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Ar para Respirar / Respiração Aeróbia

 

26/09/2008

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o funcionamento do sistema respiratório e respiração celular no corpo humano.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre anatomia do corpo humano.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, construa um modelo simplificado de espirômetro utilizando material alternativo (como apresentado na figura). Inicie a aula realizando uma medição da capacidade pulmonar dos alunos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/752/imagens/espirometro.jpg

Importante! – As extremidades das mangueiras devem permanecer abertas para entrada e saída do ar. Faça dois furos na tampa da garrafa pet e utilize cola quente para fixar as mangueiras. Não deve haver entrada de ar nesse local (caso contrário o soprômetro não funcionará adequadamente). A mangueira presa à escala deve chegar próximo ao fundo da garrafa e a mangueira de soprar próximo da parte superior.

Dica! – Utilize um pano com álcool para esterilizar a extremidade da mangueira onde os alunos irão soprar, entre um aluno e outro para evitar contaminação entre eles. Evite que um mesmo aluno sopre o aparelho muitas vezes seguidas para que não apresente tonturas.
Uma forma alternativa de medir a capacidade pulmonar é utilizando balões de festa de aniversário. Cada aluno deve inspirar a maior quantidade de ar que puder e em seguida encher o balão com apenas uma expiração. Na seqüência o balão deve ser medido no seu diâmetro utilizando uma fita métrica. Os valores devem ser registrados.

Após a medição de todos os alunos questione por que se observam capacidades pulmonares diferentes.
Como ocorre o processo de entrada e saída de ar dos pulmões?

Oriente os alunos para construírem um modelo tradicional que representa o funcionamento do diafragma, participando no processo de ventilação pulmonar.

 

Dica! – Para que o modelo funcione corretamente todas as partes devem estar bem vedadas (a tampa colada com cola quente e as bexigas bem presas com elásticos)

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/752/imagens/diafragma.jpg

 Também é fácil construir um modelo com tiras de papelão presas por parafusos de pasta catálogo que representa o movimento das costelas aumentando ou diminuindo o volume da caixa torácica, o que contribui na ventilação pulmonar.  O volume pode ser medido pelos alunos verificando em que momento o ar entra ou sai dos pulmões.  Veja figura.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/752/imagens/caixa_toracica.jpg

 

Aula 2

 

Leve os alunos ao laboratório de informática para explorar o recurso “Respiração pulmonar” do portal do professor. Através desse recurso os alunos poderão compreender o processo respiratório humano observando o processo de respiração pulmonar, partes do aparato respiratório e caminho percorrido pelo ar.
O recurso está disponível no seguinte endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11107/respiracao_pulmonar.swf

 

 


Respiração pulmonar

O recurso do portal reforça o que já foi estabelecido através dos modelos na aula anterior.

Questione agora os alunos sobre a razão pela qual respiramos. Até o momento foi trabalhada a questão da ventilação pulmonar. Mas para que ela é necessária? Para que é necessário absorver o OXIGÊNIO do ar?

Professor, neste momento você pode apresentar o conceito básico da RESPIRAÇÃO AERÓBIA e levar os alunos a refletirem por que a maioria dos seres vivos necessitam realizá-la.


Atividade Complementar – COMO FUNCIONA A RESPIRAÇÃO EM SERES AQUÁTICOS COMO OS PEIXES

A quantidade de oxigênio presente na água é bem reduzida. Como podem, então, os peixes absorver o oxigênio para se manterem vivos. É interessante que os alunos comparem as semelhanças e diferenças existentes entre a respiração humana e a de animais aquáticos. Isso pode ser feito acessando o recurso do portal do professor no seguinte endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11108/respiracao_peixe.swf

Respiração do peixe

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/752/imagens/portal_respiracao_peixes.jpg


 

RECURSOS COMPLEMENTARES

Informações mais detalhadas sobre o processo de respiração celular podem ser encontradas na enciclopédia wikipedia, no endereço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Respira%C3%A7%C3%A3o_celular


Outro recurso do portal apresenta uma experiência sobre a atividade microbiana do e respiração do solo, no seguinte endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10144/solo1.pdf
 

 

AVALIAÇÃO

AUTO-AVALIAÇÃO
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que a maioria dos seres vivos necessita respirar para continuarem vivos.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que o objetivo da respiração é obter o oxigênio do ar.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o processo de ventilação pulmonar como meio de obter o oxigênio do ar que participará de reações químicas na célula.

MESTRE - 10,0 pontos
Identifico diferentes formas de obtenção do oxigênio do ar e compreendo o seu papel na obtenção de energia e manutenção da vida.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Respiração pulmonar Animação/simulação
Atividade microbiana do solo: respiração do solo Experimento prático
Respiração do peixe Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
Os alunos podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula apresento um exemplo de uma rubrica a ser utilizada nesta aula.
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