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Qual é a hora certa? Os “grilos” sobre a primeira relação sexual

 

30/09/2009

Autor y Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão sobre a importância do senso crítico e de responsabilidade na decisão da iniciação sexual. Em relação aos aspectos cognitivos por meio da aula pode ser trabalhada a escrita e a leitura.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Como sugestão o professor deve iniciar a aula escrevendo na lousa:

“QUAL É A HORA CERTA”?

O intuito é instigar a curiosidade dos alunos quanto a esta frase e ao tema da aula. Para isso, após uns 2 minutos de silêncio o professor deverá escrever uma outra frase na lousa:

 “QUAIS SÃO OS SEUS ‘GRILOS”?

Sugerimos que o professor estimule a participação dos alunos para pensar nestas frases, lembrando-os que na fase da adolescência é normal ter ‘grilos’ (Fig. 1).

Figura 1- Grilos da adolescência

http://cliquedicas.blogspot.com/2009/06/adolescencia-um-periodo-de-muitas.html.  Acesso em 27 Ago. 2009.

Feito isso, o professor poderá dizer que o intuito da aula é falar sobre a primeira relação sexual, sendo que embora talvez pareça cedo demais falar sobre isso, é algo importante e necessário a eles adquirirem informações sobre este assunto, pois é uma forma saudável deles refletirem e se prepararem para poderem decidir sobre o melhor momento para iniciar a vida sexual.

ATIVIDADE 1

Neste momento, sugerimos que o professor peça para que os alunos formem grupos de três ou quatro alunos. Cada grupo receberá uma folha, com um texto, cujo link segue abaixo, no qual constam alguns motivos para não ter relação sexual e alguns motivos para ter (Fig. 2).

Recurso

Alguns motivos para não ter relação sexual e alguns para ter http://www.mds.gov.br/programas/transferencia-de-renda/arquivos/manual_tematico_saude.pdf. Acesso em 27 ag. 2009.

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 Figura 2- Alguns motivos para não ter relação sexual

Cada grupo deverá ler e discutir estas frases. Após, deverão escrever os motivos que eles conhecem mais freqüentes pelos quais se tem a relação sexual, e os mais freqüentes para não ter que não se tem a relação, e a opinião deles quanto estes motivos. Além disso, eles deverão citar e explicar algumas condições que deveriam existir antes de ocorrer a primeira relação sexual.

Feito isso cada grupo elegerá um representante que terá como atividade apresentar oralmente para sala as conclusões de seu grupo. Compete ao professor atuar como auxiliar, cabendo a ele relacionar e sintetizar as opiniões dos grupos.

ATIVIDADE 2

Dando continuidade a esta primeira atividade, e visando que os grupos tenham oportunidade de aprofundar a discussão já iniciada, cada grupo receberá pequenos ‘casos reais de adolescentes’ tratando das dúvidas, curiosidades e receios antes da primeira relação sexual.

Este recurso está disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/capa_adolescentes.pdf, na página 67. Acesso em 27 ago. 2009.

ANTES DA PRIMEIRA VEZ ...
O que pensam as meninas e os meninos antes de iniciarem sua vida sexual?


Outro dia, uma amiga me contou que o garoto que ela estava de rolo queria transar
e ela, de um lado, tinha medo de ir com ele e, de outro, tinha medo de perdê-lo.
Eu falei que, para mim, um cara que forçava logo na primeira semana, não devia
estar querendo nada sério.
Inaiá, 16 anos


Nos dias de hoje a gente tem que usar camisinha desde a primeira vez. Nunca se
sabe o que pode acontecer, né?
Agora, eu acho super errado só o cara ter que comprar a camisinha. Os dois tem
que dividir, porque o preço é muito alto.
José Luís, 17 anos


Acho que a primeira vez de um garoto não pode ser com a namorada. O ideal é que
seja com uma garota que já tenha experiência. Daí, quando o cara for com a
namorada, já praticou bastante e não vai acontecer de falhar.
E, se for a primeira vez da namorada, então melhor ainda.
Leo, 16 anos


Eu gostaria que a minha primeira vez fosse com a minha namorada. Acho que com
ela rolaria mais carinho e tesão.
Pedro, 15 anos


Eu e minhas amigas falamos muito sobre virgindade. Acho que nosso maior medo
são os medos: medo da vida não ser mais a mesma, medo do cara só estar tirando
vantagem, medo de perder o namorado, medo da gravidez e da dor.
Juliana, 14 anos


