Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: a importância da prevenção

 

30/09/2009

Autor y Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão sobre a gravidez na adolescência e suas repercussões aos adolescentes em termos físicos, emocionais, econômicos e sociais, podendo se posicionar e refletir frente a um caso de gravidez nesta fase da vida.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática;

- Vídeo.

Motivação:

 Sugerimos que o professor inicie as aulas apresentando um vídeo educativo (Fig. 1), com duração de 6 minutos e 6 segundos, denominando "Gravidez na adolescência” Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XnKFKBmhmCo

Acesso em: 2 Set. 2009.

Figura 1- Vídeo: Gravidez na adolescência

Em seguida, o professor deverá indagar a opinião dos alunos sobre os aspectos tratados no vídeo, trazendo-os à discussão, tais como:

· O que vocês percebem no relato das adolescentes?

· Pensando na escola, o que elas dizem?

· O que vocês acham que elas devem fazer em relação a isso?

· O adolescente mostrado no vídeo não está indo à escola. Por quê? O que vocês acham disso?

 · Que princípios da sociedade vocês consideram que é importante se resgatar?

ATIVIDADE 1

Neste momento, tendo em vista oportunizar que os alunos discutam e se posicionem frente a um caso de gravidez na adolescência, o professor solicitará que os alunos formem grupos de quatro pessoas. Cada grupo receberá três folhas, correspondente a três partes de uma história, intitulada "A estória de Camila", da Revista Adolescer conforme link postado abaixo: http://www.abennacional.org.br/revista/cap6.3.html.

Os alunos receberão a primeira parte da história, sendo que o professor deve lembrar a eles que só receberão as partes seguintes depois de discutidas e respondidas (por escrito) as questões apresentadas no final de cada parte.

Figura 2 - Brincando de ser mãe

http://enfermped.files.wordpress.com/2008/12/riscos-da-gravidez-na-adolescencia1.jpg. Acesso em 24 de Ago. 2009.

Parte 1 da “A estória de Camila” (Fig. 3)

undefined

Figura 3 – Parte 1 da “A estória de Camila”

http://1.bp.blogspot.com/_6FZjF747VrM/Sfh4oZO1zSI/AAAAAAAAAeg/1JzV4a-86ss/s400/casal1.jpg. &nbs p. Acesso 12 Set. 2009.

O professor pode além destas perguntas apresentar outras para que eles respondam por escrito:

· O que está explícito no convite do Tiago?

· Diante deste convite que postura Camila poderia adotar?

· Como Tiago reagiria a esta postura?

· Cite maneiras que Tiago e Camila poderiam usar para expressar carinho mútuo?

Parte 2 da “A estória de Camila” (Fig. 4)

Figura 4 – Parte 2 da “A estória de Camila”

http://www.interney.net/blogs/media/blogs/new/virgin-alta.jpg.  Acesso em 2 Set. 2009

Além destas perguntas, o professor pode adicionar outras, tais como:

· Quando Camila sentiu que ia ‘rolar’algo a mais, o que ela deveria ter feito?

· A atitude de Tiago de tentar acalmá-la foi adequada? Por quê?

· Diante da recusa de Tiago como Camila deveria reagir?

Parte 3 da “A estória de Camila” (Fig. 5)

undefined

Figura 5- Parte 3 “A estória de Camila”
http://4.bp.blogspot.com/_jHiPGQxAOKA/SgoYrI5XkgI/AAAAAAAAB6s/bqnmjLD_irc/s400/1545383.jpg Acesso em 12 Set. 2009.

ATIVIDADE 2

Finalizado, o professor fará oralmente cada uma das perguntas sobre a história. Conforme ele for falando os grupos deverão apresentar oralmente suas respostas. Finalizada estas apresentações, o professor buscará sintetizar estas idéias, lembrando-os da importância sempre do diálogo, e, sobretudo, da prevenção.

ATIVIDADE 3

O professor solicitará que cada grupo se junte a outro, de modo a formar grupos de seis pessoas. Após, cada grupo receberá uma parte de uma parte do texto denominado “Cartilha da gravidez na adolescência” , conforme link postado abaixo:

http://www.picarelli.com.br/magali/cartilha_gravidez.htm. Acesso em 13 Set. 2009.

