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Seleção Natural

 

23/09/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecimento dos fundamentos da seleção natural.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
PROFESSOR é interessante que seus alunos saibam como é a desenvolvida a formulação de hipóteses e teorias. Os alunos devem conhecer os fundamentos de genética e evolução biológica.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/757/imagens/atividade.gif
As atividades dividem-se entre os objetos de aprendizagem sugeridos e atividades em sala de aula.

No ambiente RIVED há um interessante objeto de aprendizagem, que permite interação dos alunos para a compreensão da seleção natural.
http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/moscas/189.swf
Os evolucionistas: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3245
Diálogo sobre evolução com evolucionistas:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2821
Neste áudio há a pesquisa sobre evolução em animais.

 
Discuta com os alunos sobre os conceitos de evolução abordados nos recursos vistos. Tente contextualizar as diversas abordagens que a palavra evolução pode ter, em diferentes contextos. 

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/757/imagens/atividadecomplementar.gif

Um dos aspectos da seleção natural é a seleção sexual, que se baseia em conseguir um parceiro sexual e ter uma prole saudável que chegue à idade adulta. Isto garante a transmissão das características genéticas para a próxima geração.

Jogo da seleção natural

Atividade para ser realizada com todo o grupo de alunos, para fixação de conceitos relativos à seleção natural, podendo ser realizada em sala de aula ou outro espaço em que os alunos possam se movimentar.
Esta atividade tem como objetivo a fixação dos conceitos explicados anteriormente sobre o darwinismo. Os alunos serão personagens da seleção natural, representadas por espécies já extintas, como por exemplo, dinossauros. Estas espécies são descritas em filipetas, entregues aos alunos, que devem se espalhar pela sala e esperar pelas orientações do professor.
O professor fixa em determinad os pontos da sala (paredes, quadro negro) folhas contendo informações sobre um determinado bioma e a quantidade de animais pré-históricos que poderiam viver ali. Deve-se tomar o cuidado de colocar um número inferior ao de participantes e distribuir este número em diversos cartazes pela sala. Por exemplo: (no canto esquerdo da sala) colocar um cartaz com os dizeres: " Floresta Tropical: alimento para 7 animais". O total do número de alimento disponível deve ser menor que o total de participantes.

Os alunos recebem filipetas com o tipo de animal que ele irá representar, a força que ele possui, o quanto que consome de alimento e sua capacidade geradora de descendentes. Assim que todos estiverem de posse de seu "personagem - animal", e os cartazes afixados, será dada as recomendações e regras do jogo.
Regras:
1) Cada aluno deverá ler as instruções de seu personagem e buscar se colocar em um ambiente em que ele possa sobreviver.
2) Havendo mais animais que ambiente, ele deverá disputar com outro personagem um lugar em algum ambiente. Para isto deverá ser observado a força que cada animal possui e o mais forte ficará. Havendo empate o professor deverá mediar uma forma de desempate (a cargo do professor) como por exemplo "par ou ímpar".
3) Estando todos os personagens posicionados, o professor lembrará os conceitos de seleção natural e perguntará o que acontece com os animais que não conseguiram se colocar em algum ambiente. A resposta possível será morte, ou extinção. Aqui deverá ser pontuado que a extinção só ocorre se a espécie inteira foi incapaz de se alojar. Os alunos que foram "eliminados" podem ajudar o professor na segunda fase do jogo, uma vez que seus personagens morreram.

