01/12/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Aula 1
Professor, antes desta aula construa um medidor de altura como o apresentado na figura.
Dica! – Para construir utilize material alternativo. Cole um esquadro em um pedaço de cano de PVC utilizando cola quente, de diâmetro suficiente para deslizar sobre uma estaca de 2 m (como um varão de cortina). Pinte a estaca com faixas de 30 cm (fazendo marcas de 1 e 0,5 cm nas faixas superiores) e quando estiver seca adapte o cano de PVC. Para medir basta o aluno posicionar-se de forma ereta sob o esquadro, somar as faixas de 30 cm inferiores com os cm finais, obtendo a medida total.
Importante – não esquecer de marcar a data da tomada de medidas para posterior comparação.
Promova uma reflexão sobre por quê cada aluno apresenta estatura diferente mesmo tendo idade semelhante aos demais?
O que promove o crescimento no ser vivo?
Como ocorre o crescimento?
Todos os seres vivos “crescem”?
Peça para os alunos registrarem, em pequenos grupos, hipóteses para as questões propostas acima. Cada grupo deverá apresentar suas produções para a turma.
Proponha realizar, após dois ou três meses, uma nova medição das estaturas para verificar se houveram alterações.
Aula 2
Considerando que o crescimento é resultante do aumento do número de células leve os alunos ao laboratório de informática e explore o recurso sobre mitose, que apresenta, de forma tridimensional e detalhada, cada uma de suas etapas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10614/fases_mitose.swf
Solicite que os alunos observem qual a carga genética inicial e final da célula, após a divisão de mitose.
E xplique a característica da mitose de manter a carga genética da célula, permitindo sua multiplicação resultando em células iguais. Esse aumento na quantidade de células resulta no processo de crescimento.
Questione qual poderia ser outra utilidade da divisão de mitose além de proporcionar o crescimento do ser vivo.
É comum observarmos o crescimento de vegetais formando brotos que se destacam da planta principal dando origem a novas plantas. Que tipo de divisão celular ocorre nessa situação? Como se chama o processo que origina novos seres semelhantes sem o cruzamento de células reprodutoras?
As respostas a essas questões levam os alunos a interpretarem a importância da mitose no processo de REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
Solicite que listem quais animais apresentam a capacidade de reproduzir-se assexuadamente e quais as vantagens e desvantagens desse tipo de reprodução.
Atividade Complementar
Professor, abaixo sugiro três atividades que podem ser realizadas paralelamente ao desenvolvimento desta aula. Todas elas demandam tempo e seus resultados são observáveis à médio prazo (dias ou semanas). Recomendo que os próprios alunos as realizem e registrem seu progresso.
• Deixar alguns feijões de molho na água por uma noite. Colocar um rolo de papel toalha dentro de um frasco com algodão d entro. Introduzir um ou dois feijões entre o papel e o vidro. Por água no frasco até que o papel toalha fique bem úmido. Nos dias seguintes observar o crescimento do broto.
• Cortar a parte superior de uma cenoura ou beterraba, remover s folhas e colocá-la sobre um pires com água (sem cobri-la completamente). Acrescentar água diariamente e observar o crescimento das folhas.
• Colocar terra adubada em uma casca de ovo para semear algumas plantinhas. Mantê-la sobre um suporte feito com uma pequena caixa com um orifício. Regar diariamente com um pouco de água. Observar o crescimento das plantas e das raízes rompendo a casca de ovo.
RECURSOS COMPLEMENTARES
Outra forma de crescimento é observado em bolos, com a utilização de fermentos biológicos ou químicos. Desenvolva uma pesquisa com os alunos a respeito das diferenças entre os dois tipos de fermento.
O funcionamento do fermento químico pode ser observado no recurso educacional: “A mágica do crescimento”, disponível no seguinte endereço
http://objetoseducac ionais2.mec.gov.br/handle/mec/4975
No laboratório de informática os alunos podem encontrar informações simples a respeito do crescimento no endereço
http://www.crescimento.gpm.pt/index2.html
AVALIAÇÃO
AUTO-AVALIAÇÃO
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Sei como realizar medidas para acompanhar o crescimento do corpo humano.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Reconheço que o crescimento é uma característica dos seres vivos e ocorre com a maioria deles.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Entendo que o crescimento do ser vivo é resultante da divisão celular chamada mitose.
MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo como ocorre o crescimento nos seres vivos e percebo a relação que possui com a divisão celular de mitose. Relaciono também essa divisão com a reprodução assexuada.
Nome | Tipo |
---|---|
Mitose | Animação/simulação |
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