Cartilha da gravidez na adolescência

Desde 1970, tem aumentado os casos de gravidez na adolescência e diminuído a idade das adolescentes grávidas.

Enquanto isso, a taxa de gravidez em mulheres adultas está caindo. Em 1940, a média de filhos por mulher era de 6. Essa média, calculada no ano de 2000 caiu para 2,3 filhos para cada mulher. Porém, o mesmo não acontece com as adolescentes.

Segundo os dados do IBGE, desde 1980 o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%. Só para ter idéia do que isso significa, são cerca de 700 mil meninas se tornando mães a cada ano no Brasil. Desse total, 1,3% são partos realizados em garotas de 10 a 14 anos.

A gravidez ocorre geralmente entre a primeira e a quinta relação sendo o parto normal a principal causa de internação de brasileiras entre 10 e 14 anos.

Aproximadamente 27% dos partos feitos no SUS (Sistema Único de Saúde) no ano de 1999, foram em adolescentes de 10 a 19 anos, isso quer dizer que a cada 100 partos, 27 foram em adolescentes, dando um total de 756.553, naquele ano.

Cerca de 10% das adolescentes, de acordo com uma pesquisa feita em alguns Estados brasileiros em 1996, tinham pelo menos 2 filhos aos 19 anos.

Entre 1993 e 1999 houve aumento de aproximadamente 30% do número de partos feitos no SUS em adolescentes mais jovens, entre 10 a 14 anos.

Aproximadamente 17% dos homens entre 15 e 24 anos, segundo uma pesquisa feita em alguns Estados brasileiros, em 1996, já engravida ram alguma parceira.

As principais causas da gravidez são: o desconhecimento de métodos anti-concepcionais, a educação dada a adolescente faz com que ela não queira assumir que tem uma vida sexual ativa e por isso não usa métodos ou usa outros de baixa eficiência (coito interrompido, tabelinha) porque esses não deixam "rastros".O uso de drogas e bebidas alcóolicas comprometem a contracepção, além das que engravidam para casar-se.

A adolescente tem problemas emocionais devido a mudança rápida em seu corpo ou, como ela esconde a gravidez, o atendimento pré-natal não é adequado. Podem ocorrer problemas como aborto ou dificuldade na amamentação.

Por que acontece a gravidez na adolescência?

A maioria das gravidezes na adolescência não são planejadas, isto é, acontecem sem intenção, causada por diferentes fatores individuais ou sociais. Porém, não é por isso que a gravidez não vai ser bem vinda. Existem vários fatores que contribuem com esse quadro:
Já não causa tanto espanto sabermos que meninas de 10, 11, 12 anos tenham vida sexual ativa, assim como aparecem em consultórios portando alguma doença sexualmente transmissível (DSTs) e ou grávida.

O que levaria as adolescentes a engravidar? Nunca foi tão divulgado os meios para evitar a gravidez como nos dias atuais, e mesmo assim, o número de adolescentes grávidas á cada vez maior.

Porém, são muitos os motivos que tornam uma adolescente mais vulnerável a uma gravidez, mas o principal deles, é a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura.

Não podemos dizer que toda gravidez na adolescência é indesejada, indesejadas são as gravidezes que acontecem por abuso sexual ou por falha de métodos anticoncepcionais.

Os repetidos casos que aparecem nos consultório de psicólogos e médicos, apontam que muitas dessas adolescentes possuem um desejo de serem mães, da qual elas não tem consciencia.

A falta de um projeto de orientação sexual nas escolas, família, comunidade de bairro, igrejas.

A mídia é outro vilão nessa questão, exagerando na erotização do corpoAlgumas pessoas que são vistas na passarela, revista, cinema e televisão são para os adolescentes verdadeiros ídolos, ídolos esses que passam uma imagem de liberação sexual, e a tendência de um fã é sempre copiar o que seu ídolo faz.

A falta de informação dos pais de adolescentes é um fator fundamental. Não havendo em casa alguém que possa informa-los, que sirva de modelo, que tire suas dúvidas e angústias, como esperar dos adolescentes comportamentos mais adequados? Como querer que eles aguardem o tempo mais adequado para aproveitar a sexualidade como algo bom, saudável e necessário para o ser humano?