4) A segunda fase do jogo é quando os personagens buscarão perpetuar sua espécie. Para isto será necessário buscar um parceiro do sexo oposto. Não havendo parceiros no seu ambiente, deverá buscar em outro e de forma rápida para que não acabe morrendo sem alimento. Se não encontrar, sua linhagem genética chegou ao fim.
5) Encontrando, poderá ocorrer duas situações. O parceiro do sexo oposto está livre e portanto pode ficar com o personagem. Eles devem verificar na capacidade geradora de descendentes e somá-los. Este é a quantidade de filhotes que gerarão. Devem anotar isso em alguma parte do cartaz do ambiente que estão vivendo, junto com o nome da espécie que estão representando.
O macho poderá sair atrás de outras fêmeas e assim aumentar o número de seus desc endentes, mas pode correr o risco de ter os filhotes da fêmea anterior mortos por fome, ou predadores (isto ficará a cargo do professor e ajudantes que se passar por um cartaz com o número de filhotes sem o pai, poderá atribuir um acontecimento destes).
6) A outra situação é quando o macho encontra uma fêmea já acompanhada. Então ele poderá entrar em combate com o outro macho para disputar a fêmea. Neste caso deve-se observar novamente a força de cada um dos "personagens-animais", onde o mais forte poderá vencer, caso o outro não tenha uma estratégia. A estratégia deverá ser pensada pelo aluno e passada previamente ao professor que pode ou não aprová-la. Por exemplo, uma personagem pode convercer outras a irem junto para distrair a personagem macho dominante daquela fêmea. Havendo empate, deve-se novamente proceder com a forma de desempate escolhida pelo professor, "par ou ímpar", "papel, tesoura, pedra" ou afins.
Fim do jogo:
Terminada a fase em que há a geração de descendentes, todos devem se reunir e somar o número de descendentes por espécie. Abre-se para discussão sobre os motivos do sucesso biológico da espécie vencedora e os motivos das outras não terem conseguido.
Além da força, que outros atributos foram necessários para o sucesso? Que estratégias foram desenvolvidas? Estas estratégias aplicam-se na natureza?
Pede-se então para que cada aluno faça um relato pormenorizado da atividade e de como ela está relacionada com a evolução e seleção natural.
________________________________________
Exemplo da filipeta de personagem do aluno:
Animal: Tiranossauro Rex (predador)
Sexo: Macho
Força: 6
Consumo de alimento: 4
Capacidade geradora: 2

Animal: Anchissauro (presa)
Sexo: Fêmea
Força: 4
Consumo de alimento: 3
Capacidade geradora: 4
________________________________________
Exemplo de ambiente a ser fixado nas paredes:

Floresta tropical
Capacidade de animais: 13
Fornecimento de nutriente: 20

Ou seja, cabe neste ambiente até 13 personagens, mas talvez não haja nutriente suficiente para todos, forçando os predadores a caçar as presas e as presas a procurar outro ambiente ou perecer.

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A seleção natural ocorre dentro da esp&eacu te;cie humana? Debata com os alunos os tipos de seleção que existem (por exemplo, seleção para entrar na universidade, para conseguir um emprego, para conquistar aquela pessoa especial....) e quais as semelhanças e diferenças com a seleção natural.
Deste debate, os alunos poderão fazer um texto, dissertativo, onde defendem uma posição perante a seleção natural.

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Livros para consulta:
BURNIE, D. ;Fique por dentro da Evolução; Cosac&Naify Edições; São Paulo, 2001.
FUTUYMA, D.; Biologia Evolutiva; 2° ed.; Sociedade Brasileira de Genética/CNPq; Ribeirão Preto, 1992.
FREIRE-MAIA, N.; De Darwin à teoria sintética; Editora da Universidade de São Paulo; Itatiaia, 1988.

 

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Lamarckismo & Darwinismo
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1207

http://www.dantas.com/realidadebr/textos/lamarckismo.htm

http://www.geocities.com/RainForest/Wetlands/4710/teorias.html

Darwinismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Darwinismo

http://www.todabiologia.com/pesquisadores/charles_darwin.htm

http://www.universitario.com.br/celo/index2.html


Lamarckismo

http://darwinhp.vilabol.uol.com.br/lamark.html

http://br.geocities.com/rsn_bioteca/Data/Artigo_14.htm

 

AVALIAÇÃO


A participação nas atividades, debate e a produção textual dos alunos pode ser alvo da avaliação.

Os textos produzidos podem ser avaliados por meio das rubricas.
Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica.
Existe páginas que ajudam o professor a gerar tabelas de rubricas. Infelizmente não se encontram em português (apenas inglês e espanhol), mas são páginas muito interessantes para visualizar esta forma de avaliação.
http://rubistar.4teachers.org/index.php
http://www.rubricbuilder.com
http://www.roobrix.com/
http://landmark-project.com/rubric_builder/index.php

Abaixo apresentamos um exemplo de planilha para avaliação.

 

  Iniciante:1,0 Intermediário:3,0 Avançado:5,0
Participação A participação do aluno foi fraca ou inexistente.

Participou pouco, algumas contribuições superficiais.

Participou ativamente, contribuindo diversas vezes de maneira aprofundada.
Texto

O texto teve poucos argumentos, ou argumentos falhos ou fracos.

 

O texto teve argumentos superficiais, porém poderiam ser mais numerosos, e mais aprofundados. O texto teve argumentos suficientes, todos bem embasados, denotando pesquisa correta e aprofundada.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Alterações na evolução dos animais são descoberta de pesquisadores Áudio
Avaliação
A avaliação poderá ser feita pela observação das contribuições e participações dos alunos durante as atividades e debate se o professor desejar realizar este. Veja acima um exemplo de rubrica e os sitios correlacionados a esta técnica.
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