Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Nome próprio e comum – primeira noção - 2º ano

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

· Distinguir um nome próprio de um nome comum.
· Aplicar o uso da letra maiúscula no início de nomes próprios.
· Interpretar história ouvida.
· Identificar os nomes próprios que a personagem da história dava aos seus objetos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha trabalhado anteriormente com um tipo de letra em que se diferencie a letra maiúscula da minúscula, seja script ou cursiva, para que possa empregar a regra da letra maiúscula no início de nomes próprios.
Isto não impede porém o trabalho de diferenciação entre nomes próprios e comuns, proposto pela aula.

Estratégias e recursos da aula

· Quadro
· Folha solta ou caderno
· Papel pardo ou 40 kg
· Livro : A velhinha que dava nome às coisas – Cynthia Rylant - Brinquebook
· Folha de atividades

AULA 1

1º momento- Lançar a frase no quadro:

                                          Menino, vem me ajudar!

                                                 ou

                                          Menina, vem me ajudar!

Perguntar à turma se daria para identificar a quem se pede ajuda.
A ideia então é trabalhar que poderia ser qualquer menino, mas não menina ou vice-versa.
Propor em seguida, uma segunda frase com a substituição do menino (ou menina), por um nome de menino (ou de menina) da turma.

                                       Mateus, vem me ajudar!

                                                ou

                                       Maria, vem me ajudar!


Levar o grupo a reconhecer que nesta frase, é possível se saber o menino ou menina da turma a quem se pede ajuda.
Classificar menino (ou menina) como um NOME COMUM que serve para nomear seres da mesma espécie. (Macedo, Walmírio- Gramática da Língua Portuguesa. Ed. Presença. Rio de Janeiro)
Classificar Mateus (ou Maria) como um NOME PRÓPRIO, reforçando a ideia de que este nome pertence ao menino (ou menina). Ele (ou ela) é dono (a) desse nome, que é próprio dele (a). (Macedo, Walmírio- Gramática da Língua Portuguesa. Ed. Presença. Rio de Janeiro)
Destacar a regra sobre o uso da letra maiúscula no início de nomes próprios.
No 2º ano, costumamos introduzir essa classificação como nome próprio e comum, a nomenclatura de substantivo é introduzida a partir do 3º ano.

2º momento:
Montar um quadro com a turma de nomes próprios para nomes comuns de seu contexto, que também pode ser registrado individualmente em folha ou caderno .

NO ME COMUM NOME PRÓPRIO *   
Time Flamengo
Revista Mônica Jovem
Professora

Ana Lúcia       

   *respostas possíveis para o exercício

Aula 2

Ler a história da Velhinha que dava nome às coisas para os alunos, explorando as ilustrações.


Sinopse
O livro conta a história de uma velhinha solitária que apelidava seus objetos pessoais como a casa, o carro, a cama e a poltrona, com nomes próprios, porque sabia que sobreviveria a eles. Até aparecer na sua porta, um cachorro a quem se apega e o desafio maior então passa ser admitir o afeto pelo animal e o desejo em criá-lo. Não vão faltar desculpas para evitá-lo e muito menos para dar-lhe um nome de fato. No final, a velhinha acaba cedendo e saindo à procura do pobre animal que fica sumido por um tempo.

Trabalhar oralmente a interpretação da história e depois apresentar questões escritas, com trecho da história.

Ex: 1- Imagine a velhinha da história e desenhe:


      2- Por que ela não recebia nenhuma carta?


      3- A velhinha adorava dar nomes às coisas.
       Complete com os nomes que ela deu para:


       a) o carro _________________


       b) a poltrona _______________


       c) a cama _________________


       d) a casa _________________

Destacar os nomes próprios que a velhinha dava aos objetos.

Recursos Complementares

Sugestões de outros títulos de livros que também podem ser explorados com este enfoque:
· A operação do tio Onofre. Uma história policial. Tatiana Belinky- Ed. Ática

· Marcelo, Martelo, marmelo e outras histórias. Ruth Rocha – Ed. Salamandra

Ambos contam a história de personagens que tinham o hábito de dar nomes aos objetos.
O primeiro livro conta a história de Talita, uma menina que tinha mania de apelidar os objetos de sua casa com nomes que rimassem.
O segundo livro narra a história de um menino que questiona a própria origem do seu nome e do nome de alguns objetos, passando a renomeá-los a partir de suas ideias.