Assim, cada grupo deverá ler e discutir os aspectos tratados no texto, e baseados nele e na “Estória de Camila” deverão compor cenas para criar uma dramatização, porquanto estas são formas ricas e atraentes de ilustrar a realidade cotidiana dos adolescentes.

 Esta atividade pode ser profícua para ser trabalhado ainda a escrita, a oralidade, a criatividade e a desenvoltura dos alunos. O professor pode fornecer exemplo de cenas de dramatização aos grupos, conforme link postado abaixo. http://www.mds.gov.br/programas/transferencia-de-renda/arquivos/manual_tematico_saude.pdf. Acesso em 27 Ago. 2009

CENAS PARA DRAMATIZAÇÃO

1- Uma adolescente que ficou grávida e irá comunicar a gravidez ao seu namorado. Montar a cena com a REAÇÃO DELE E DELA FRENTE À GRAVIDEZ (aspecto psicológico);

2 - Uma adolescente em sala de aula começa a chorar e conta que está grávida. Montar a cena com a REAÇÃO DO PROFESSOR E DOS COLEGAS (aspecto social);

3 - Uma adolescente, após ser deixada pelo namorado, comunica à mãe que não quer mais o bebê. Montar a cena com a REAÇÃO DA MÃE (aspecto social – aborto);

4 - Um casal de adolescentes se descobre grávido. Ambos resolvem buscar um médico para melhores informações. Montar a cena com as EXPLICAÇÕES DO MÉDICO (aspecto biológico).

Importa nesta atividade de dramatização que os alunos empreguem o senso crítico e reflexivo acerca da gravidez na adolescência.

SUGESTÃO

Sugerimos que o professor leia o artigo denomimado “ Gravidez na adolescência”, disponível em: http://www.brazilpednews.org.br/set2001/bnpar101.htm. Acesso em 13 Set. 2009.

Já como sugestão de atividades, cada grupo ficará responsável por realizar na escola uma pesquisa sobre gravidez na adolescência e sua prevenção com os alunos. Para tanto, podem empregar um roteiro de entrevista, o qual está disponível em:http://www.mds.gov.br/programas/transferencia-de-renda/arquivos/manual_tematico_saude.pdf.Acesso em 27 Ago. 2009.

ROTEIRO PARA ENTREVISTA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUA PREVENÇÃO

1) No Brasil, o número de adolescentes que engravidam tem aumentado todo ano e cada vez mais a gravidez acontece em adolescentes mais novas. Na sua opinião, por que isso está acontecendo?

2) Você conhece alguma adolescente grávida ou algum adolescente que tenha engravidado uma menina?

3) Quais foram as conseqüências dessa gravidez na vida dela e na vida dele? O que mudou?

4) O que você pensa sobre a gravidez na adolescência?

 5) O que você acha que os adolescentes têm que fazer para não engravidarem sem querer?

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 19 calificaciones

  • Cinco estrelas 12/19 - 63,16%
  • Quatro estrelas 5/19 - 26,32%
  • Três estrelas 1/19 - 5,26%
  • Duas estrelas 0/19 - 0%
  • Uma estrela 1/19 - 5,26%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • maria amália vargas, EE Manuel Cabral , São Paulo - dijo:
    mavamalia1@gmail.com

    30/01/2015

    Cinco estrelas

    ótima aula.


  • Vitoria, Outros Países - dijo:
    vitoriamarinho111@gmail.com

    29/11/2014

    Três estrelas

    Tenho 10 anos brinco de fingir que sou mae de bonecas mais nunca pensei em ser mae de verdade talvez com 24 anos.bjs


  • Guilherme, E.E. Prof "Murillo do Amaral" , São Paulo - dijo:
    guilhermefamap@hotmail.com

    16/10/2013

    Cinco estrelas

    um otimo trabalho que mostra um modo de vida que algumas pessoas pode ter passado e uma materia muito boa para se mostra em sala de aula. meu professor passou esse trabalho como um trabalho apenas pro 4°bimestre completo, pelo fato de na minha escola haver muitas adolescentes gravidas. Parabenss


  • valeria alves, Escola Estadual de Saúde Herbert Daniel de Souza (Faetec) , Rio de Janeiro - dijo:
    asp_valeria@yahoo.com.br

    25/04/2012

    Cinco estrelas

    Adorei o conteúdo proposto para trabalhar com o tema.


