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Os sentidos do corpo humano

 

23/09/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecimento dos cinco sentidos. Reconhecer a importância dos sentidos no dia-a-dia.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

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As atividades dividem-se entre os objetos de aprendizagem sugeridos e atividades em sala de aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/758/imagens/nolaboratorio.gif
Neste áudio, há notícias sobre os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais e também informações sobre os cinco sentidos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/758/imagens/cinco_sentidos.jpg




A atividade seguinte é um experimento, que propõem uma atividade de montagem de um modelo do olho com materiais de baixo custo. Há também atividades mais aprofundadas, direcionadas para o ensino médio, na disciplina de física. É opcional fazer esta atividade. Outra característica deste experimento são imagens de ilusão de ótica, que prendem a atenção dos alunos.

 

 



Se o professor desejar, poderá pedir aos alunos uma caça à ilusões de ótica na internet. Na parte de sítios, sugerimos algumas opções interessantes.

 

ATIVIDADE 1 – O professor pode pedir que os alunos busquem ilusões de ótica na internet, ou pode previamente escolher algumas delas, e passar para os alunos, estimulando-os a encontrar as diversas formas escondidas nas imagens.
Pode fazer o mesmo com sons, caso o laboratório tenha caixas de sons, e pedir para os alunos reconhecerem os sons escolhidos (há alguns sítios que disponibilizam sons para baixar).

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Atividade 2 – Em sala de aula
O professor pode previamente coletar objetos para estimulação tátil, a ser colocados em uma sacola, para os alunos adivinharem que objeto é, apenas colocando a mão dentro da sacola, usando só o tato. Exemplos : formas geométricas em papel cartão, conchas, lápis, tampinhas, dados, talheres. E texturas: retalhos de seda, veludo, lã, lixa, plástico, entre outros. Pode de início colocar objetos bem diferentes, e progressivamente aumentar a dificuldade colocando objetos mais parecidos (tecidos por exemplo). Sempre que possível fazer a correlação com os portadores de necessidades especiais, no caso desta etapa da atividade, de como os deficientes visuais descobrem o mundo. Outra atividade que pode ser feita com esta sacola é pedir que os alunos encontrem dois objetos iguais, selecionar objetos de tamanhos diferentes e usar a mão direita e esquerda para atividades diferentes.
Outra atividade, agora para a visão. Para realizá-la é necessário folhas de papel, lápis, giz de cera e venda para os olhos.
Peça aos alunos para dobrar a folha de papel ao meio. Do lado direito, eles podem desenhar formas quaisquer a pedido do professor. Pode ser uma forma básica, como um círculo, um quadrado, uma casa. Ai, na outra parte da folha, os alunos deverão repetir os desenhos, mas agora de olhos vendados.
Uma variação, unindo as duas atividades em sala de aula, pode ser feita da seguinte maneira: pedir para os alunos desenharem os objetos que eles tocaram na sacola, sem ver o que realmente são.
Estas atividades lúdicas tem por objetivo a estimulação da criatividade e lateralidade, mexendo com a coordenação viso-motora.
Outra atividade muito divertida é a experimentação do sentido paladar. Para isto é necessário trazer para a sala de aula diversos alimentos de sabores diferentes (ácido, doce, amargo, salgado, etc). A degustação dos alimentos deverá ser feita com o aluno de olhos vendados, para que ele tente acertar qual alimento que está degustando.
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Quando a pessoa nasce com os cinco sentidos operantes, as atividades de ver, ouvir, cheirar, tocar, sentir o gosto parecem triviais e nem damos conta de quão importantes são na verdade. Ao mesmo tempo, sabemos que as pessoas portadoras de necessidades especiais realizam suas tarefas, muitas vezes de maneira independente. As atividades complementares podem fazer os alunos refletirem um pouco em como é estar privado de um sentido corporal. Discuta com os alunos sobre o preconceito que gira em torno dos portadores de necessidades especiais, e quão injusto é isso, pois são pessoas que tentam ultrapassar os obstáculos que a privação de um de seus sentidos lhes dá.

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oprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/02269885970/img/livros.gif
As atividades complementares e outras mais podem ser encontradas no livro, Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências, de Celso Antunes.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/758/imagens/sitios.gif
Sítios para saber mais sobre os portadores de necessidades especiais.
http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/98/36/
http://www.interlegis.gov.br/cidadania/20020108135559
http://www.serpro.gov.br/acessibilidade/index.php
Sítios para a busca de imagens de ilusão de ótica.
http://www.portaldavaca.com.br/ilusao_otica/ilusoes_de_otica_1.php
http://www.ilusoes.com.br/
http://ilusaodeotica.com/
http://www.alzirazulmira.com/ilusao/ilusao.htm
http://ilusoesoptica.blogspot.com/
http://www.picarelli.com.br/diversoes/ilusoes_oticas.htm
Sítio do livro “Olho Mágico” http://www.magiceye.com/3dfun/stwkdisp.shtml
Estes sítios são ilusões de ótica em obras de arte de famosos artistas.
Escher http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Escher3.htm
http://www.geocities.com/area51/9839/escher.htm
Algumas obras de Salvador Dali com ilusões de ótica e outras imagens. http://ube-164.pop.com.br/repositorio/25089/meusite/ilusao/ilusaotica4.htm
http://bocaberta.org/2007/12/ilusao-de-otica-em-impressionantes-pinturas.html
Sítios para escolher sons.
http://www.sounddogs.com/
http://www.a1freesoundeffects.com/noflash.htm
http://www.soundsnap.com/

AVALIAÇÃO


Para avaliar os alunos, pode pedir que eles desenvolvam um relatório sobre as atividades realizadas e um texto onde coloquem os conhecimentos levantados pelas atividades e pela discussão sobre os portadores de necessidades especiais. As atividades realizadas podem ser avaliadas por meio das rubricas.
Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo segue um exemplo de uma rubrica a ser utilizada para a atividade realizada com os alunos e a participação dos mesmos.
Existe páginas que ajudam o professor a gerar tabelas de rubricas. Infelizmente não se encontram em português (apenas inglês e espanhol), mas são páginas muito interessantes para visualizar esta forma de avaliação.
http://rubistar.4teachers.org/index.php
http://www.rubricbuilder.com
http://www.roobrix.com/
http://landmark-project.com/rubric_builder/index.php

Abaixo apresentamos um exemplo de planilha para avaliação.

 

 

O grau de participação nas atividades será avaliado

com base nos seguintes critérios

O texto será avaliado com base nos seguintes critérios:
5 Participou ativamente, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo. O texto trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi muito bem desenvolvida. Foi um texto relevante e criativo.
4 Participou nas atividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua atividade foi bom. O texto trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi bem desenvolvida. Foi um texto correto.
3 Participou pouco nas atividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi regular. O texto trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi desenvolvida de forma razoável. Foi um texto parcialmente correto.
2 Esteve presente mas não há registro da sua contribuição para a discussão e trabalho. O texto trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação não foi desenvolvida de forma razoável. Foi um texto insuficiente.
1 Não participou na atividade. O texto não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi mal desenvolvida. Foi um texto insuficiente.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Escola ou fazenda Áudio
Ilusões de Óptica-Olho Humano Experimento prático
Avaliação
As atividades realizadas poderão ser avaliadas por meio de rubrica. A planilha acima é um exemplo que pode ser utilizado pelo professor.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Adson, Escola Municipal Raimundo Pinheiro de Melo , Pará - dijo:
    adilbpinheiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito, são de aulas assim que nossas crianças precisam para estimular a "cuca".


Sem classificação.
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