Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Extraindo cores de legumes e verduras

 

30/10/2009

Autor y Coautor(es)
Adriana Szilagyi Leão
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Josélia Soares Nunes dos Santos e Maria de Fátima Araújo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:
• Observar as cores presentes nos legumes ou verduras;
• Nomear as cores presentes nos legumes;
• Vivenciar a experiência de extrair cor de legumes e verduras.

Duração das atividades
Esta aula terá duração de aproximadamente 2 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula o professor deve explorar nas crianças o que elas já sabem sobre os legumes trabalhados nesta experiência (cor, textura, cheiro, paladar).

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: O professor deverá trazer para a roda, legumes de cores fortes que seja fácil a extração da cor, como por exemplo: beterraba, cenoura, espinafre. No caso dos legumes (beterraba e cenoura), o professor poderá, inicialmente, perguntar que cores são aquelas e cortar os legumes. Depois de cortados, o professor incentiva as crianças a friccioná-los como carimbos num pedaço de tecido para ver que resultados se pode obter a partir dessa ação.

Segundo momento: Após esse primeiro momento de exploração dos legumes, o professor levará para sala um liquidificador e baterá, separadamente, a beterraba, a cenoura e o espinafre com um pouco de água (como se estivesse fazendo um suco). Em seguida o professor deverá coar o suco, separando o bagaço do líquido que mais tarde será utilizado como “tinta”.

Terceiro momento: Neste momento as cores obtidas deverão estar dispostas em vasilhas diferentes e cada criança receberá um pedaço de tecido (de preferência branco) e um pincel para explorar essas cores e suas possibilidades, no tecido. As crianças pintarão livremente seu pedaço de tecido, usando as cores extraídas das verduras e legumes.

Obs. O tecido pode ser substituído por papel peso 40 que absorverá a tinha melhor que o papel ofício.

Quarto momento: Terminada esta atividade, professora e crianças voltam à roda para discutir o nome das cores obtidas e apreciar seus efeitos na pintura. As telas pintadas, depois de secas, devem ganhar uma moldura de papel cartão colorido e depois o grupo organizará uma exposição na sala. No dia seguinte o grupo pode convidar a turma ou turmas vizinhas a sua sala para visitar a exposição e explicar o processo de obtenção das tintas.

Avaliação

O professor deverá observar se ao final da aula o aluno conseguiu:
• Nomear as cores dos legumes e verduras trabalhados na experiência;
• Explorar as cores extraídas dos legumes e verduras em sua pintura;

• Apreciar o resultado da experiência com interesse e prazer.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/9 - 77,78%
  • Quatro estrelas 2/9 - 22,22%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Viviane, Senai Mario Amato , São Paulo - dijo:
    vivi_mga@hotmail.com

    22/01/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom, vou pegar essa idéia para elaborar uma tinta pro meu projeto.


  • jaqueline candido da vitoria, UMEI profº irineu da fraga neves , Espírito Santo - dijo:
    jaqueline_candido_da_vitoria@hotmail.com

    05/09/2013

    Cinco estrelas

    nossa gostei muitíssimo da aula ,achei de uma criatividade divina esta de parabéns o responsável por essa explenida aula e explicação.


  • Nardjane, EB , Bahia - dijo:
    nardmeni@hotmail.com

    10/06/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula muito criativa!


  • DOROTYALVES MADEIRA, CMEI LAR DA CRIANÇA FELIZ , Minas Gerais - dijo:
    doroty.madeira@gmail.com

    09/05/2012

    Cinco estrelas

    ÓTIMO AMEI TUDO DE BOM...


  • OLINDA, nei chácaras reunidas , São Paulo - dijo:
    olinda-mr@hotmail.com

    30/05/2011

    Quatro estrelas

    gostei do seu trabalho, gostaria de aplicar com minhas criançasestas atividades.


  • Tamires, Colégio Ação , Bahia - dijo:
    tammy.fofa@hotmail.com

    01/09/2010

    Cinco estrelas

    Olha achei muito interessante a aula pois influencia o aluno. Sou 5 série 6 ano. Poderia me mostrar a importancia das cores das verduras e legumes tou prescisando para meu trabalho de ciências Obrigado se não me mandar e mais ainda se mandar.


  • Graziella , C.E.I. Detran , Mato Grosso do Sul - dijo:
    gra_lira@hotmail.com

    15/08/2010

    Quatro estrelas

    Atividade prazerosa, essencial nas atividades infantis.


  • ANDREA PEREIRA, ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SEMPRE UNIDOS , Rio Grande do Sul - dijo:
    ANDREAPEREIRANH@HOTMAIL.COM

    21/05/2010

    Cinco estrelas

    Colega Adriana, parabéns!!! Adorei sua ideia e vou copiá-la em minha instituição. Abraços e muito sucesso!


  • Arlete Silva, Escola Estadual Professor Iago Pimentel , Minas Gerais - dijo:
    learte10@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhoso,muito bom!! Olha eu acredito que pode-se trabalhar tbém com o ensino ´Fundamental e PAV!! mto bom!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.