14/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
A importância do conhecimento adquirido na Escola ao longo do processo de formação do indivíduo.
Noções básicas de Sociologia, de História, de Geografia, de conhecimentos gerais.
Esta aula é recomendada para ser aplicada no início do período letivo como abertura à introdução da Sociologia por mostrar a necessidade do ensino enciclopédico (português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, sociologia e filosofia) e pelo fato do professor ter que lidar com o crescente número de informações que os alunos absorvem, mas não apreendem, todos os dias. Além de tornar-se importante também para resgatar a máxima comteana e, talvez, também a baconiana: “saber para prever a fim de prover”, ou ainda, “saber é poder”.
O Professor poderá fazer a exibição do filme "Histórias de um Brasil alfabetizado", que encontra-se disponível no Portal do Professor, para ilustrar a aula com um exemplo real de pessoas que descobriram a importância do conhecimento para o desenvolvimento individual e coletivo.
Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I
Logo depois proponha a seguinte dinâmica (adaptada da dinâmica “saudações”, disponível no seguinte endereço: http://www.pjmaringa.com.br/canais/dinamicas/04descontracao.htm):
Dinâmica: SAUDAÇÕES
Objetivo: Socialização, comunicação, aptidão.
Duração: Aproximadamente 30 minutos.
Material Necessário: um conjunto de papéis (dimensões: 2cm/largura e 5cm/comprimento), uma com nomes de personalidades ilustres e outra com nome dos alunos, caixinha ou similar, doces (balas ou bombons) em quantidade suficiente para a turma.
Procedimento: O professor prepara previamente os papéis com os dois nomes, o primeiro de uma personalidade política ou artística (por exemplo: representante político, personalidade histórica, artistas, etc., dê prioridade para nomes relacionados às disciplinas curriculares, sobre os quais os alunos já estudaram a respeito, ou representantes políticos) e logo abaixo o nome de um aluno.
Antes de começar a dinâmica o professor explicará a parte prática da dinâmica.
Separa-se a turma em dois grupos, nomeiam-se os grupos por sugestão dos alunos (por exemplo, grupo 1: “reformadores” e grupo 2: "revolucionários") e faz-se um quadro de pontuação para os grupos. Então começa: dois participantes (um de cada grupo) saem da sala. No meio dos semicírculos dos grupos colocam-se duas cadeiras para os personagens ”ilustres”, mas invisíveis. Aqueles que saíram da sala sorteiam uma filipeta com os nomes e combinam entre si quem irá fazer a apresentação do personagem ilustre e quem irá apresentar o colega de sala. Quando retornarem ao círculo os participantes terão de saudar cada um dos personagens imaginários informando que se tratam de uma personalidade e de um aluno da sala; ressaltando apenas suas características ou seu comportamento (por exemplo: se a personalidade pública escolhida for o ministro da saúde e o estudante for uma aluna falante, mas estudiosa, então começa-se com a apresentação do personagem ilustre: “- Olá excelência! O Senhor quer conversar sobre a situação da saúde no Brasil?" Depois apresenta-se ao suposto colega: "Olá, cara colega! Como você consegue ser tão estudiosa se conversa o tempo todo durante as aulas?"... e outras saudações do gênero, ressaltando, por exe mplo, dados pessoais e gerais dos personagens invisíveis).
Os grupos assistirão às saudações e depois tentarão adivinhar (alternadamente) quem são; a dupla poderá dar mais informações com mais uma ou duas saudações a esses personagens invisíveis. Cada grupo terá três chances alternadas com o outro grupo para fazer a descobe rta. Contam-se os pontos da s eguinte forma: 1 ponto para cada nome; caso um grupo acerte apenas um dos nomes ele recebe 1 ponto, passando a vez para o grupo adversário. Caso não acertem, os nomes devem ser revelados pela dupla. Após as chances esgotadas, uma nova dupla dará continuidade à dinâmica seguindo o mesmo processo por meio de um novo sorteio.
Objetivo Final: Orientar e testar o nível de conhecimento dos alunos.
Debater o objetivo final da dinâmica para conscientizar os alunos sobre a importância do conhecimento adquirido at é o momento e em que medida este conhecimento foi apreendido, atualizado e de que forma pode ser aplicado no dia-a-dia. Premiar o grupo vencedor com os doces, ou, se houver empate, premiar toda a turma.
Nome | Tipo |
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Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I | Vídeo |
Se for possível trabalhe também com o filme "Mentes Perigosas"
http://uaisodownload.com/2009/02/13/download-mentes-perigosas-dublado/
Pedir para que os alunos relatem o desempenho da turma e pontuem qual grupo se sobressaiu em razão do maior número de acertos, em razão do melhor entrosamento e participação dos integrantes; além de destacar as performances dos alunos que fizeram as saudações.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/09/2011
Quatro estrelasMuito boa a sugestão de aula... a criatividade faz toda a diferenca...
29/09/2010
Quatro estrelasMUITO BOA E TAMBÉM DIVERTIDA!