Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Crescimento / O papel da divisão de Mitose

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o crescimento como sendo uma característica dos seres vivos e relacioná-lo com o processo de divisão celular – Mitose. Relacionar a divisão de mitose com a reprodução assexuada.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais a respeito do tema (observações do dia a dia sobre o crescimento dos seres vivos). Noções sobre estrutura celular.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, antes desta aula construa um medidor de altura como o apresentado na figura.

Dica! – Para construir utilize material alternativo. Cole um esquadro em um pedaço de cano de PVC utilizando cola quente, de diâmetro suficiente para deslizar sobre uma estaca de 2 m (como um varão de cortina). Pinte a estaca com faixas de 30 cm (fazendo marcas de 1 e 0,5 cm nas faixas superiores) e quando estiver seca adapte o cano de PVC. Para medir basta o aluno posicionar-se de forma ereta sob o esquadro, somar as faixas de 30 cm inferiores com os cm finais, obtendo a medida total.

Importante – não esquecer de marcar a data da tomada de medidas para posterior comparação.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/753/imagens/MEDIDOR_DE_ALTURA.jpg

 Promova uma reflexão sobre por quê cada aluno apresenta estatura diferente mesmo tendo idade semelhante aos demais?
O que promove o crescimento no ser vivo?
Como ocorre o crescimento?
Todos os seres vivos “crescem”?

Peça para os alunos registrarem, em pequenos grupos, hipóteses para as questões propostas acima. Cada grupo deverá apresentar suas produções para a turma.

Proponha realizar, após dois ou três meses, uma nova medição das estaturas para verificar se houveram alterações.


Aula 2

Considerando que o crescimento é resultante do aumento do número de células leve os alunos ao laboratório de informática e explore o recurso sobre mitose, que apresenta, de forma tridimensional e detalhada, cada uma de suas etapas.
 


Mitose

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10614/fases_mitose.swf



Solicite que os alunos observem qual a carga genética inicial e final da célula, após a divisão de mitose.

E xplique a característica da mitose de manter a carga genética da célula, permitindo sua multiplicação resultando em células iguais. Esse aumento na quantidade de células resulta no processo de crescimento.

Questione qual poderia ser outra utilidade da divisão de mitose além de proporcionar o crescimento do ser vivo.
É comum observarmos o crescimento de vegetais formando brotos que se destacam da planta principal dando origem a novas plantas. Que tipo de divisão celular ocorre nessa situação? Como se chama o processo que origina novos seres semelhantes sem o cruzamento de células reprodutoras?


As respostas a essas questões levam os alunos a interpretarem a importância da mitose no processo de REPRODUÇÃO ASSEXUADA.

Solicite que listem quais animais apresentam a capacidade de reproduzir-se assexuadamente e quais as vantagens e desvantagens desse tipo de reprodução.

Atividade Complementar

Professor, abaixo sugiro três atividades que podem ser realizadas paralelamente ao desenvolvimento desta aula. Todas elas demandam tempo e seus resultados são observáveis à médio prazo (dias ou semanas). Recomendo que os próprios alunos as realizem e registrem seu progresso.

• Deixar alguns feijões de molho na água por uma noite. Colocar um rolo de papel toalha dentro de um frasco com algodão d entro. Introduzir um ou dois feijões entre o papel e o vidro. Por água no frasco até que o papel toalha fique bem úmido. Nos dias seguintes observar o crescimento do broto.

• Cortar a parte superior de uma cenoura ou beterraba, remover s folhas e colocá-la sobre um pires com água (sem cobri-la completamente). Acrescentar água diariamente e observar o crescimento das folhas.

• Colocar terra adubada em uma casca de ovo para semear algumas plantinhas. Mantê-la sobre um suporte feito com uma pequena caixa com um orifício. Regar diariamente com um pouco de água. Observar o crescimento das plantas e das raízes rompendo a casca de ovo.

RECURSOS COMPLEMENTARES

Outra forma de crescimento é observado em bolos, com a utilização de fermentos biológicos ou químicos. Desenvolva uma pesquisa com os alunos a respeito das diferenças entre os dois tipos de fermento.
O funcionamento do fermento químico pode ser observado no recurso educacional: “A mágica do crescimento”, disponível no seguinte endereço
http://objetoseducac ionais2.mec.gov.br/handle/mec/4975
 

No laboratório de informática os alunos podem encontrar informações simples a respeito do crescimento no endereço

 http://www.crescimento.gpm.pt/index2.html

AVALIAÇÃO

AUTO-AVALIAÇÃO
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

INICIANTE - 4,0 pontos
Sei como realizar medidas para acompanhar o crescimento do corpo humano.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Reconheço que o crescimento é uma característica dos seres vivos e ocorre com a maioria deles.


PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Entendo que o crescimento do ser vivo é resultante da divisão celular chamada mitose.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo como ocorre o crescimento nos seres vivos e percebo a relação que possui com a divisão celular de mitose. Relaciono também essa divisão com a reprodução assexuada.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mitose Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja no final da aula.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente à situação apresentada. Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível. (veja no final da aula)
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.