23/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
No primeiro momento, as crianças assistirão o filme “Lendas Brasileiras".
Ano de Lançamento: 2006
Direção: Marcio Trigo
Atores/Artistas: Vários
País/Ano de Produção: Brasil - 2006
Faixa Etária: Livre
Duração: 60 Minutos
Idiomas: Português
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legendas: Não Contém
Formato da Tela: Standard
Extras:
- Menu Interativo
- Seleção de Músicas
Em um segundo momento, após a sessão, conversar com as crianças sobre o que viram no fi lme e quais personagens aparecem no f ilme. O(a) professor (a) deverá instigar as crianças a falarem a respeito do filme mediando suas falas e registrando o que forem dizendo.
No terceiro mom ento o(a) professor(a) deve rá explicar às acrianças o que é folclore. Di zer que o folclore, ou seja, é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas dessas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O (a) professor (a) deverá trazer para a turma algumas imagens dos personagens do folclore, realizando ações para que as crianças os identifiquem, assim como as suas características. Nessa atividade de leitura de imagens questionar às crianças que leitura podem fazer de cada uma. “O que estão vendo”? “Quem é esse personagem”? “O que ele está fazendo”?
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_6J7XQv2-Hrw/SKwmPHIwhpI/AAAAAAAAAsA/g0wlh3A4Nzc/s1600-h/Saci-perer%C3%AA.jpg
http://www.cerettinoticias.com.br/cur_animais/im_mamiferos/boto_rosa.JPG
Imagem disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/_phWjcPZ2s28/SpF2P7SQ3sI/AAAAAAAAAFI/ZqUsvf3cj48/s400/boitata2.jpg
Imagem disponível em:
Imagem disponível em:
http://www.criancafazarte.com.br/datas/img/folc_iara.gif
Após a apresentação das imagens, o(a) professor(a) pedirá aos alunos que façam um desenho sobre o filme.
Esses desenhos serão apresentados, posteriormente, pelos alunos à frente da sala. Nesse momento a professora terá a oportunidade de observar se o aluno reteve informações relevantes sobre o tema trabalhado.
Avaliar a imaginação e a percepção visual das crianças no que diz respeito à leitura de imagens, ou seja, durante a exposição das características de cada personagem, observar a coerência das informações, a coesão das ideias e a capacidade de verbalização do conteúdo apresentado.
Nessa aula é possível avaliar a concentração e o envolvimento das crianças durante a sessão do filme.
Um outro ponto a ser avaliado, é a capacidade criativa demonstrada através da produção do desenho, bem como da apresentação desse trabalho.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!