16/12/2009
Edson Luís Nunes, Isnard Domingos Ferraz, José Marcelo Gomes, José Angelo de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Figura 1 : Rafa tentando tomar suco, usando canudinho ( Por Daniel R. Ventura - autor da aula):
- Professora, meu suco está dentro da caixinha, ela está cheia. Por quê eu não estou conseguindo, sugá-lo, se estou fazendo muita "força"?
-Rafa, realmente tem líquido dentro da caixa e o canudinho está dentro dele, mas você colocou o canudinho muito justo no buraco. Tente fazer com que fique um espaço entorno do canudinho para entrar o ar e veja o que acontece.
-Professora, agora está funcionando! Como posso explicar isso?
-Querido aluno, você pode produzir um pequeno texto, tentando levantar umas hipóteses sobre o que está acontecendo.
-Tudo bem, você sabe tudo mesmo! A ciência pode explicar tanta coisa!
O professor pode levar para a sala de aula uma caixa de suco ou de achocolatado que se tomam com canudinho e verificar o que o texto ilustra.
Peça todos os aluno para levantarem as hipóteses sobre o ocorrido anotando frases em seu caderno.Após a conclusão das suas hipóteses o professor pode discutir com os alunos as melhores, orientando a discussão e respondendo as seguintes questões:
Conseguiríamos tomar um copo de refrigerante, usando dois canudinhos. Colocando as extremidades inferiores dos canudos, uma dentro do refrigerante e outra fora do copo e ambas extremidades su periores, dentro da boca? Veja a figura abaixo. Explique o ocorrido elaborando um pequeno parágrafo.
Figura 2. Rafa tentando tomar guaraná num copo usando dois canudinhos, um fora e outro dentro do copo (por Daniel R Ventura- autor da aula).
Agora que o aluno já percebeu que o ar exerce pressão, que se chama pressão atmosférica, o professor pode continuar a aula falando sobre o ar existente na atmosfera e da força que ele exerce nos objetos nela imersos. Explicar que com a mudança de altitude(ao subirmos ou descermos serras) o ar sobre a gente varia, o que causa mudança na pressão que é percebida pela sensação de desconforto em nossos ouvidos.
6.1 O bebedouro de aves
Nos bebedouros de aves, o líquido fica virado para baixo e não sai do recipiente, veja a figura a seguir.
Figura 3. Garrafa com água e corante verde, virada de boca para baixo, sobre uma vasilha transparente contendo o mesmo líquido. Ilustrando o bebedouro de aves. (por Daniel R Ventura- autor da aula).
6.2. É possível carregar água numa peneira?
Atividade do copo com água e corante sobre uma peneira.
A atividade prática a seguir, deixa claro a ação da atmosfera em nosso cotidiano.
1. Encha um copo com água (com corante para facilitar a visualização), coloque uma telinha fina das de peneirinha plástica doméstica e aperte com a palma da mão (Figura 4 ).
Figura 4. Rafa realizando a experiência do copo com água e a peneirinha ( por Daniel R. Ventura).
2. Em seguida vire o copo de boca para baixo, com a mão tampando a saída da água (Figuras 4 e 5).
Figura 5. Rafa realizando a experiência do copo com água e a peneirinha, virando o copo lentamente (por Daniel R. Ventura).
3. Com uma mão segure a peneirinha e vá retirando a mão que tampa a saída de água da boca do copo (Figuras 6-7).
Figura 6. Rafa realizando a experiência do copo com água e a peneirinha , com o copo já virado e ainda tampando a saída da água com a mão (por Daniel R. Ventura).
Figura 7. Rafa finalizando a experiência do copo com água e a peneirinha , com o copo já virado e a água não vaza através da peneirinha (por Daniel R. Ventura).
Questões relacionadas a atividade do copo:
Outra sugestão é usar a recurso do portal , o filme sobre pressão atmosférica que pode ser acessado no link a seguir.
________________________________________________ ______________________
Nome | Tipo |
---|---|
Pressão atmosférica | Vídeo |
A discussão coletiva deverá ser avaliada e como foi elaborado o parágrafo contendo as hipóteses sobre o observado. A segurança e a participação dos alunos serão avaliadas.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/11/2015
Cinco estrelasexcelente...me ajudou muito
23/10/2013
Cinco estrelasAjudou muito, obrigada !!!!
23/08/2011
Cinco estrelasotimo adorei
25/08/2010
Três estrelasO planejamento da aula é muito bom, as atividades despertam a curiosidade e a vontade de entender nos alunos. Entretanto senti falta de maior conteúdo para o professor. No Ensino Fundamental, muitas vezes o professor de Ciências (formado em Biologia) tem dificuldade em trabalhar assuntos relacionados a Física, e a aula, apesar de excelente para o aluno, não dá suporte teórico ao professor, pois subentende-se que ele tem conhecimentos suficientes acerca do assunto, o que nem sempre acontece.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a aula. O conteúdo é muito bem explorado com situações práticas e muito curiosas.
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito bem elaborada , com questões relacionadas a vivência do aluno com um grande embasamento teórico. Desta forma favorece o aprendizado de uma forma prazerosa .
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!!!!!!