Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


“Saber para prever a fim de prover”

 

14/12/2009

Autor y Coautor(es)
Adriana Monferrari Amorim
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A importância do conhecimento adquirido na Escola ao longo do processo de formação do indivíduo.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Sociologia, de História, de Geografia, de conhecimentos gerais.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Esta aula é recomendada para ser aplicada no início do período letivo como abertura à introdução da Sociologia por mostrar a necessidade do ensino enciclopédico (português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, sociologia e filosofia) e pelo fato do professor ter que lidar com o crescente número de informações que os alunos absorvem, mas não apreendem, todos os dias. Além de tornar-se importante também para resgatar a máxima comteana e, talvez, também a baconiana: “saber para prever a fim de prover”, ou ainda, “saber é poder”.

O Professor poderá fazer a exibição do filme "Histórias de um Brasil alfabetizado", que encontra-se disponível no Portal do Professor, para ilustrar a aula com um exemplo real de pessoas que descobriram a importância do conhecimento para o desenvolvimento individual e coletivo.

    Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I

Logo depois proponha a seguinte dinâmica (adaptada da dinâmica “saudações”, disponível no seguinte endereço: http://www.pjmaringa.com.br/canais/dinamicas/04descontracao.htm):

 Atividade

Dinâmica: SAUDAÇÕES

Objetivo: Socialização, comunicação, aptidão.

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

Material Necessário: um conjunto de papéis (dimensões: 2cm/largura e 5cm/comprimento), uma com nomes de personalidades ilustres e outra com nome dos alunos, caixinha ou similar, doces (balas ou bombons) em quantidade suficiente para a turma.

Procedimento: O professor prepara previamente os papéis com os dois nomes, o primeiro de uma personalidade política ou artística (por exemplo: representante político, personalidade histórica, artistas, etc., dê prioridade para nomes relacionados às disciplinas curriculares, sobre os quais os alunos já estudaram a respeito, ou representantes políticos) e logo abaixo o nome de um aluno.

Antes de começar a dinâmica o professor explicará a parte prática da dinâmica.

Separa-se a turma em dois grupos, nomeiam-se os grupos por sugestão dos alunos (por exemplo, grupo 1: “reformadores” e grupo 2: "revolucionários") e faz-se um quadro de pontuação para os grupos. Então começa: dois participantes (um de cada grupo) saem da sala. No meio dos semicírculos dos grupos colocam-se duas cadeiras para os personagens ”ilustres”, mas invisíveis. Aqueles que saíram da sala sorteiam uma filipeta com os nomes e combinam entre si quem irá fazer a apresentação do personagem ilustre e quem irá apresentar o colega de sala. Quando retornarem ao círculo os participantes terão de saudar cada um dos personagens imaginários informando que se tratam de uma personalidade e de um aluno da sala; ressaltando apenas suas características ou seu comportamento (por exemplo: se a personalidade pública escolhida for o ministro da saúde e o estudante for uma aluna falante, mas estudiosa, então começa-se com a apresentação do personagem ilustre: “- Olá excelência! O Senhor quer conversar sobre a situação da saúde no Brasil?" Depois apresenta-se ao suposto colega: "Olá, cara colega! Como você consegue ser tão estudiosa se conversa o tempo todo durante as aulas?"... e outras saudações do gênero, ressaltando, por exe mplo, dados pessoais e gerais dos personagens invisíveis).

Os grupos assistirão às saudações e depois tentarão adivinhar (alternadamente) quem são; a dupla poderá dar mais informações com mais uma ou duas saudações a esses personagens invisíveis. Cada grupo terá três chances alternadas com o outro grupo para fazer a descobe rta. Contam-se os pontos da s eguinte forma: 1 ponto para cada nome; caso um grupo acerte apenas um dos nomes ele recebe 1 ponto, passando a vez para o grupo adversário. Caso não acertem, os nomes devem ser revelados pela dupla. Após as chances esgotadas, uma nova dupla dará continuidade à dinâmica seguindo o mesmo processo por meio de um novo sorteio.

Objetivo Final: Orientar e testar o nível de conhecimento dos alunos.

Debater o objetivo final da dinâmica para conscientizar os alunos sobre a importância do conhecimento adquirido at é o momento e em que medida este conhecimento foi apreendido, atualizado e de que forma pode ser aplicado no dia-a-dia. Premiar o grupo vencedor com os doces, ou, se houver empate, premiar toda a turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I Vídeo
Recursos Complementares

Se for possível trabalhe também com o filme "Mentes Perigosas"

http://uaisodownload.com/2009/02/13/download-mentes-perigosas-dublado/

Avaliação

Pedir para que os alunos relatem o desempenho da turma e pontuem qual grupo se sobressaiu em razão do maior número de acertos, em razão do melhor entrosamento e participação dos integrantes; além de destacar as performances dos alunos que fizeram as saudações.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.