Avaliação

Acompanhar durante a aula, a escuta da turma sobre a história e o retorno dos alunos, respondendo às questões de interpretação oral.
Realizar folhas com atividades sobre o conteúdo novo e exercícios com questões sobre a história, trabalhando com a turma a interpretação do texto adaptado e fazendo uma revisão do conteúdo gramatical: nomes próprios e comuns.

Pedir aos alunos que façam uma entrevista com alguém da família.

                                             PESQUISANDO NOMES PRÓPRIOS

1)  Escolha uma pessoa da sua família.

2) Agora, você pergunta e escreve as respostas:

    * Nome da pessoa: ____________________________________________

     a) A cidade em que nasceu: ____________________________________

     b)  O seu livro preferido: _______________________________________

     c) O país que gostaria de conhecer: ______________________________

     d) Um filme inesquecível: _______________________________________

     e) O bairro que passou a sua infância: _____________________________

     f) O monumento da cidade que  acha mais bonito: ____________________

No dia seguinte, poderá ser feita uma roda com as crianças para apresentação da pesquisa, cujas respostas serão nomes próprios.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 13 calificaciones

  • Cinco estrelas 8/13 - 61,54%
  • Quatro estrelas 3/13 - 23,08%
  • Três estrelas 2/13 - 15,38%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Isabelli Lima Reis, C. E. Dr. Feliciabno Sodré , Rio de Janeiro - dijo:
    issahlima16@gmail.com

    21/08/2014

    Três estrelas

    Gostei bastante do plano de aula!!


  • Anne Caroline, Centro Educacional Novo Mundo , Rio de Janeiro - dijo:
    annecarolinephn@gmail.com

    10/06/2013

    Quatro estrelas

    Muito bem planejado! Obrigada!


  • Ana Cristina dos Santos Costa, Jacyra tavares , Rio de Janeiro - dijo:
    anacrist.costa@yahoo.com.br

    11/05/2012

    Cinco estrelas

    muito bom,me ajudou muito a explicar p minha filha .


  • ozinete, esc.munic.vila paraná , Rio Grande do Norte - dijo:
    ozinete15@hotmail.com

    11/04/2012

    Cinco estrelas

    amei,essa aula .parabéns


  • Neide Aparecida, do lar , Rio de Janeiro - dijo:
    neideapcosta@gmail.com

    07/04/2012

    Cinco estrelas

    Meu filho tem 7 anos, está no 2 ano do ensino fundamental e hoje veio para casa substantivo comum e próprio e adorei a sua explicação. Após ler o seu conteúdo pude relembrar a diferença entre subs. comum do sub. prórpio. Muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento e nos ajudar com nossos pimpolhos. Vou comprar os livros recomendados, só vai acrescentar. bjoss e obrigada mesmo!!


  • silvana carvalho, La Salle Dores , Rio Grande do Sul - dijo:
    silvana.carvalho@gmail.com

    07/04/2012

    Cinco estrelas

    excelente atividades criativas e envolventes, além de abranger todas as áreas da Linguagem, leitura de literatura relacionada com o tema abordado. parabéns.


  • Ana claudinea, Energia ativa , Paraná - dijo:
    anaclaudinea@hotmail.com

    06/11/2011

    Quatro estrelas

    Minha neta de 6 anos estuda no 1º e veio tarefa de nome proprio e comum.... gostei da sua materia


  • socorro maria , estado , São Paulo - dijo:
    socorromsilva41@hotmail.com

    10/08/2011

    Cinco estrelas

    Adorei! estou com uma sala de 2º ano e é tudo qu estava precisando. Obrigada por compartilhar.


  • jesuila, ensino fundamental , Piauí - dijo:
    jesuila_ps@hotmail.com

    16/03/2011

    Quatro estrelas

    muito interessante!


  • murillo, professor , São Paulo - dijo:
    muca.2020@hotmail.com

    23/02/2011

    Cinco estrelas

    nota dez


  • carlla luana, UFPB , Paraíba - dijo:
    carlluana@hotmail.com

    03/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! sou estudante de pedagogia e esse site tem me ejudado muito.


  • terezinha bráz, R.I.E. Fundamental , Minas Gerais - dijo:
    Terezinha_lavechia@hotmail.com

    26/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! É a primeira vez que vou dar aula para o 2º ano e era tudo que estava procurando. Obrigada!!!!!


  • inaluciacardosoalves, EM Maestro Rui Capdeville , Rio de Janeiro - dijo:
    inaluciaalves@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.