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Trava-línguas: contribuindo para o aprendizado da leitura e da escrita

 

30/09/2009

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprimorar a pronúncia, a entonação e sistematizar a ortografia e a compreensão fonética de algumas letras e sílabas.

Duração das atividades
1 aula de 50 mintutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Perguntar se os alunos sabem de onde vem, se conhecem ou sabem falar algum trava-língua.

Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Inicialmente o professor definirá o que são trava-línguas, explicando que são frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase díficil para um outro indíviduo falar. Essas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rápidamente. Os trava-línguas já fazem parte do folclore brasileiro, porém, estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.
Momento 2
O professor apresentará aos alunos alguns trava-línguas no quadro e pedirá para lerem e repetirem. Alguns exemplos de trava-línguas:
·         O pinto pia a pia pinga, quanto mais o pinto pia mais a pia pinga.
·         O rato roeu a roupa do rei de Roma.
·         Traga três pratos de trigo para três tigres tristes.
·         O peito do pé do Pedro é preto.
·         Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.
·         Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, para o prato, pia o pinto e mia o gato.

 

Momento 3
Após ser dado a oportunidade das crianças lerem e repetirem os trava-línguas a professora apagará o quadro e fará um ditado em uma folha ou no próprio caderno das crianças com as palavras trabalhadas e presentes nos trava-línguas.
· rei
· tigre
· lustre
· Pedro
· Prato
· Preto
· Gato
· Roupa

Momento 4
Distribuir para cada criança 1 trava-língua com letra palito para ser copiado em letra cursiva e ilustrado.
Avaliação
O professor observará a dicção das crianças ao pronunciarem o trava-língua. Durante a atividade de escrita o professor poderá observar o traçado da letra cursiva do aluno, bem como a interpretação do trava-língua através de desenho. Na atividade do ditado a sugestão é observar o processo de escrita dos alunos, bem como os fonemas ainda não dominados.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

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Opiniones

  • Eliana Mota Henrique, EE Bairro das Senhorias , São Paulo - dijo:
    elianamota35@hotmail.com

    14/08/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a sua forma de trabalhar, pois usei o trava língua quando trabalhei com alunos de 8ª série (9° ano) nas aulas de reforço e os mesmos produziram cartazes.


  • Luisa Cristina Figueira Costa, Escola Mul de Ens. Fund. Grão-Pará , Pará - dijo:
    luisacriscosta@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula acredito que foi muito prazerosa para os alunos ,pois tabalhei trava língua com a minha turma de 2º ano não dessa forma ,mais até hoje eles pedem para repetir.


  • alcineia santos, Nestor Nonato , Pará - dijo:
    alcineia10@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei está aula.Pois o professor pode trabalhar com crianças nos níveis pré-silábico,silábico,s.alfabético e alfabético obrigada pela ajuda!


  • celene cheze, França - dijo:
    c.cheze@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa idéia!


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