Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Identificando personagens do folclore brasileiro

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O objetivo é conceituar e entender o significado do folclore, descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país e conhecer alguns de seus personagens e características por meios de lendas, canções e imagens.
Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Explorar a bagagem cultural que cada aluno possui sobre o tema e, a partir dos conhecimentos trazidos, iniciar o conteúdo em sala de aula.
Perguntar aos alunos o que sabem sobre folclore e se conhecem algum personagem.
Estratégias e recursos da aula

No primeiro momento, as crianças assistirão o filme “Lendas Brasileiras".

Ano de Lançamento: 2006

Direção: Marcio Trigo

Atores/Artistas: Vários

País/Ano de Produção: Brasil - 2006
Faixa Etária: Livre
Duração: 60 Minutos
Idiomas: Português

Áudio: Dolby Digital 2.0
Legendas: Não Contém
Formato da Tela: Standard

Extras:
- Menu Interativo
- Seleção de Músicas

Em um segundo momento, após a sessão, conversar com as crianças sobre o que viram no fi lme e quais personagens aparecem no f ilme. O(a) professor (a) deverá instigar as crianças a falarem a respeito do filme mediando suas falas e registrando o que forem dizendo.

No terceiro mom ento o(a) professor(a) deve rá explicar às acrianças o que é folclore. Di zer que o folclore, ou seja, é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas dessas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O (a) professor (a) deverá trazer para a turma algumas imagens dos personagens do folclore, realizando ações para que as crianças os identifiquem, assim como as suas características. Nessa atividade de leitura de imagens questionar às crianças que leitura podem fazer de cada uma. “O que estão vendo”? “Quem é esse personagem”? “O que ele está fazendo”?

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_6J7XQv2-Hrw/SKwmPHIwhpI/AAAAAAAAAsA/g0wlh3A4Nzc/s1600-h/Saci-perer%C3%AA.jpg

 

Imagem disponível em http://1.bp.blogspot.com/_8NpKtgCWAw0/SbLn4Ff8B7I/AAAAAAAACXs/H5gsVaKmnW8/s1600-h/lenda_curupira.jpg
Imagem disponível em:

http://www.cerettinoticias.com.br/cur_animais/im_mamiferos/boto_rosa.JPG

Imagem disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_y5iDJaz-aCM/SQz3eejA86I/AAAAAAAACbU/nb40wurMVDI/s400/Mula+sem+cabe%C3%A7a.jpg

Imagem d isponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_phWjcPZ2s28/SpF2P7SQ3sI/AAAAAAAAAFI/ZqUsvf3cj48/s400/boitata2.jpg

Imagem disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_iXBOje6qg4E/SljxnWUTdII/AAAAAAAAAB8/ckR-Ui_-0aM/s400/Trilha-do-Lobisomem-4355_image.jpg

undefined

Imagem disponível em:

http://www.criancafazarte.com.br/datas/img/folc_iara.gif

Após a apresentação das imagens, o(a) professor(a) pedirá aos alunos que façam um desenho sobre o filme.

Esses desenhos serão apresentados, posteriormente, pelos alunos à frente da sala. Nesse momento a professora terá a oportunidade de observar se o aluno reteve informações relevantes sobre o tema trabalhado.

Avaliação

Avaliar a imaginação e a percepção visual das crianças no que diz respeito à leitura de imagens, ou seja, durante a exposição das características de cada personagem, observar a coerência das informações, a coesão das ideias e a capacidade de verbalização do conteúdo apresentado.

Nessa aula é possível avaliar a concentração e o envolvimento das crianças durante a sessão do filme.

Um outro ponto a ser avaliado, é a capacidade criativa demonstrada através da produção do desenho, bem como da apresentação desse trabalho.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.