27/11/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
. Ouvir e interpretar história.
. Localizar cidades no mapa mundi.
. Identificar cidades consideradas importantes por suas características histórico-culturais, tais como:caráter histórico, esportivo, social, ambiental e outros.
Seria interessante que os alunos pudessem trocar informações sobre algumas cidades e países estrangeiros que são cenários das histórias da Coleção de Bruxa Onilda.
Para esta aula, a cidade enfocada será Paris.
Então levantar primeiro com os alunos o conhecimento que têm sobre os pontos turísticos de Paris: Torre Eiffel, Arco do Triunfo e Museu do Louvre, entre outros.
Lembrar que em 2009, comemorou-se os 100 anos da chegada dos franceses em nosso país. Foi o ano da França no Brasil. Uma oportunidade para resgatar um pouco da cultura e história deste país.
A localização de Paris no mapa mundi também seria significativa para contextualizar a história.
• Livro: Bruxa Onilda vai a Paris - E.Larreula, R. Capdevila. Ed. Scipione.
• Mapa mundi
• Fotos e postais dos pontos turísticos de Paris
O professor poderá mostrar para os alunos fotos e postais de Paris. Ainda rever a localização da cidade no mapa mundi , de forma sensibilizá-los para a leitura da história que se passa em Paris.
Ler então, a história da Bruxa Onilda vai a Paris, para a turma. explorando as ilustrações do livro.
Seria o momento de comparar as imagens do livro com os postais e ou fotos da cidade de Paris.
SINOPSE
O livro traz a aventura da Bruxa Onilda em Paris, cidade para qual ela resolve ir na intenção de participar de um concurso de moda para bruxos.
A bruxa, como sempre atrapalhada, passa por momentos de aperto quando tem sua vassoura enguiçada. Ela passa por pontos turísticos da cidade, onde se vê envolvida em algumas encrencas. A bruxa na tentativa de chegar a tempo para desfilar, acaba caindo no Rio Sena e tem sua roupa toda molhada. A graça maior da história está no fim quando surpreende os jurados do concurso com a roupa debaixo e termina vitoriosa.
Após a leitura da história, trabalhar oralmente a interpretação.
Levar a turma perceber que quem conta a história é a própria Bruxa Onilda.
Conversar com o grupo sobre a aventura da Bruxa Onilda em Paris. Sugestões de perguntas:
• O que Bruxa Onilda foi fazer em Paris?
• Quais os pontos turísticos da cidade, por onde ela passou?
• Que problemas ela teve que enfrentar? Por quê?
• O que fez a Bruxa Onilda ganhar o concurso?
Se o professor desejar, também poderá trabalhar o texto escrito e questões sobre a interpretação da história.
Segue sugestão.
Leia o texto:
Tudo começou quando certo dia, no cabeleireiro, li que em Paris estavam organizando um concurso de modas de bruxas e fantasmas.
Resolvi me inscrever. Logo depois, fui até uma loja de uma bruxa conhecida minha, para comprar alguns metros de tecido. Comecei a trabalhar imediatamente, queria fazer uma roupa simples, mas muito original, confortável e elegante.
Como sempre, estava atrasada, afinal Paris era muito longe. Caramba! Depois de algumas horas de viagem, a vassoura começou a fazer um barulho estranho, talvez eu tivesse forçado demais.
Ainda bem que já estava sobrevoando a Torre Eiffel, mas a maldita vassoura pifou e acabei caindo em cima do telhado do Museu do Louvre. Como não é permitido entrar no museu pela janela, todos os alarmes começaram a soar.
Os guardas começaram a me procurar, mas eu não podia ficar dando explicações porque estava muito atrasada, então resolvi sair correndo com a minha vassoura pela janela do museu.
Mas a vassoura estava falhando e não consegui controlá-la. Depois de dar uns pinotes, caí no Sena. Que desastre!
Enfim consegui chegar ao local do concurso. Rapidamente vesti meu modelito, só que esqueci que estava completamente molhada, então a roupa não ficou tão perfeita no corpo. As pessoas começaram a me aplaudir, eu pensei que fosse pela roupa, mas depois fiquei sabendo que era pela minha calcinha que estava aparecendo, nossa que vergonha!
Acabei ganhando o concurso de roupa íntima. Os jurados disseram que nunca tinham visto estampa de calcinha mais criativa do que a minha.
Não houve jeito de fazer a vassoura funcionar , então acabei voltando para casa, de carona na asa do avião. Que decadência!
(Retirado do livro Bruxa Onilda vai a Paris – E Larreula , R Capdevila)
● Imagine e desenhe Onilda desfilando em Paris:
1- De que concurso Bruxa Onilda resolveu participar?
__________________________________________________________________
2- Como a Bruxa Onilda queria que fosse a sua roupa?
__________________________________________________________________
3- Bruxa Onilda foi para Paris.
Depois de algumas horas de viagem, o que aconteceu com a sua vassoura?
__________________________________________________________________
4- Bruxa Onilda passou por dois pontos turísticos famosos de Paris. Quais foram?
__________________________________________________________________
5- Por que Bruxa Onilda ficou toda molhada?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
6- A Bruxa Onilda foi muito aplaudida ao desfilar. Por quê?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
7- No final da história, aparece a frase: Que decadência!
O que Bruxa Onilda quis dizer com isso?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
8- Bruxa Onilda vai a Paris. Que outros lugares ela também poderia ir?
Imagine e escreva outras ideias:
Bruxa Onilda vai _____________________.
Bruxa Onilda vai _____________________.
Bruxa Onilda vai _____________________.
- Explorar outros títulos da Coleção da Bruxa Onilda - E.Larreula, R.Capdevila. Ed.Scipione:
Bruxa Onilda vai a Veneza
Bruxa Onilda vai à Inglaterra
Bruxa Onilda vai a Nova Iorque
Bruxa Onilda vai à festa
Acompanhar o envolvimento do grupo durante o trabalho: da leitura da história à interpretação oral.
O professor poderá realizar questões escritas sobre a interpretação do texto, avaliando o retorno da turma.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/04/2014
Cinco estrelasessa historia é muito legal eu ja li varias vezes é legal aquela parte que ela foi desfilar e viu que ganhou por que a rupa de baixo ficou apareceu
23/01/2013
Cinco estrelasAchei a sugestão de aula maravilhosa. Com certeza irei utilizá-la.
11/11/2010
Quatro estrelasadorei este plano,senti falta so do uso de tecnologias que poderiam enriquecer ainda mais este trabalho.Me senti a própria em Pari!!!!!!!!!!!!!!!mon na mour.
27/10/2010
Cinco estrelasAdorei!... Pena não ter sabido nem ter tido conhecimento do portal antes, quando ainda estava na sala de aula e como professora na biblioteca. Mas, agora, posso pelo menos divulgar para meus colegas de escola sobre as boas ideias e as maravilhas que encontro aqui.