  • nadia silva lopes, Portugal - dijo:
    ladynadia@hotmail.com.br

    27/01/2011

    Uma estrela

    adorei foi muito bom amei a reportagem achei importante e interessante e para bens pelamotivacão e pela actividade que envolve este professor e myito obrigado pela ests mensagem porque eu estava mesmo apresicar de uma ajuda porque eu estou a comunicar uma cenaimportante na minha videa


  • grazyelle , levada , Alagoas - dijo:
    graziii.silva@hotmail.com

    29/11/2010

    Cinco estrelas

    adorei, foi muito bom pra mim ate pq tenho uma peça falando sobre esse tema então mim ajudou muito


  • Danielle Alves Barbosa, E E VILAR DOS TELES , Rio de Janeiro - dijo:
    danny_biologa@yahoo.com.br

    05/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom como a mensagem principal é passada de forma interessante, com certeza esses métodos despertam a interação do assunto com os adolescentes.


  • Nayra Alves, C E G V , Bahia - dijo:
    dandan5estrelas@hotmail.com

    24/10/2010

    Cinco estrelas

    Amei a reportagem, as sugestoes de atividade e ter conhecido a propostas da Revista Adolescer. Otimooooo!!!!!


  • xandra, U.I Lucy soares , Maranhão - dijo:
    xandra.signori@hotmail.com

    23/08/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito dessas atividades...parabéns


  • Márcio Antonio da Costa, Escola Municipal Iracema Esteves , Minas Gerais - dijo:
    profdacosta@ig.com.br

    03/07/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante e dinâmica a montagem da aula. Vou aproveitar a ideia e repassar a aula para os professores de nossa escola para que possam trabalhar em conjunto.


  • Orácio oliveira, Prefeitura municipal , Sergipe - dijo:
    oracio.oliveira@hotmail.com

    04/05/2010

    Quatro estrelas

    Ótima matéria, parabens ao portal!


  • paloma barbosa dea silva, sesc educaçao , Paraíba - dijo:
    pslmsbsrbosa@hotmail.com

    30/03/2010

    Cinco estrelas

    exelente, maravilhsa um asunto muito importante e que deve ser mais esprorado


  • Elizabeth Assis de Abreu Crispim, ESC MUL PROFª ELIZABETH FERREIRA DA SILVA , Paraíba - dijo:
    bethcrispim@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, a motivação é excelente e faz a aluno tornar-se sujeito da ação. O uso do vídeo e a história da menina Camila induz a uma situação real que qualquer adolescente pode passar. E o mais importante de tudo é o alerta a prevenção e o esclarecimento de dúvidas comuns dos adolescentes.


  • Maria Waldomira dos S. Souza, ESCOLA DE 1º GRAU DR GAMALIEL , Bahia - dijo:
    mirassouza@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Bastente interessante.


  • Nize Gonçalves Chagas Pavinato, EM PROFA CECY CARDOSO PORFIRIO , Minas Gerais - dijo:
    ni_chagas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ótima a sugestão de aula. Parabéns aos professores que elaboraram!


  • germana gonçalves da silva costa, COL EST HELIO VELOSO , Goiás - dijo:
    germanagcosta@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    otimo


  • Danielle Costa Oliveira, CEJA PROFESSOR CLÁUDIO FERREIRA , Piauí - dijo:
    danibioceja@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito bom...


  • eunelilde affonso holanda, ESCOLA ESTADUAL BELARMINO MARREIRO , Amazonas - dijo:
    lildeholanda@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótimo, os adolescentes precisam saber dessas informações.


  • delma suely santos, ESCOLA MUNICIPAL GOV ANTONIO CARLOS VALADARES , Sergipe - dijo:
    psicopedagoga-delma@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante da motivação da aula sabemos que antes de iniciar qualquer trabalho temos que nos planejar e uma alua bem planejada dará bons frutos,assim o alunado vai sentir-se atraido pelo o conteúdo,e tendo o prazer de construir algo.Parabésns.gosto te trabalhar dando o insentivo principal para meu aluno assim podemos ensinar a pensar.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.