A primeira vez tem que ser muito especial, até já imaginei como gostaria que fosse.
A cena é assim: os dois aparecem num quarto, a única luz é a do luar entrando pela
janela. Eles se beijam, deitam e o resto fica por conta da imaginação.
Eu sei que existem poucas chances de que seja assim mas de uma coisa eu faço
questão: tem que ser com a pessoa que eu mais ame nesta vida. Não importa lugar
nem nada, apenas que seja de uma forma bem natural e que os dois queiram por
conta própria, sem forçar a barra.
Bom seria também se ele pusesse a camisinha sem que eu tivesse que falar nada.
Taís, 15 anos


O meu maior medo é de brochar. O que é que a menina vai pensar de mim?
E se ela sair por aí falando que eu falhei?
Luís, 14 anos

Cada grupo deverá ler e discutir estes relatos, e em cima disso deverão fazer um pequeno texto sintético tratando dos mesmos. Eles deverão pensar acerca destes relatos, sendo que o professor atuará como facilitador, dizendo para eles manifestarem se concordam com o que eles disseram ou não, e por quê. Após isto, cada grupo deverá apresentar este texto, sendo que o professor buscará fazer as devidas relações entre as idéias dos grupos.

ATIVIDADE 3

Como continuidade da primeira atividade, e visando sintetizar os aspectos tratados na aula, o professor pode entregar a cada grupo frases incompletas e pedir para eles completarem o que fariam em cada uma destas situações. O intuito desta atividade é que os alunos possam dialogar entre si, e pesar os motivos a favor e os contrários à decisão de ter relação sexual.

1- O menino quer iniciar-se sexualmente para mostrar que é...

2- A menina sente a pressão das amigas porque é a única da turma que é...

3- Os colegas do menino já se iniciaram sexualmente e ele ainda não, ele teme...

4- A menina tem medo de iniciar-se sexualmente porque....

ATIVIDADE 4

Após, cada aluno receberá uma folha com algumas indagações. Eles serão informados de que não é necessário se identificarem.

Questões:

A primeira vez de um menino é igual à primeira vez de uma menina? Se não, quais são estas diferenças?

Se você é menina, responda:

Você pediria para o men ino usar camisinha? Por quê?

De que formas você poderia pedir para ele usar camisinha?

Se você é menino, responda:

Você tomaria iniciativa de usar camisinha? Por quê?

Se ela se recusasse a transar de camisinha, o que você faria para convencê-la?

O professor deverá recolher estas respostas, e lê-las em voz alta. Conforme ele for lendo deverá discutir com os alunos estas respostas. O intuito desta atividade é enfatizar a importância da responsabilidade para a iniciação sexual e do respeito com o outro e consigo próprio, de saber analisar o momento certo, de se planejar, e, sobretudo, de se prevenir.

 SUGESTÃO

Como sugestão o professor pode relatar aos alunos que há outras formas de expressão de afeto, sendo o ato sexual apenas uma delas. Assim, ele solicitará que eles listem numa folha do caderno as maneiras que eles podem demonstrar que gostam de alguém.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. O professor pode empregar as atividades escritas para analisar a escrita e a capacidade de argumentação dos alunos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

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Opiniones

  • FRANCILEUDO LIMA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA , Amazonas - dijo:
    francileudo_lima@hotmail.com

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a proposta. Em pleno século XXI o melhor a fazer é ensinar com conteúdo do dia-a-dia. E essa proposta pode evitar sérios problemas como refluxos psicológico tanto com as meninas quanto com os meninos. Parabéns!


  • margarete artacho, particular , São Paulo - dijo:
    meg_artacho@yahoo.com.br

    14/04/2010

    Cinco estrelas

    Gostei demais da proposta e do seu desenvolvimento. Apenas como sugestão: aprofundar a questão da avaliação e identificar as habilidades trabalhadas e as competências visadas. Parabéns colega e obrigada.


  • vanderli, c.e.e.p , Paraná - dijo:
    pretafaust@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    sou prof. de ensino fundamental e medio, quando o assunto e sexualidade sinto que preciso de muito mais tempo para trabalhar com meus alunos, gosto do assunto e me sinto muito util tirando certas duvidas deles, duvidas que servirao para a vida toda. gostei muito do seu trabalho, estou me escrevendo para um mestrado na UTFPR, e preciso de um projeto para apresentar e ainda nao tenho, gostaria de saber se vc poderia me ajudar nisso, ê muito importante para mim. obrigado.


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