na comunidade ou com a prefeitura, de forma a viabilizar economicamente a impressão destes folhetos.

2. Os alunos poderão fazer entrevistas com nutricionistas e médicos endocrinologistas sobre o tema, a fim de complementar as informações incluídas nos folhetos, estabelecendo uma parceria escola-comunidade.

3. Poderão ser promovidas palestras ou debates sobre o tema “Alimentação Saudável” em colaboração com os professores de Ciências e Biologia.

As duplas apresentarão oralmente, em Inglês, a classificação dos alimentos feita a partir das pesquisas (Fig. 3) realizadas sobre o tema nos sites (Atividade 2). Enquanto os alunos apresentam suas listas, o professor as escreve na lousa.

Observação: Caso o professor considere o tempo limitado para que todas a duplas se apresentem sugerimos que as numere e sorteie três ou quatro delas (duplas) para que apresentem suas pesquisas.

Dando sequência, a lista deverá ser revisada, a partir de uma discussão em aula aberta. Informalmente, o professor instigará a reflexão sobre quais alimentos devem ser mais ou menos consumidos e porque – se necessário sugerimos pedir a colaboração dos professores de Ciências ou de Biologia.

O professor deverá monitorar e organizar as discussões durante este momento de forma a incentivar e proporcionar que a maioria dos alunos participe.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar durante o processo se o aluno internalizou o vocabulário referente aos alimentos nas formas escrita e oral, sabendo utilizá-los de forma adequada - principalmente no momento da elaboração dos folhetos explicativos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 8/9 - 88,89%
  • Quatro estrelas 1/9 - 11,11%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Roze, Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira , Tocantins - dijo:
    linacesilva2002@yahoo.com.br

    22/03/2015

    Cinco estrelas

    Excelente!!! Muito criativa e fácil de desenvolver.


  • FABÍOLA ANGELICA DE OLIVEIRA, UNEB , Bahia - dijo:
    fabiolaangelica@yahoo.com.br

    26/10/2013

    Cinco estrelas

    Todo a aula em si de excelente qualidade e fácil de se trabalhar. Parabéns a Juliana Maria.


  • estefani, Escola Estadual Osvaldo Camargo , Rio Grande do Sul - dijo:
    estefani_rocha@hotmail.com

    28/06/2012

    Cinco estrelas

    A aula está muito boa, adorei!!


  • Norma , C.E.Alvaro Natel de Camargo EFM. , Paraná - dijo:
    normaz09@hotmail.com

    24/03/2012

    Cinco estrelas

    Achei o material excelente, pois estou cursando o PDE e minha linha de estudo é: o uso das tecnologias no ensino de LEM. O assunto que irei abordar com meus alunos será alimentação saudável, gostaria de saber se posso utilizar este site em meu projeto identificando a fonte.


  • Rosani Maria Liston, CEEBJA FRANCISCO BELTRAO E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    rosaniliston@seed.pr.gov.br

    21/09/2010

    Cinco estrelas

    Considero este material muito criativo, com possibilidades de criar e recriar novos encaminhamentos para a aula. A utilização de recursos, sejam eles tecnológicos ou não motivam a participação e a aprendizagem dos educandos. As atividades propostas são interativas. Parabéns pela produção desta aula e das tantas outras disponibilizadas neste Portal!


  • Maria das Dores S. Fernandes , Antonio Augusto do Carmo , Goiás - dijo:
    fernandes.maria.81@yahoo.com.br

    08/09/2010

    Cinco estrelas

    Juliana,amei sua sugestão de aula em especial o jogo de memória.


  • RIVA DALVA LEMOS GONÇALES DOS SANTOS, Escola Estadual Francisco Henrique de Santana , Tocantins - dijo:
    rdlgs@yahoo.com.br

    23/07/2010

    Cinco estrelas

    Ótima a sugestão da aula. afinal pode ser usada como um projeto a curto prazo pois envolve várias disiplinas fazendo assim uma contextualização.


  • Rita Portela, COL. EST. HAMILTON DE JESUS LOPES , Bahia - dijo:
    ritaportela@bol.com.br

    22/05/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito do plano de aula, bastante dinâmica e envolvente. Considero, entretanto o tempo de 100 minutos, ou 2 aulas muito curto para todas as etapas da ativide.


  • Nilza Braga, ALDACI BARBOSA DRA EEFM , Ceará - dijo:
    braganilza@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boas as sugestões, fáceis de aplicar e certamente divertidas. Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.